Dissertação em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Objectivos

A Dissertação possibilita ao aluno aplicar de forma integrada as competências adquiridas, complementando as através da realização de um trabalho de índole científica ou tecnológica. Esta unidade destina-se à realização do trabalho de I&D original e elaboração da Dissertação, pelo que, o principal objetivo é a realização com sucesso da Dissertação de Mestrado. Isto inclui o desenvolvimento de capacidade para a realização de atividade de investigação, supervisionada pelo orientador e em autonomia, aplicando metodologias de investigação adequadas, e a capacidade de realizar um trabalho com significativo grau de originalidade. A publicação de resultados em conferências e revistas de qualidade é fortemente incentivada.

Caracterização geral

Código

10962

Créditos

18.0

Professor responsável

Luís Filipe Lourenço Bernardo, Nuno Filipe Silva Veríssimo Paulino

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

O aluno deve ter tido aprovação em Preparação de Dissertação

Bibliografia

Sugerida pelo orientador

Método de ensino

As atividades previstas nesta unidade serão realizadas pelo aluno em interação direta com o seu supervisor e poderão incluir a frequência de seminários específicos. Frequentemente o trabalho é enquadrado por projetos de investigação. Ao longo deste semestre, a tempo parcial, os alunos devem complementar a atividade de investigação e desenvolvimento original, i ciada na disciplina de Preparação de Dissertação A avaliação é baseada na elaboração e defesa pública da Dissertação. A fim de aumentar a visibilidade do trabalho, um dos fatores que contribuem para a avaliação é a preparação e publicação de artigos científicos. As provas de defesa da Dissertação são realizadas perante um júri de especialistas doutorados, composto por um mínimo de três elementos.

Método de avaliação

As provas de defesa da Dissertação são realizadas perante um júri de especialistas doutorados, composto por um mínimo de três elementos.

Conteúdo

Nesta unidade cada aluno deve realizar o seu trabalho de I&D de acordo com os objetivos que constam da proposta de dissertação, aprovada pela Comissão Científica do MIEEC. No geral, o trabalho desenvolvido pelos alunos pode ser estruturado de acordo com o seguinte conjunto de atividades:

- Realização do trabalho de investigação

- Validação de resultados

- Elaboração e defesa pública da Dissertação

A divulgação de resultados em conferências científicas e em revistas da especialidade é incentivada.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: