Técnicas de Planeamento Territorial e Sustentabilidade Local
Objetivos
No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:
- Compreender a relação entre o sistema ambiental, o sistema de mobilidade e transportes e o sistema urbano.
- Conhecer os vários tipos de externalidades ambientais e urbanas associadas aos vários modos de transporte.
- Saber os fundamentos do planeamento da mobilidade urbana sustentável (SUMP’s).
- Saber os fundamentos do planeamento e gestão da mobilidade pedonal, ciclável, das interfaces de transportes públicos, da rede viária, do estacionamento e do espaço público.
- Saber realizar auditorias à qualidade de percursos pedonais assim como à qualidade de percursos cicláveis.
- Saber efetuar análises a interfaces de transportes públicos nas perspetiva do TOD – Transit, Oriented Development.
- Ser capaz de intervir na regeneração dos sistemas de mobilidade e transportes, visando a melhoria do seu impacte no ambiente local e global e na saúde humana.
Caracterização geral
Código
10391
Créditos
3.0
Professor responsável
João António Muralha Ribeiro Farinha
Horas
Semanais - 3
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Sem requisitos especiais.
Bibliografia
- Ver Moodle ou a Ficha de UC
- Aqui não há espaço....
Método de ensino
A disponibilizar brevemente
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
4 Componentes do Programa
1. Construir Fundamentos e Visões de Qualidade. Conceitos de mobilidade, acessibilidade, etc. Relações sistémicas. Externalidades e internalização. Novos paradigmas e razões ambientais. Oslo e Amesterdão. Orientações da UE sobre PMUS, orientações nacionais. Acalmia de trânsito. Hierarquia viária e gestão do estacionamento.
2. Mobilidade Suave. Planeamento e gestão de três subsistemas de mobilidade suave: pedonal, ciclável e interfaces de TP. Método TOD.
3. Protótipos. Construir protótipos para realizar auditorias à qualidade dos três subsistemas de mobilidade suave.
4. Hands-on. Aplicação prática dos protótipos em casos concretos de Lisboa e propor melhorias.