Geoquímica

Objectivos

 

Levar o aluno a compreender o funcionamento dos processos geológicos como um processo geoquímico, desde a geração de magmas, evolução dos magmas, distribuição e associação de elementos nos processos geológicos, de natureza ígnea, sedimentar e metamórfica. Migração e concentração de elementos em ambientes onde possam constituir depósitos minerais. Alteração de minerais e rochas.

.

Caracterização geral

Código

10669

Créditos

3.0

Professor responsável

Joaquim António dos Reis Silva Simão, Nuno Gonçalo Figueiredo de Freitas Leal

Horas

Semanais - 3

Totais - 50

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

 

Mason, Brian & Moore, Carleton B. (1982) - Principles of Geochemistry. John Wiley & Sons. 4th Ed., 344 p. 


Rodrigues, B. & Bravo, M.S., (1983) - Interpretação de Diagramas de Fases de Interesse Geológico. FCT/UNL, 163 p.


Cherdyntsev, V.V. (1961) - Abundance of Chemical Elements. The University of Chicago Press, 304 p.


Krauskopf, Konrad B. (1989) - Introduction to Geochemistry. McGraw-Hill International Edition.2nd Ed., 617 p.


Rankama, K & Sahama, T.G. 1950. Geochemistry. The University of Chicago Press. Chigo & London,. 912 p.

 

Método de ensino

Apresentações teóricas, acompanhadas por discussão dos conteúdos. Exercícios práticos.
Apresentação, por parte dos alunos, de trabalhos temáticos (elementos químicos no contexto da Geoquímica, tipos de jazigos minerais, jazigos minerais em Portugal, minerais com interesse económico).

Método de avaliação

2 testes (20%, cada), apresentação oral do trabalho de grupo
(30%), relatório do trabalho de grupo (30%).

Conteúdo

 

Geoquímica, significado, princípios. A Terra e o Universo, meteoritos. Abundância dos elementos no Universo e na Terra. Composição e estrutura da Terra. Classificação Periódica e Geoquímica dos elementos Estudo dos elementos alcalinos, alcalino-terrosos, halógenos, elementos Terras Raras, gases nobres. Classificação de Goldschimidt. Elementos siderófilos, calcófilos, litófilos e atmófilos. Abundância, distribuição e mobilidade dos elementos na Terra e na crosta da Terra, distribuição dos elementos durante os processos geoquímicos nas rochas ígneas, sedimentares e metamórficas. Elementos maiores, elementos menores, elementos-traço. Ciclo Geoquímico Ambiente geoquímico, ambiente primário e secundário. Processos ígneos, geração de magmas.
Distribuição e mobilidade dos elementos nos processos ígneos. Ambiente sedimentar. Reacções de meteorização; mudanças na composição das rochas; sequência das alterações mineralógicas.
Agentes de meteorização. Efeitos nos carbonatos e nos silicatos. Metamorfismo e reacções metamórficas. Modificações químicas nos processos metamórficos. Alteração das rochas como um processo geoquímico. Papel da composição química e da composição mineralógica das rochas nos processos de alteração. Clima e poluição nos processos de alteração. Geoquímica Ambiental.
Atmosfera, hidrosfera, litosfera. Poluição como um um processo geoquímico, efeitos nas rochas, nas plantas, nos animais. Geoquímica na exploração mineral.

Campanhas de prospecção geoquímica no terreno. Como efectuar uma campanha. Equipamentos de campo e de laboratório. Análises químicas laboratoriais, técnicas existentes, vantagens e desvantagens de cada uma.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: