Dissertação em Eng. e Gestão Industrial
Objetivos
A unidade curricular de Dissertação culmina o processo formativo conducente ao grau de Mestre em
Engenharia e Gestão Industrial. Neste sentido, os seus objectivos passam por assegurar que o estudante possui um nível aprofundado de conhecimento na área científica de Engenharia e Gestão Industrial, sendo capaz de integrar os conhecimentos e competências adquiridas e aplicá-los em contexto alargado, nomeadamente em enquadramentos técnicos e científicos associados àquela área.
A dissertação de mestrado a desenvolver pelo estudante deve reflectir que tais objectivos foram alcançados. A defesa da dissertação visa assegurar que os estudantes se encontram aptos a comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes, de uma forma clara e sem ambiguidades tanto oralmente como por escrito.
Caracterização geral
Código
9275
Créditos
30.0
Professor responsável
Ana Sofia Leonardo Vilela de Matos, António Carlos Bárbara Grilo
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 240
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
São diversificadas as áreas científicas de Engenharia e Gestão Industrial nas quais o estudante pode vir a desenvolver a Dissertação. Desta forma, a bibliografia será dependente do tema específico sob estudo.
Método de ensino
A unidade inclui trabalho de investigação e desenvolvimento individual com o apoio tutorial de um orientador escolhido pelo estudante e aceite pela comissão científica do mestrado. A avaliação será feita por discussão pública da dissertação de Mestrado com um júri.
Método de avaliação
O trabalho desenvolvido será formalmente apresentado na Dissertação de Mestrado, defendida em provas públicas perante o júri, que a avalia e lhe atribui uma nota final, de acordo com o regulamento geral da FCT e da UNL.
Conteúdo
O programa consubstancia-se no desenvolvimento da dissertação, cujos objectivos são estabelecidos pelo orientador em articulação com a Comissão Científica do MIEGI. Genericamente, o trabalho segue a abordagem tradicional, contemplando as seguintes etapas:
Pesquisa bibliográfica
Desenvolvimento do corpo do trabalho, de natureza científica ou tecnológica
Validação de resultados
Discussão pública