Prospeção Mecânica

Objectivos

Os alunos com aprovação nas matérias leccionadas deverão dominar as técnicas utilizadas em prospecção  mecânica e ensaios em furos para estudos geológicos, geotécnicos e de georrecursos.

 

 

Caracterização geral

Código

10672

Créditos

3.0

Professor responsável

Ana Paula Fernandes da Silva, Sofia Verónica Trindade Barbosa

Horas

Semanais - 3

Totais - 38

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Aconselha-se a frequência prévia de Geofísica.

Bibliografia

ASSOC. BRASILEIRA GEOL. DE ENG.ª, Geologia de Engenharia. Páginas e Letras, Editora Gráfica, São Paulo, Sp. Brasil. 1998.

LÓPEZ JIMENO C. et al., Manual de sondeos. Madrid : Carlos López Jimeno. 2000.

VALLEJO L. I. G., & FERRER M., Geological Engineering. CRC Press Balkema Group. 2011.

SILVA, Paula F. et al., 6: Estudos geológicos e geotécnicos para estruturas de conversão de energia das ondas em offshore. In L. Zuquette, Geotecnia Ambiental. São Paulo: Elsevier Campus. 2015

SILVA, Paula F. Subsurface exploration. In: Bobrowsky, P. & Marker, B. (eds.). Encyclopedia of Engineering Geology. Cham: SPRINGER INTERNATIONAL PUBLISHING AGp. 887-895

Método de ensino

Sessões teóricas com apoio de meios audiovisuais. Sessões práticas que incluem observação de relatórios, equipamentos e de testemunhos de sondagens, apresentações em powerpoint pelos alunos e visitas de estudo.

Método de avaliação

Avaliação continua através de 2 testes -T e 1 trabalho de grupo - Tg, com aprovação mediante avaliação positiva, assim calculada:

 A classificação final máxima será a seguinte:

 0,8.(T1+T2)/2 + 0,2.(Tg) = 20 valores

Qualquer teste deverá obter, no mínimo, a avaliação de 7 valores.

Caso o aluno não dispense de exame final, a nota final de recurso será calculada da seguinte maneira:  

80% x nota exame + 20% x Tg

O acesso ao Exame final será garantido com a obtenção de, pelo menos, 2/3 de presenças nas aulas TP e realização de pelo menos o trabalho de grupo.

A avaliação obtida no trabalho de grupo, bem como a frequência à unidade, serão válidas para o correspondente ano lectivo e, no caso de reprovação no Exame final, será válida também, e somente, para o ano lectivo subsequente.

Conteúdo

Estudo de sítios. Prospeção mecânica e ensaios in situ. Definição e objetivos. Métodos diretos (valas, trincheiras, poços, galerias); caraterização e aplicabilidade. Métodos diretos e semi-diretos: sondagens de furação, penetração e ensaios dentro de furos; aplicabilidade.
Sondagens de furação - classificações, dominios de aplicação, equipamentos. Apresentação dos resultados. Correlações. Diagrafias instantâneas e diferidas.
Amostragem de solos e de água. Referência às técnicas de amostragem e amostradores. Representatividade, qualidade e adequabilidade da amostragem em solos; influência na fiabilidade dos estudos.
Introdução aos principais ensaios que vulgarmente acompanham a prospeção geotécnica; caraterização, domínios de aplicação, limitações.
Elaboração de cadernos de encargos e especificações para programas de prospeção; Relatórios.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: