Geologia

Objectivos

Nesta disciplina propedêutica pretende-se que os alunos adquiram um conhecimento de base amplo e minimamente aprofundado sobre as Geociências, assim como sobre o papel e importância da Geologia como ciência aplicada e de apoio à decisão na Engenharia do Ambiente.

Caracterização geral

Código

10351

Créditos

3.0

Professor responsável

Ligia Nunes de Sousa Pereira de Castro

Horas

Semanais - 3

Totais - 33

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Bibliografia

Condie, K.C. & Sloan, R.E. (1998). Origin and Evolution of Earth. Prentice Hall, New Jersey, 485 p.

Press, F. Siever, R.; Grotzinger, J. & Jordan, T.H. (2003).  Understanding Earth. W. H. Freeman & Co., New York, 4ª ed.

Skinner, B. & Porter, S. (1992). The Dynamic Earth. John Wiley & Sons, Inc., New York, 2ª ed.

Matthews, M.; Simons, N. & Menzies, B. (2005). A short course in Geology for Civil Engineers. Thomas Telford, London, 302 p.

Vallejo, L.I.G. (Coord.) (2002).  Ingeniería Geológica. Prentice Hall, Madrid, 744 p.

Método de ensino

A disponibilizar brevemente

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

Teóricas

1. Enquadramento da disciplina nas Ciências e Engenharia do Ambiente. Origem e significado dos termos: Geologia e Ciências da Terra. Objecto de estudo da Geologia e as disciplinas que a compõem.

2. Minerais e rochas. Origem, características, textura, composição e modo de formação das rochas ígneas, metamórficas e sedimentares. Métodos de classificação. Distribuição dos vários tipos de rochas na Terra.

3. Processos de sedimentação, ambiente de deposição e diagénese com base na interpretação e classificação das rochas sedimentares.

4. Geomorfologia. Mapa geomorfológico e modelo digital de terreno. Formas de relevo e processos físicos e químicos com elas relacionados. Geologia no controlo morfológico do terreno. Carta geomorfológica de Portugal e as grandes unidades morfoestruturais.

5. Origem e evolução da Terra. Aspectos gerais da evolução da Terra e da Vida. Os grandes intervalos de tempo geológico e Orogenias. Evolução do Homem. A evolução futura da posição dos continentes. Introdução à Cartografia Geológica. Alguns aspectos históricos da cartografia geológica portuguesa.

6. Deformação da Terra. Descrição e classificação de estruturas geológicas. Neotectónica e risco sísmico. Actividade neotectónica no território Nacional.

7. Recursos hídricos. Origem, natureza, distribuição, movimento e exploração. Preservação das águas subterrâneas e superficiais.

8. Geologia aplicada a obras de engenharia. Parâmetros físicos e mecânicos estudados para a caracterização geotécnica dos solos e das rochas. Estudos envolvidos na caracterização de terrenos para obras de engenharia.

9. Geologia de Portugal e “Geomonumentos”. Património geológico e Geoconservação.  A Estratégia Nacional para a Conservação da Natureza e Biodiversidade. Património geológico e conceito de Geoparque.

10. Geologia e Ambiente.


Práticas

1. Minerais essenciais. O ciclo das rochas. Análise macroscópica dos principais tipos de rochas e respectivos processos geológicos. Localização em Portugal e principais aplicações das rochas.

2. Cartas topográficas. Mapas geológicos: perfis e interpretação.


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: