Ecologia Geral
Objetivos
Os objectivos da disciplina baseiam-se na premissa que, futuros Engenheiros do Ambiente deverão adquirir uma perspectiva cientificamente fundamentada, sobre os seguintes tópicos:
- Energia e ecossistemas: utilização e degradação pelas populações e comunidades. Aplicações práticas:efectuar quantificações da produtividade dos ecossistemas; avaliar da possibilidade de aplicação de estratégias de gestão tendentes a maximizar a produtividade; avaliar os impactes positivos e negativos, decorrentes da aplicação de cada uma delas.
- Respostas das populações e das comunidades às variações dos parâmetros físicos e bióticos. Aplicações práticas: prever qual o tipo e sentido das respostas, o que permitirá avaliar a tolerância e capacidade de sobrevivência dos organismos quando sujeitos a impactes ambientais.
- Principais mecanismos que determinam a dinâmica das populações. Aplicações práticas: proceder à modelação dos processos populacionais e prever a evolução numérica das populações. Quantificar os efectivos populacionais e avaliar o estatuto das populações animais e vegetais.
- Conhecimento elementar sobre a constituição, dinâmica e problemas que se colocam na actualidade a alguns dos tipos de biomas. Aplicações práticas: são fornecidas bases que posteriormente permitirão aos alunos delinear estratégias adequadas para a gestão de ecossistemas e biomas.
Em síntese, considera-se que após obtida aprovação nesta disciplina, os alunos saberão interpretar os principais processos que regem as comunidades naturais, com base em princípios científicos e terão identificado as potencialidades da Ecologia como ferramenta aplicável à resolução, ou minimização, de problemas ambientais.
Caracterização geral
Código
10356
Créditos
3.0
Professor responsável
Maria Paula Oliveira Sobral, Maria Teresa Calvão Rodrigues
Horas
Semanais - 3
Totais - 42
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Pré-requesitos
Considera-se que os alunos realizaram todas as disciplinas anteriores, sendo particularmente relevantes para o estudo da Ecologia as disciplinas de Introdução aos Problemas do Ambiente e Biologia.
Bibliografia
BEGON, M., HOWARTH, RW & TOWNSEND CR, 2014. Essentials of Ecology. 4th ed. Wiley. USA.
BEGON, M., HARPER, JM & TOWNSEND CR, 1996. Ecology. Individuals, populations and communities. 3rd ed. Blackwell Sci. UK.
BEGON, M., MORTIMER, M. & THOMPSON DJ, 1996. Population Ecology: A unified study of animals and plants 3rd ed. Blackwell Sci. UK
Método de ensino
A estratégia pedagógica adoptada baseia-se no princípio da separação entre aulas teóricas (2h/semana) e práticas (1h/semana).
Nas aulas teóricas serão explicados os sucessivos tópicos do programa da unidade curricular, recorrendo, sempre que possível, a conhecimentos adquiridos noutras unidades curriculares, numa visão integradora. Sempre que houver oportunidade serão referidos factos/notícias actuais (perda de biodiversidade, alterações climáticas) que permitam consolidar os conteúdos.
Nas aulas práticas os alunos irão trabalhar, tanto quanto possível, com casos reais: organizar, manipular e interpretar dados, discutir resultados e propor soluções. Os estudantes trabalharão em grupos de dois.
Método de avaliação
A avaliação teórica é feita através da realização de 2 testes. Não existe nota mínima. A média dos dois testes não pode ser inferior a 9,5 valoresde
A parte prática será avaliada nos dois trabalhos de grupo previstos durante o semestre e a num mini-teste (componente individual). Não existe nota mínima. A média dos dois trabalhos e do mini-teste não pode ser inferior a 9,5 valores.
Ponderação - Teórica 60%; prática 40%
Para obter frequência da parte pratica é obrigatório
- frequentar 2/3 das aulas práticas
- ter uma média não inferior a 9,5 valores no conjunto de todos os elementos de avaliação prática (relatório e testes)
Importante:
A obtenção de frequência às práticas é indispensável para a realização da cadeira. Alunos sem frequência não poderão concluir a cadeira. A frequência é válida por um ano.
Conteúdo
Aulas teóricas:
O que é a ecologia
A prática da ecologia. Exemplos.
Condições ambientais e recursos
O fluxo da matéria e energia
Indivíduos e populações. Ciclos de vida e reprodução
Competição intraespecífica
Competição interspecífica. Predação
Dinâmicas predador-presa
Comunidades e ecossistemas
Dinâmica de populações
Estrutura das comunidades e perturbação
Padrões temporais e sucessão ecológica
Relações tróficas e estabilidade. Padrões de riqueza específica
Biogeografia das ilhas. Dispersão e dinâmica de metapopulações
Ecologia da conservação
As pequenas populações e ameaças à biodiversidade
Aulas práticas:
Estudo de 3 sistemas dunares: associação de espécies e biodiversidade (alfa e beta)
Metapopulações
Diversidade à escala global
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: