Glicobiologia e Doença

Objetivos

No final da Unidade Curricular, o aluno deverá possuir a capacidade de:

1)    Nomear patologias cujos mecanismos envolvem glicanos.

2)    Associar estrutura e a função biológica dos glicanos em causa e das proteínas que os reconhecem (lectinas, adesinas, anticorpos).

3)    Referir metodologias avançadas em Glicobiologia para o estudo dos glicanos.

4)    Referir métodos de diagnóstico / tecnologias para doenças congénitas da glicosilação (CDG), infeção e cancro.

5)    Listar fármacos baseados em glicanos ou glicoconjugados e desenvolvimento de vacinas, correlacionado com a sua aplicação clínica.

6)    Formular questões relacionadas com a diversidade, função e reconhecimento de glicanos e sua relevância em patologias tais como CDG, infeção e cancro.

Caracterização geral

Código

12032

Créditos

3.0

Professor responsável

Maria Angelina de Sá Palma, Paula Alexandra Quintela Videira

Horas

Semanais - 2

Totais - 28

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de Biologia Celular e Molecular, Microbiologia, Bioquímica e Genética Molecular

Bibliografia

Essentials of Glycobiology.Varki A, Cummings RD, Esko JD, et al., editors. Essentials of Glycobiology [Internet]. 3rd edition. Cold Spring Harbor (NY): Cold Spring Harbor Laboratory Press; 2015-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK310274/?report=classic

Introduction to Glycobiology, Third Edition Maureen E. Taylor and Kurt Drickamer, Oxford University Press, Inc., New York. 2011, ISBN 978-0-19-956911-3

 

Artigos científicos selecionados

Disponibilizados pelos docentes na página MOODLE da disciplina.

Método de ensino

A lingua sera em portugues. No caso de alunos estrangeiro será leccionada em ingles. Os slides serão sempre em ingles.

A unidade curricular encontra-se organizada em oito temas, cada qual compreendendo aulas teóricas, teórico/práticas e práticas. Esta unidade curricular decorrerá em formato b–learning: ou seja, contém aulas presenciais com os professores, e uma parte do ensino é on-line (vídeos de aulas, documentos, fóruns), fazendo uso dos computadores e da internet como ferramentas didáticas e pedagógicas. De um modo geral haverá dois terços de aulas teóricas (b-learning), e um terço de aulas práticas. As aulas teóricas incluem aulas acompanhadas à distância, com conteúdos on-line com recursos e vídeos de professores. A unidade curricular abrange estratégias de tutoria com sessões à distância e fóruns de discussão sobre os temas de interesse.

As aulas práticas incluem tecnologias inovadoras e permitem os alunos trabalharem hands-on em diversas técnicas laboratoriais. Pretende-se desta forma que o aluno atualize e amplie os seus conhecimentos na área da glicobiologia bem como o desenvolvimento do pensamento crítico para aplicação em glicopatologia. Com estas metodologias de ensino pretende-se cativar o aluno desde o início da unidade curricular, fomentar uma participação ativa e colaborativa, fomentar a discussão e crítica, permitindo aos alunos inter-relacionar os vários temas entre si e criar bases para eventual aplicação da Glicobiologia no seu trabalho futuro.

Método de avaliação

Média ponderada de:

1) Um teste escrito com ponderação de 50 % (nota mínima 9), que inclui matéria de todas as aulas teóricas e práticas; 2) Apresentação e discussão de um artigo científico com ponderação de 40%; e 3) participação em aulas e-learning (inclui quizzes na plataforma moodle) com ponderação de 10 %.

 

Frequência obrigatória às aulas práticas e teórico-práticas.

Conteúdo

Calendário das aulas Teóricas, Teórico-Práticas/e-learning, Práticas

 

Mês

Dia

Tipo de Aula/Conteúdo

Docente

Setembro

19

Introdução à Unidade Curricular

Paula Angelina Filipa

26

Teórica: Introdução à Glicobiologia: conceitos básicos da diversidade estrutural de glicanos.

Angelina

 

 

Outubro

3

Teórica: Reconhecimento de glicanos pelo sistema imunitário e imunomodulação. Inflamação e migração celular.

Paula

 

10

Teórica: Biossíntese de glicanos – N- e O-glicosilação – via de secreção ER-GOLGI e processamento de glicoproteínas

Angelina

17

Teórica: Reconhecimento molecular de glicanos por lectinas e o seu papel no desenvolvimento de doenças (infeção e cancro). Análise estrutural e funcional.

Angelina

 

24

Teórico-prática: “Glycan-mediated microbial adhesion” - e-learning session (interface moodle)

Paula

(Moderador  e-learning)

31

Teórica-prática: Metodologias avançadas em Glicobiologia para o estudo dos glicanos. Identificação de glicosilação aberrante em células tumorais através de lectinas - microscopia / citometria de fluxo

Angelina

Filipa

Novembro

7

Prática: RMN para caraterização estrutural da interação glicano-proteína.

Filipa

 

14

Teórica-prática: “Mechanisms of cancer associated glycosylation changes- e-learning session (interface moodle).

Paula

(Moderador  e-learning)

21

Teórica-prática: Doenças congénitas da Glicosilação (CDGs) e terapia humana

Paula

28

Prática: Glycan microarrays para identificação da especificidade fina para glicanos e descoberta de novos ligandos para lectinas

Angelina

Dezembro

5

Avaliação – Teste

 

12

Apresentação e discussão de artigos científicos

Paula Angelina Filipa

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: