Produção Integrada por Computador

Objectivos

Familiarizar e transmitir conhecimentos aos alunos no domínio dos novos paradigmas do Desenvolvimento Integrado de Produtos e Engenharia Simultânea e com a utilização das tecnologias de suporte ao Desenvolvimento Integrado de Produtos (Sistemas CAD, CAE, CAM, CAPP, PDM e RP); O principal output é um projeto desenvolvido ao longo do semestre, aplicando e utilizando todas as tecnologias referidas.
Saber
- Princípios fundamentais do Desenvolvimento Integrado de Produtos (DIP)
- Tecnologias de Apoio ao DIP
- Organização e gestão da documentação técnica dos produtos (PDM)
- Organização de equipas de projecto e trabalho em equipa
Fazer
- Avaliar e seleccionar as soluções técnicas adequadas ao DIP.
- Usar aplicações informáticas de apoio ao desenvolvimento de produtos e de gestão da informação sobre o produto.
- Gestão da equipa técnica
Soft skills
- Trabalhar em equipa
- Gestão do tempo
- Desenvolver competências de escrita técnica e apresentação oral
- Desenvolver pensamento crítico

Caracterização geral

Código

2626

Créditos

6.0

Professor responsável

Carla Maria Moreira Machado, Telmo Jorge Gomes dos Santos

Horas

Semanais - 4

Totais - 86

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Conveniente frequência anterior de DAC.

Bibliografia

Notas das aulas da professora (Apresentações, compilações, artigos)
Daniel E. O’Leary, Enterprise Resource Palnning Systems: Systems, Life Cycle; Electronic Commerce and Risk, Cambridge University Press, 2000
Kunwoo Lee, Principles of CAD/CAM/CAE Systems, Addison Wesley, Reading Mass., 1999
M.P Groover e E.W. Zimmers, CAD/CAM Computer Aided Design and Manufacturing, Prentice-Hall, Englewoods Clifs, 1984
C. McMahon e J. Browne, CAD/CAM from Principles to Practice, Addison Wesley, Reading Mass., 1993

Método de ensino

Aulas Teóricas e Práticas. As teóricas têm um caráter expositivo e demonstrativo, nos casos de envolvimento das diferentes tecnologias. Haverá lugar a sessões de dicussão sobre estudos de casos. As aulas práticas têm o propósito de enquadrar os alunos nos temas abordados e introduzi-los no uso dos diferentes sistemas tecnológicos de CAD, CAM, PDM, entre outros.

Método de avaliação

A avaliação da disciplina é baseada exclusivamente no trabalho do aluno e no seu empenho na disciplina. A avaliação é contínua e consiste na realização de um projecto integrador de conhecimentos (PF) sobre desenvolvimento de um produto. Este projecto é realizado em equipas de 3 estudantes e desenvolvido ao longo do semestre com a utilização dos softwares e equipamentos disponíveis, com a intenção de avaliar a capacidade de integração, a sua capacidade de lidar com situações complexas e o trabalho de equipa.

A presença nas aulas e a intervenção activa dos alunos origina um factor majorante/minorante da nota final.

No final do semestre será entregue uma memória descritiva relativa ao desenvolvimento do projecto e realizada uma apresentação do trabalho desenvolvido. A avaliação é contínua e os alunos são avaliados individualmente.

O aluno deve ter nota final igual ou superior a 10 valores para obter aprovação.

Conteúdo

O paradigma tradicional versus o modelo de Engenharia Concorrente ou Simultânea.
Estratégias de desenvolvimento. Desempenho, Tecnologia e Inovação do Produto.
Qualidade, Fiabilidade e Robustez do Produto. Vantagens da Engenharia Concorrente para o desenvolvimento das diferentes estratégias de desenvolvimento. Sistemas de Modelação. Sistemas de CAD. Sistemas de Planeamento de Processo Assistido por Computador (CAPP): Princípios Fundamentais. Sistemas de Classificação e Codificação. Bases de Dados de Engenharia e Integração de Sistemas. Sistemas de Fabricação Assistida por Computador (CAM). Sistemas de Gestão da Informação do Produto (PDM): Princípios fundamentais e características operacionais. Prototipagem rápida e manufactura aditiva. Plataformas de Integração. Ciclo de vida do produto. Estrutura do produto e Planeamento. Definição da metodologia. Recursos tecnológicos e humanos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: