Mecânica dos Sólidos
Objetivos
Proporcionar conhecimentos básicos sobre representação do estado de tensão e de deformação num corpo sólido sujeito à acção de forças e de momentos. Particulariza-se o estudo a casos de peças lineares sujeitas a forças, axiais e transversais, e a momentos de flexão e de torção. São abordados, também, problemas estaticamente indeterminados, a instabilidade devida a cargas axiais e a análise do comportamento por alguns métodos energéticos.
Caracterização geral
Código
10578
Créditos
6.0
Professor responsável
António José Freire Mourão, Helena Victorovna Guitiss Navas
Horas
Semanais - 4
Totais - 67
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
É fortemente recomendada a frequência / aprovação da disciplina de Mecânica Aplicada I.
Bibliografia
Mecânica dos Materiais, 3ª Edição Ferdinand P. Beer, E. Russell Johnston, Jr. e John T. deWolf - McGraw-Hill
Mecânica dos Materiais-C. Moura Branco-Fundação Calouste Gulbenkian
AppliedMechanicsofMaterials-J. E.Shigley-McGraw-Hill
Método de ensino
Método de avaliação
a) Todos os estudantes estão admitidos a exame.
b) A avaliação contínua dos alunos é feita por intermédio da realização de 2 testes e de 1 trabalho.
c) Realização do Teste 1 – dia 7 de abril (turno T1 às 11h e o turno T2 às 14h)
(35% da classificação final)
d) Realização do Teste 2 – dia 12 de maio (turno T1 às 11h e o turno T2 às 14h)
(35% da classificação final)
e) O trabalho é realizado em grupos de 4 - 5 alunos. Cada grupo deverá enviar o seu trabalho para hvgn@fct.unl.pt e ajfm@fct.unl.pt até às 24:00 de 5 de junho. Entregas até 30 minutos de atraso serão penalizadas de um valor; entre 30 min e uma hora serão penalizadas com 2 valores; não serão aceites trabalhos enviados com atraso superior a uma hora.
(30% da classificação final)
f) Nota de dispensa de exame: média ponderada ≥ 10.
g) O teste e o exame são sem consulta. Durante a sua realização não é permitida a utilização de telemóveis ou de outros dispositivos que se possam ligar à internet.
Conteúdo
Estudo do Comportamento Mecânico dos Materiais e exemplos de aplicação prática de Cálculo de Tensões e de Deformações em corpos prismáticos, no domínio elástico, compreendendo os conceitos principais seguintes: Elasticidade: Conceito de Tensão – Normal e de Corte – e Deformações correspondentes; Ensaio de Tracção de materiais metálicos; Tensões e Deformações Residuais; Coeficiente de Segurança; Representação de estados, planos, de tensão no círculo de Mohr; Tensões e Direcções Principais; Relação entre Deformações Axiais e Transversais. Princípio de Sobreposição; Carregamento Multiaxial; Lei de Hooke Generalizada - Módulo de Young, coeficiente de Poisson;Dimensionamento de Órgãos Mecânicos; Dimensionamento de Ligações por Pinos, por Rebites e por Parafusos