Ciência, Tecnologia e Sociedade

Objetivos

Objectivos da disciplina:

* (i) levar os alunos a interrogarem-se sobre a natureza e a extensão das relações entre ciência, tecnologia e sociedade no mundo actual;

* (ii) catalisar a reflexão crítica dos alunos sobre a sua futura experiência profissional e de cidadania.

* (iii) aumentar a capacidade de decisão e adaptação dos alunos num mundo em mudança.

 

Pretende-se:

(i) aquisição de conhecimentos:

* compreender a estrutura da tecnociência e sua relação  com os contextos económico, político, social e cultural;

* dominar conceitos fundamentais para a análise das inter-relações entre ciência, tecnologia e sociedade.

 

 (ii) aquisição de competências:

* perspectivar o relacionamento entre ciência e a tecnologia e sociedade;

* construir uma memória crítica sobre o papel da ciência e da tecnologia na sociedade europeia;

* desenvolver o sentido de ética e responsabilidade social do cientista e do engenheiro;

* relacionar a prática profissional com a prática de uma cidadania crítica e consciente.

 

Caracterização geral

Código

10358

Créditos

3.0

Professor responsável

José Luís Toivola Câmara Leme

Horas

Semanais - 3

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos



Bibliografia

 

Peter Singer, One world - the ethics of globalization;  New Haven & London: Yale University Press, 2002. 

Manjikian, Mary. Cybersecurity Ethics: an Introduction, Routledge, 2016

 Julian Savulescu e Nick Bostrom, Human Enhancement, Oxford University Press, 2009

 Mimi Sheller, Mobility Justice. The Politics of Movement in an Age of Extremes. London; Brooklyn, NY: Verso, 2018

Método de ensino

 

O conteúdo da disciplina é constituído por quatro módulos. Os alunos fazem apenas um módulo, correspondente ao turno em que foram colocados. A disciplina é leccionada durante cinco semanas. 

 

Na primeira semana os alunos assistem à sessão inaugural do seu módulo. Na segunda, terceira, e quarta semanas os alunos têm duas aulas por semana de três horas; uma aula da parte da manhã, outra da parte da tarde, em dias seguidos. 

 

Na primeira aula da segunda semana, os alunos formam grupos de pesquisa de cinco ou seis pessoas que trabalharão nas sessões seguintes em torno de um subtema do módulo em que estão inscritos.  

A pesquisa realizada pelo grupo será apresentada sob a forma de um pecha kucha à respectiva turma na última aula da quarta semana de aulas. Essas apresentações serão objecto de debate nessa aula e será votada pela turma o melhor pecha kucha que será apresentado na sessão final no Grande Auditório na quinta e última semana de aulas.  

  

Na sessão final serão apresentados dezasseis pecha kucha que correspondem a dois módulos. Nas duas sessões finais será votado o melhor pecha kucha por módulo.   

 

Na última aula da quarta semana os grupos devem entregar ao docente o arquivo do pecha kucha que realizaram, ou seja, os slides mais o arquivo de voz. O pecha kucha que será entregue ao docente inclui um vigésimo primeiro slide com as referências bibliográficas da pesquisa realizada. 

O pecha kucha apresentado na aula e na sessão final deve obedecer ao formato tradicional do pecha kucha; a saber, 20 slides e 20 segundos de exposição oral e presencial por slide. O grupo de pesquisa deve escolher o membro mais apto para fazer a apresentação. 

 

Os 32 pecha kucha apresentados nas duas sessões finais serão colocados no Moodle para serem visionados e comentados pela escola ao longo de um ano.

 

O aluno pode faltar a duas aulas. Como a avaliação incide sobre a assiduidade, a feitura do pecha kucha (pertinência, rigor e originalidade), e a sua apresentação, o aluno que faltar terá de negociar com os seus colegas de grupo a sua colaboração de forma a que o trabalho seja distribuído equitativamente. Todos os membros do grupo terão a mesma nota final.

 

O trabalhador estudante fará individualmente o pecha kucha em casa e apresentará o mesmo no mesmo dia que os seus colegas de turno, ou seja, na última aula da quarta semana de aulas. 

Método de avaliação

 

 

1. O conteúdo da disciplina é constituído por quatro módulos. Os alunos fazem apenas um módulo, correspondente ao turno em que foram colocados. A disciplina é leccionada durante cinco semanas. 

 

2. Na primeira semana os alunos assistem à sessão inaugural do seu módulo. Na segunda, terceira, e quarta semanas os alunos têm duas aulas por semana de três horas; uma aula da parte da manhã, outra da parte da tarde, em dias seguidos. 

 

3. Na primeira aula da segunda semana, os alunos formam grupos de pesquisa de cinco ou seis pessoas que trabalharão nas sessões seguintes em torno de um subtema do módulo em que estão inscritos. O subtema decorre da investigação e do debate entre os membros do grupo. 

 

4. A pesquisa realizada pelo grupo será apresentada sob a forma de um Pecha Kucha à respectiva turma na última aula da quarta semana de aulas. Essas apresentações serão objecto de debate nessa aula e será votada pela turma o melhor Pecha Kucha que será apresentado numa das sessões finais no Grande Auditório na quinta e última semana de aulas.  

 

5. Os autores do Pecha Kucha mais votado nos turnos receberão uma bonificação de 1 (um) valor na nota final; os autores do Pecha Kucha mais votado na sessão final do seu módulo receberão uma bonificação de 1 (um) valor na nota final. Haverá assim 28 grupos com uma bonificação de 1 valor e 4 grupos com uma bonificação de 2 valores numa escala de 0 (zero) a 20 (vinte) valores. Sem prejuízo para as votações, os Pecha Kucha que não forem bonificados poderão ter a nota máxima. 

 

6.Nas duas sessões finais serão apresentados dezasseis pecha kucha que correspondem a dois módulos. Nessas duas sessões finais será votado o melhor pecha kucha por módulo.   

 

7. Na elaboração do Pecha Kucha os alunos devem atender:

7.1 ao diálogo com os materiais e conceitos disponibilizados na sessão inaugural, nesta aula e no moodle;

7.2  à identificação de um tema relevante;

7.3  à pesquisa de informações em IGNOREes credíveis;

7.4  à criação de uma bibliografia e de uma webgrafia;

7.5  à qualidade das expressões oral e visual;

7.6  à observância do formato do Pecha Kucha.

7.7 à capacidade de trabalhar em grupo

 

8. As folhas de presença têm de ser assinadas obrigatoriamente.

 

9. Na última aula da quarta semana os grupos devem entregar ao docente o arquivo do Pecha Kucha que realizaram, ou seja, os slides mais o arquivo de voz. O Pecha Kucha que será entregue ao docente inclui um vigésimo primeiro slide com as referências bibliográficas da pesquisa realizada. 

 

10. O Pecha Kucha apresentado na aula e na sessão final deve obedecer ao formato tradicional do Pecha Kucha; a saber, 20 slides e 20 segundos de exposição oral e presencial por slide. O grupo de pesquisa deve escolher o membro que irá fazer a apresentação.

 

11. Os trinta e dois Pecha Kucha apresentados nas duas sessões finais serão colocados no moodle para serem visionados e comentados pela escola ao longo de um ano.

 

12. O aluno pode faltar a duas aulas. Como a avaliação incide sobre a assiduidade, a feitura do Pecha Kucha (pertinência, rigor e originalidade), e a sua apresentação, o aluno que faltar terá de negociar com os seus colegas de grupo a sua colaboração de forma a que o trabalho seja distribuído equitativamente. 

 

13. Todos os membros do grupo terão a mesma nota final.

 

14. O trabalhador estudante fará individualmente o Pecha Kucha em casa e apresentará o mesmo no mesmo dia que os seus colegas de turno, ou seja, na última aula da quarta semana de aulas. 


Conteúdo

Globalização e Desafios Climáticos 

Este módulo pretende abordar diferentes aspectos do binómio globalização e desafios climáticos, nas múltiplas reflexões que se apresentam hoje na agenda de um compromisso e opções comuns, face às gerações futuras.

 

Mobilidade e Justiça

Trabalhando casos de interacções entre mobilidade e justiça (racial, de género, social, migratória, ambiental), este módulo pretende estimular o pensamento crítico sobre os sistemas sociotécnicos que regem as mobilidades

 

Cibersegurança

Os objectos que utilizamos no nosso dia-a-dia estão a tornar-se cada vez mais inteligentes, autónomos e conectados. Isto abre novas possibilidades de desenvolvimento, mas também dá lugar a novos riscos. Neste módulo iremos abordar de forma crítica as relações entre ciência, tecnologia e sociedade a partir dos principais problemas ligados à Cybersegurança.

 

Melhoramento Humano/ Human Enhancement

 

Este módulo pretende abordar e debater as implicações sociais e éticas das novas tecnologias de “melhoramento” humano, bem como perspetivar o papel da ciência e da tecnologia na construção do futuro.