Paleontologia

Objetivos educativos

No sentido de aproveitar conhecimentos, valências e instalações laboratoriais, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA) e a Universidade de Évora juntaram-se para propor um 2º ciclo de Paleontologia.

Este 2º ciclo de estudos está concebido para ser aberto a um público com formação de base diversa, permitindo atrair estudantes de várias áreas do saber. Destacamos os que finalizarem o 1º ciclo de estudos nas áreas da, biologia, geologia, arqueologia e outras. Está também gizado para atrair docentes dos Ensinos Básico e Secundário que, tendo terminado a sua formação no sistema pré Bolonha, queiram agora actualizar os seus conhecimentos e aperfeiçoar competências na área da Paleontologia.

O objectivo geral do ciclo de estudos é formar alunos pós-graduados sobre as questões actuais da evolução da Terra e da Vida. O mestrado promoverá um conjunto de ensinamentos coeso,com valor de empregabilidade e que actue como protecção e valorização sócio-económica do património paleontológico. Este mestrado preenche uma lacuna, em termos de oferta nacional nesta área de formação.

São objectivos do curso de mestrado em Paleontologia: 

a) Aprofundar a formação na área da Paleontologia, a fim de adquirir bases sustentáveis para transmissão de conhecimentos relacionados com esta área científica.

b) Adquirir formação científica e técnica no domínio da Paleontologia, permitindo compreender e resolver novos paradigmas em contextos multidisciplinares, nomeadamente para um melhor e mais consciente desempenho de atividades técnicas de classificação e gestão do meio natural, particularmente do Paleontológico, da responsabilidade de entidades públicas (Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, e autarquias).

c) Desenvolver capacidades de integração de conhecimentos em situações complexas de âmbito geológico.

d) Desenvolver uma visão crítica sobre o registo fóssil e sua importância para a compreensão dos processos evolutivos.

e) Analisar e discutir os aspectos biológicos dos organismos do passado.

f) Discutir e aplicar teorias, paradigmas e conceitos a fim de obter uma visão global e adequada da História da Terra e da Vida.

g) Adquirir competências e autonomia para a formulação de propostas de projetos científicos a submeter, especialmente, a programas nacionais da responsabilidade da administração central e regional, num país com uma riqueza paleontológica ainda, em boa parte, por explorar.

h) Ganhar competências que permitam continuar a desenvolver e a adquirir formação ao longo da vida nas áreas disciplinares e afins da Paleontologia, com elevado grau de autonomia, nomeadamente a progressão para um 3º ciclo de estudos.

Caracterização geral

Código

848

Ciclo

Mestrado (2.º Ciclo)

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

Acesso ao 3.º ciclo

Coordenador

Paulo Alexandre Rodrigues Roque Legoinha

Data de abertura

Setembro

Mais informações em: https://sites.fct.unl.pt/paleontology

Número de vagas

20

Propinas

1063,47 Euros/ano.

O pagamento pode ser feito em 3 prestações.

Horários

Diurno

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 2 anos
Créditos totais: 120 ECTS
Áreas científicas obrigatórias

Área Créditos (ECTS)
Biologia 6
Geologia 96
Geologia e Biologia 6
Qualquer área científica 12
TOTAL 120

Condições de acesso

A disponibilizar brevemente

Regras de avaliação

A avaliação de todas as UC é contínua para todas as componentes que a integrarem, tendo obrigatoriamente de estar concluída até ao último dia do período de aulas do semestre letivo.

A avaliação contínua de uma UC tem de incluir um mínimo de três elementos no conjunto das componentes de avaliação, em datas adequadamente espaçadas ao longo do período de aulas.

Todas as UC com componente de avaliação teórico-prática têm de prever, supletivamente, uma forma de avaliação desta componente por exame, a realizar após o período de aulas (Exame de Recurso).

Todos os requisitos e condições respeitantes à avaliação das UC, nomeadamente os pesos e classificações mínimas, caso existam, de cada componente, bem como as condições de Frequência, são definidas a priori e, obrigatoriamente, publicados na Ficha da Disciplina.  

Para cada UC são admitidas combinações de três componentes de avaliação: (i) Avaliação teórico-prática; (ii) Avaliação laboratorial ou de projeto; (iii) Avaliação sumativa.

A disciplina de Dissertação (ou Projeto) compreende uma discussão pública com Júri, de acordo com lei.

Ver Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (Licenciaturas, Mestrados Integrados e Mestrados)

Estrutura

1.º Semestre
Código Nome ECTS
10928 Métodos de Estudo em Paleontologia 6.0
10930 Paleobotânica e Palinologia 6.0
10931 Paleontologia de Invertebrados 6.0
10927 Paleontologia e Evolução 6.0
10929 Sistemática e Taxonomia 6.0
2.º Semestre
Código Nome ECTS
10935 Micropaleontologia 6.0
10934 Paleontologia de Vertebrados 6.0
10936 Tafonomia e Paleoecologia 6.0
2.º Semestre - Opções
Código Nome ECTS
Opções
10939 Arqueozoologia e Arqueobotânica 6.0
10944 Dinâmica de Bacias Sedimentares 6.0
10941 Estratigrafia e Processos Sedimentares 6.0
10938 Geocronologia Aplicada à Paleontologia 6.0
10937 Geoquímica Aplicada à Paleontologia 6.0
11963 Opções 12.0
10943 Património e Museologia 6.0
O aluno deverá obter 12.0 créditos nesta opção.
2.º Ano
Código Nome ECTS
10945 Dissertação em Paleontologia 60.0