Processos em Ambiente e Energia
Objetivos
Compreender conceitos básicos na área de processos e sistemas ambientais. Velocidades de reacção em processos elementares; Identificação da ordem de reacção. Modelação de sistemas ideais; Modelação de sistemas não ideais; Introdução aos balanços de massa em estado estacionário: fase sólida, fase líquida, com componente de fase gasosa e com reciclagem e purga. Utilização de diagramas quantitativos e de diagramas de equipamento simplificado.
Compreender conceitos básicos na área da energia como energia primária, final e útil, rendimento, potência e consumo, bem como os processos envolvidos na transformação de energia, nomeadamente na produção de energia elétrica a partir de IGNOREes renováveis e não renováveis. Efetuar cálculos e resolver problemas que demonstrem o conhecimento do sistema energético e permitam avaliar a sua sustentabilidade ambiental. Saber analisar um balanço energético a diferentes escalas, nomeadamente mundial, nacional, ou de uma cidade.
Caracterização geral
Código
10357
Créditos
3.0
Professor responsável
João Miguel Dias Joanaz de Melo, Leonor Miranda Monteiro do Amaral
Horas
Semanais - 2
Totais - 28
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
ARCEIVALA, S. J. (1981). Wastewater Treatment and Disposal: Engineering and Ecology in Pollution Control (1º ed.). Marcel Dekker, Inc.
FOGLER, H. SCOTT (1992) Elements of chemical reaction engineering. 2nd edition, Prentice Hall
LEVENSPIEL, OCTAVE (1962) Chemical reaction engineering (2ª ed.). John Wiley & Sons.
MARA, D. (1976). Sewage Treatment in Hot Climates (1ª ed.). John Wiley & Sons.
WEBER, WALTER J. Jr.; DIGIANO, F.A. (1996) Process dynamics in environmental systems John Wiley & Sons.
BOYLE, G.,EVERETT, B and RAMAGE, J., 2003. Energy Systems and Sustainability, Oxford Univerity Press, New York
COULSON, J. M, Tecnologia química, Fundação Calouste Gulbenkian, 1975, Lisboa
HIMMELBLAU, D. M., RIGGS James B. Basic Principles and Calculations in Chemical Engineering (8th Edition) Prentice Hall
FOUST A. S., WENZEL, L. A., CLUMP, Maus, C. W. L. ANDERSEN, L. B. Principles of Unit Operations Wiley; 2nd edition (1980)
Método de ensino
Os métodos de ensino baseiam-se na combinação de módulos de caráter mais teórico onde são introduzidos os princípios e conceitos fundamentais e onde é dado aos alunos o guião genérico das matérias, com momentos de carácter mais aplicado onde os alunos desenvolvem as suas competências. Estas últimas incluem a entrega de trabalhos por parte dos alunos, a realização exercícios de aplicação das matérias. A pesquisa e o estudo autónomo são fortemente encorajados.
Método de avaliação
A avaliação compreende dois elementos: 1) Teste teórico (55%); 2) Relatório e discussão do trabalho "desempenho do sistema AQS" (45%).
A participação na discussão é valorizada. Atrasos na entrega de trabalhos e ausência injustificada a aulas obrigatórias são penalizados.
Conteúdo
Conceitos básicos na área de processos e sistemas ambientais. Velocidades de reacção em processos elementares; Identificação da ordem de reacção. Modelação de sistemas ideais; Modelação de sistemas não ideais; Introdução aos balanços de massa em estado estacionário: fase sólida, fase líquida, com componente de fase gasosa e com reciclagem e purga. Utilização de diagramas quantitativos e de diagramas de equipamento simplificado.
conceitos básicos na área da energia como energia primária, final e útil, rendimento, potência e consumo, bem como os processos envolvidos na transformação de energia, nomeadamente na produção de energia elétrica a partir de IGNOREes renováveis e não renováveis. Sistema energético e a sua sustentabilidade ambiental. Balanço energético a diferentes escalas, nomeadamente mundial, nacional, ou de uma cidade.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: