Marketing e Inovação
Objetivos
A disciplina procura dotar os alunos dos conhecimentos fundamentais no domínio do Marketing, nomeadamente as diferentes técnicas associadas ao Marketing Research, o conhecimento de diferentes estratégias de mercado, como o posicionamento e a segmentação, e a actuação ao nível das variáveis do Marketing Mix. É ainda abordado o conceito de inovação e o seu enquadramento estratégico, bem como o papel da tecnologia no processo de inovação.
Caracterização geral
Código
3736
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Sofia Leonardo Vilela de Matos, Rogério Salema Araújo Puga Leal
Horas
Semanais - 4
Totais - 66
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Dibb, Sally; Simkin, Lyndon; Pride, William M. and Ferrell, O. C. (2012). Marketing: Concepts and Strategies (6th ed.).London: Cengage.
Philip T. Kotler and Kevin Keller (2016), Marketing Management, 15th Edition, Pearson.
Vicente, P., Reis, E. e Ferrão, F.(2001), "Sondagens-a amostragem como factor decisivo de qualidade", Edições Sílabo.
Hair, J. H., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., (2009), Multivariate Data Analysis, New Jersey, Prentice-Hall Higher Education.
William G. Zikmund, Barry J. Babin (2016), Essentials of Marketing Research, Cengage.
Método de ensino
O método de ensino combina a abordagem expositiva, nomeadamente nas aulas teóricas, com abordagens centradas em prática simulada no domínio da aplicação dos conceitos. O trabalho prático da disciplina procura que os alunos testem e demonstrem a aquisição de conhecimento técnico e, também, a aquisição de competências de relacionamento interpessoal orientedas para o trabalho em equipa.
Método de avaliação
Avaliação: 2 testes (50% cada) Para dispensa de exame de recurso, a média dos testes deverá ser igual ou superior a 9,5.
Conteúdo
1. O conceito de Marketing e sua evolução
- O Marketing numa perspectiva multifacetada
- O conceito de marketing-mix
- O Marketing e o planeamento estratégico
2. Marketing research: a recolha, análise e tratamento de informação em Marketing
- Dados Primários versus dados secundários
- Estudos qualitativos versus estudos quantitativos
- Painéis
- Sondagens
- Comportamento do Consumidor
- A utilização da regressão múltipla para tomada de deisão
3. Estratégia de Mercado
- Mercados
- Segmentação
- Targeting
- Posicionamento
4. Marketing-Mix
- Variáveis do Marketing-mix
- Política de produtos e serviços
- Política de preço
- Política de comunicação
- Política de distribuição
5. O plano de Marketing
6. Inovação
- O conceito de Inovação
- Modalidades da Inovação
- Os sistemas de Gestão IDI
- As normas Portuguesas
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: