Gestão e Estratégia Industrial

Objectivos

O objetivo desta unidade curricular é desenvolver competências planeamento e controlo estratégico em organizações industrais e de serviços. Pretende-se ensinar a estruturar um plano estratégico e dar a a conhecer  os métodos e ferramentas adequados a sua elaboração.  Serão também explicados métodos e ferraamentas para controlar a execução da estratégia. Serão abordados os contextos corporativos, com portfólio de vários negócios, bem com planear a estratégia de negócio.

Os estudantes deverão também desenvolver competências de trabalho em equipa para compreensão, formulação de estratégias corporativas e de negócio em contexto real, bem como desenvolver competências de comunicação oral e escrita para descrição dos Planos Estratégicos.

Caracterização geral

Código

5017

Créditos

6.0

Professor responsável

António Carlos Bárbara Grilo, Henrique Alberto Martins Figueiredo

Horas

Semanais - 4

Totais - 86

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Gestão Estratégica - Conceitos, Modelos e Instrumentos 

António J. Robalo Santos

ISBN: 9789725922293

Método de ensino

O método de ensino baseia-se nos seguintes princípios:

Aulas Teóricas (2h / semana): Exposição oral por parte do docente; Debate com os alunos; Resolução prática de casos de estudo; 

Aula Prática (2h / semana): Exercícios práticos de utilização de técnicas, métodos e ferramentas; Realização de trabalhos de grupo; Apresentação e debate dos trabalhos.

Método de avaliação

A avaliação final da unidade curricular de Gestão e Estratégia Industrial (GEI) será baseada nos seguintes elementos:

- 1 Teste (T1), com 30% de peso na avaliação final

- 2 Trabalhos de Grupo (TG1, TG2). Consiste no desenvolvimento de 2 trabalhos a realizar de acordo com o especificado, um focado na Análise Estratégica e outro da Formulação da Estratégia. Os grupos terão um máximo de 5 estudantes.

A nota final de GEI será composta da seguinte maneira:

Nota final = 0,30*T1 + 0,35*TG1 + 0,35*TG2

onde: 
T1 - nota do teste 1;
TG1 - nota 1º trabalho de grupo; 
TG2 - nota do 2º trabalho de grupo

A nota de cada uma das componentes de avaliação é arredondada às décimas.

A aprovação ocorre se a Nota Final for igual ou superior a 9,5 valores.

Conteúdo

1. Estratégia e Gestão Estrtaégica das Organizações

2. Análise Estratégia Industrial (Modelos PESTA, Modelo da Atratividade)

3. Análise Estratégica do Negócio (Estratégias competitivas, Fatores Criticos de Sucesso, Análsie de Stakeholders, Posicionamento Competitivo)

4. Análise Estratégica da Empresa (Cadeia de Valor, Capacidades, Competências Organizacionais)

5. Diagnóstico Estratégico (Análise SWOT)

6. Formulação da Estratégia (Estratégia Corporativa, Negócio, Matriz Ansoff)

7. Portefólio de Iniciativas Estratégicas (Programas e Projetos, Gestão de Benefícios)

8. Estrutura de um Plano Estratégico

9. Sistemas de Controlo Estratégico (Valores, Crenças, Scorecards)

10. Estruturas de Governação

11. Inovação Estratégica





Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: