Programação de Microprocessadores

Objectivos


 

Saber:

Descrever a organização e funcionamento de sistemas com microprocessadores.

Especificação estruturada e descrição modular de sistemas; visão hardware e visão software; recurso a métodos de representação de algoritmos tais como fluxogramas, pseudo-código, program graphs, basic schematic, ASM.

Codificação e execução de programas recorrendo a linguagens de alto-nível.

Fazer:

Saber construir programas elementares com um mínimo de algoritmia

Não técnicas:

Aprendizagem ao longo da vida, formação de base

Caracterização geral

Código

7777

Créditos

6.0

Professor responsável

Paulo da Costa Luís da Fonseca Pinto

Horas

Semanais - 5

Totais - 70

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não existem requisitos sobre as competências dos alunos

Bibliografia

 

- Acetatos das aulas teóricas. Paulo da Fonseca Pinto

-Linguagem C, Luís Damas, Tecnologias de Informação, FCA Editora de Informática, Lda

Método de ensino

 

O ensino teórico é ministrado em aulas teóricas de exposição de matéria. O objetivo é alertar os alunos para certos aspetos mais problemáticos que podem passar despercebidos pela leitura do livro de apoio.

O ensino prático consiste em aulas de laboratório onde os alunos são expostos a problemas com um grau crescente de dificuldade ao longo do semestre. Cada aula tem um trabalho final dessa aula. As últimas aulas são usadas para executar o trabalho final da disciplina.

Método de avaliação

Existe avaliação teórica e avaliação prática.
Cada uma delas tem um peso de 50% na classificação final.
É necessário obter a classificação de 9,5 valores em cada componente.

Componente teórica:
A componente teórica da disciplina pode ser realizada através de
         testes (3 testes ao longo do semestre)
         exame final

Componente prática:
         Trabalhos semanais, corrigidos e avaliados na aula seguinte
         Trabalho final com avaliação baseada numa discussão oral.
Os trabalhos práticos são executados em grupo e avaliados individualmente.



Conteúdo

Capítulo 1 –

Introdução; A Arquitetura de Computadores


Capítulo 2 – Linguagem C

A matéria do livro consiste nos capítulos 1 ao 12 (inclusive).
Tipos de dados básicos
Testes e condições
Ciclos
Funções
Vetores
Strings
Apontadores
Passagem de parâmetros
Ficheiros
Estruturas
Memória Dinâmica
A matéria destes capítulos é integral.
Do capítulo 14 foram dados os seguintes aspetos avançados:

enum
union
Apontadores para funções
Divisão de projetos por vários ficheiros
Utilização de variáveis globais
Funções static
Variáveis static

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: