Gestão da Cadeia de Abastecimento

Objectivos

A unidade curricular tem como objetivo dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam tornar as cadeias de abastecimento sustentáveis ao nível global, nacional e organizacional.

Pretende-se que no final da lecionação da unidade curricular os estudantes tenham adquirido competências que lhes permitam compreender a complexidade da estrutura de uma cadeia de abastecimento e dos processos, com caracter dinâmico, que nela decorrem e, consequentemente, a dificuldade associada à tomada de decisões eficazes e eficientes. Pretende-se ainda que desenvolvam aptidões que lhes permitam saber não só selecionar e aplicar as estratégias e os paradigmas de gestão mais adequados para tornar as cadeias de abastecimento competitivas, mas também, medir e controlar o desempenho de cadeias de abastecimento.

 

Caracterização geral

Código

10591

Créditos

6.0

Professor responsável

António Carlos Bárbara Grilo, Virgínia Helena Arimateia de Campos Machado

Horas

Semanais - 4

Totais - 84

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Preferencialmente alunos do 4º ano e que tenham frequentado a unidade curricular Gestão de Stocks.

Bibliografia

Carvalho JC, Logística e Gestão na Cadeia de Abastecimento, Ed. Sílabo, 2010, Lisboa.

Carvalho JC, et al., Logística, Supply Chain & Network Management. Gestão em Casos de Estudo, Ad Litteram, 2004, Lisboa.

Chopra S, Meindl P, Supply-Chain Management. Strategy, Planning and Operations, Pearson International Editions, 5ª ed., 2012, New Jersey.

Coyle JJ, Bardi EJ, Langley CJ, The Management of Business Logistics. A Supply Chain Perspective, Thomson, 8ª ed., 2008, Quebec.

Shapiro JF, Modeling the Supply Chain, Duxbury, Thomson Learning, 2007, Australia.

Simchi-Levi D, Kaminsky P, Simchi-Levi E, Designing and Managing the Supply Chain. Concepts, Strategies and Case Studies, 3rd ed, McGraw-Hill, 2007, Boston.

Método de ensino

Os conceitos fundamentais, métodos e modelos, ilustrados com exemplos práticos, são apresentados nas aulas teóricas adotando fundamentalmente o método expositivo. Frequentemente são colocadas questões, para estimular a participação dos estudantes e avaliar e controlar a aquisição de conhecimentos.

Nas aulas práticas os estudantes resolvem exercícios e realizam jogos no âmbito da gestão da cadeia de abastecimento, com pré-preparação e elaboração de relatório, adotando o método experimental. São usados métodos ativos. A análise dos resultados dos trabalhos, realizados em grupo, é feita em aula.

 

Método de avaliação

A avaliação contínua da unidade curricular envolve duas componentes de avaliação, avaliação teórico-prática (1 teste, T) e avaliação laboratorial (trabalhos, TGs), com ponderação na nota final de 50 e 50%,  respetivamente.

Nota final = 0,5 T + 0,5 TGs

A nota de cada componente de avaliação é arredondada às centésimas.

Para dispensar de exame final a nota de cada componente de avaliação deverá ser no mínimo de 9,50 valores.

Em exame a avaliação da unidade curricular envolve a nota do exame (E) e a avaliação obtida na componente laboratorial (TGs), com a ponderação de 50% da nota do exame e 50% da nota obtida na avaliação laboratorial na nota final.

Nota final = 0,5 E + 0,5 TGs

A frequência, válida por 1 ano, é obtida pela presença em pelo menos 65% das aulas teóricas e 65% das aulas práticas.

Nos testes e exames só é permitida a utilização de uma máquina de calcular científica.


Conteúdo

1. Conceitos fundamentais da gestão da cadeia de abastecimento
1.1 A complexidade na cadeia de abastecimento
1.2 Questões fundamentais na gestão da cadeia de abastecimento

2. Gestão integrada da cadeia de abastecimento
2.1 Objetivos da gestão da cadeia de abastecimento
2.2 Modelação da cadeia de abastecimento
2.3 Análise de estratégias e paradigmas de gestão da cadeia de abastecimento
2.4 Análise da sustentabilidade das estratégias e paradigmas de gestão
2.5 Análise de técnicas de avaliação da gestão da cadeia de abastecimento

3. Gestão do risco na cadeia de abastecimento
3.1 Tipos de risco
3.2 Análise do risco
3.3 Estratégias reativas e pró-ativas de resposta ao risco

4. Avaliação do desempenho da gestão da cadeia de abastecimento
4.1 Métodos qualitativos e quantitativo
4.2 Modelo SCOR

5. Realização de jogos no âmbito da gestão da cadeia de abastecimento e respetiva análise crítica 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: