Programa de Introdução à Prática Profissional em Engenharia e Gestão Industrial

Objectivos

O objetivo é que o estudante tenha um primeiro contacto com o ambiente empresarial próximo da área do seu curso, mesmo que seja a desenvolver simples tarefas de apoio, que se habitue a respeitar um horário normal de trabalho e a executar tarefas concretas. Essas tarefas são definidas pela empresa, não havendo custos para a mesma. Vai permitir que os estudantes conheçam melhor as necessidades das empresas e que possam enriquecer a sua formação académica com competências práticas complementares.

Caracterização geral

Código

10567

Créditos

3.0

Professor responsável

António Carlos Bárbara Grilo, Susana Carla Vieira Lino Medina Duarte

Horas

Semanais - 1

Totais - 6

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

É obrigatório para os estudantes registados no 3º ano do curso MIEGI.

Bibliografia

Não aplicável.

Método de ensino

O ensino é feito no próprio local e “hands-on”, i.e., o estudante vai “aprender fazendo”.

Método de avaliação

Avaliação é feita com base em 2 elementos fundamentais:
- Relatório escrito pelo aluno (existe relatório padrão) e Apresentação oral
- Parecer da empresa sobre desempenho (existe ficha padrão - avaliação da empresa)

 

Consideram-se 3 níveis principais de classificação, caracterizados da seguinte forma:

- Satisfatório - nota de referencia 13 valores. Comprovou que trabalhou como previsto (mín.80h); a assiduidade é validada pela empresa (através da Ficha de Avaliação). No Ponto 3 do relatório (Atividades) o aluno deve descrever as atividades /tarefas desenvolvidas.

- Bom - nota de referência 15 valores. Consegue demonstrar nova aprendizagem (Ponto 4 do relatório), i.e., consegue identificar objetivamente as principais “mais valias” para a sua valorização pessoal.

- Muito bom - nota de ref. 17 valores. Consegue evidenciar que deu algum tipo de contributo à empresa de acolhimento (Ponto 5 do relatório). Esse contributo deve estar confirmado na Ficha da Avaliação da Empresa.

Os valores de referência podem ser ajustados em função de informação adicional, que o docente de acompanhamento consiga comprovar.

Conteúdo

Não aplicável. Cada empresa de acolhimento decide as tarefas / responsabilidades a atribuir ao estudante durante o período de estágio.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: