Economia do Ambiente

Objetivos

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Caracterização geral

Código

10369

Créditos

6.0

Professor responsável

Rui Jorge Fernandes Ferreira Santos

Horas

Semanais - 5

Totais - 70

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

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Bibliografia

European Commission, 2014. Guide to Cost-Benefit Analysis of Investment Projects -Economic appraisal tool for Cohesion Policy 2014-2020

Field, B.C., Field, M.K., 2016. Environmental Economics: an Introduction, 7th edition, McGraw-Hill International Edition, McGraw-Hill, New York

Mata, J., 2012. Economia da Empresa, Fundação Calouste Gulbenkian, 7ª edição, Lisboa

Santos, R., Antunes, P., 1999. Instrumentos Económicos de Política de Ambiente, in Ambiente, Economia e Sociedade, Série “Estudos e Documentos”, Conselho Económico e Social, Lisboa

Tietenberg, T., Lewis, L., 2020. Natural Resource Economics: The Essentials. International Student Edition, Routledge

Tietenberg, T., Lewis, L., 2018. Environmental and Natural Resource Economics. International Student Edition, 11thedition, Routledge

Varian, H., 2014. Intermediate Microeconomics – A Modern Approach, 9th edition, W. W. Norton & Company, New York

Método de ensino

As abordagens centradas no professor e no aluno são utilizadas de forma complementar. As aulas teóricas baseiam-se essencialmente na aplicação dos chamados métodos de transmissão, ou seja, abordagens didáticas expositivas e formais. Contudo, nestas aulas é incentivada a participação ativa dos alunos através da discussão de casos reais e da reflexão conjunta sobre os contributos teóricos, prevendo-se tempo para acomodar as dinâmicas criadas na sala de aula e satisfazer a curiosidade dos alunos. Nas aulas práticas é promovida a aprendizagem ativa através da discussão de tópicos em pequenos grupos, do desenvolvimento de exercícios, e da análise e discussão de casos de estudo que motivem o interesse dos estudantes, designadamente casos em que o docente esteve envolvido (e.g. reforma da fiscalidade verde). Os estudantes são motivados para adotarem uma atitude responsável e construtiva, desenvolvendo a curiosidade científica, a capacidade crítica, a iniciativa própria e a autoconfiança.

Método de avaliação

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Conteúdo

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Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: