Teoria de Sistemas
Objetivos
A disciplina pretende incutir no aluno capacidades de iniciativa, espírito crítico, autonomia e de concretização.
Caracterização geral
Código
2478
Créditos
6.0
Professor responsável
Fernando José Almeida Vieira do Coito
Horas
Semanais - 5
Totais - 64
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Matemática:
-cálculo integral e diferencial; equações diferenciais
-números complexos; funções complexas
Física:
- Força e movimento; Leis de Newton
Bibliografia
Bibliografia recomendada:
- Franklin;-- Powell;-- Emami-Naeini, Feedback Control of Dynamic Systems, Addison-Wesley
Bibliografia alternativa:
- B. J. Kuo, Automatic Control Systems, Prentice-Hall
- Katsyhiko Ogata, Modern Control Engineering, Prentice-Hall
- Katsyhiko Ogata, System Dynamics, Prentice-Hall
Aulas teóricas:
- Folhas com capítulos da matéria
Aulas práticas:
- Colecção de Problemas
- Enunciados dos trabalhos de Laboratório
Método de ensino
Aula teórica: explanação dos conceitos teóricos; exemplos de aplicação
Aula prática e laboratório: resolução de problemas; realização de trabalhos práticos para compreeder conceitos; realização de pequenos projectos
Método de avaliação
A aprovação na disciplina de Teoria de Sistemas pode ser obtida através de uma de duas formas alternativas:
1. Média superior a 9,5 valores (escala 0-20 valores) na avaliação de 2 testes a realizar durante o semestre (com peso de 50% cada um).
2. Realização de um exame final de recurso com nota mínima de 9,5 valores . A nota obtida no exame será a nota final da disciplina.
A disciplina não tem frequência. Todos os alunos que não tenham aprovação por testes poderão ir a exame final.
Tanto os testes como o exame terão duas componentes de avaliação: componente teórico-prática e componente laboratorial. A avaliação da componente laboratorial será baseada nos trabalhos propostos para as aulas de laboratório. Esta componente corresponde a 25% da avaliação (5 valores).
A frequência das aulas práticas de laboratório não é obrigatória. No final de cada aula prática será realizado um questionário sobre a actividade realizada na aula. Os alunos que responderem aos questionários nas aulas ficam dispensados de realizar a componente laboratorial dos testes correspondentes, o mesmo sucedendo com o exame.
Os alunos que obtiveram avaliação nesta componente em anos lectivos anteriores não devem realizar os questionários. Neste caso a classificação da componente laboratorial será calculada a partir da classificação prática obtida anteriormente, convertida para a gama de 0 a 5 valores.
Para efeitos de consulta, os alunos poderão levar consigo para os testes e exame apenas uma folha A4. A folha A4 pode incluir qualquer matéria que o aluno considere útil, nomeadamente fórmulas, tabelas ou informação sobre os trabalhos laboratoriais. É permitido o uso de máquina de calcular. Telemóveis não serão permitidos.
Conteúdo
1. Introdução aos sistemas dinâmicos:
1.1. Introdução aos sinais e aos sistemas
1.2. Alguns sinais de teste
1.3. Propriedades dos sistemas.
1.4 Introdução aos sinais e sistemas a tempo discreto.
2. Principais conceitos Matemáticos:
Transformada de Laplace: Definição e Propriedades. Transformada Laplace inversa.
3. Comportamento de sistemas dinâmicos:
3.1. Sistemas de 1ª ordem 3.2. Sistemas de 2ª ordem 3.3. Sistemas de ordem superior
4. Estudo de sistemas de controlo no domínio do tempo:
4.1. Retroacção e Seguimento 4.2. Estabilidade. 4.3. Controladores PID
5. Estudo de sistemas de controlo no domínio da frequência:
5.1. Resposta em frequência e diagramas de Bode 5.2. A relação entre a resposta em frequência e o comportamento dos sistemas 5.3. Critério de Nyquist 5.4. Os conceitos de Margem de Ganho e de Fase.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: