Topografia e Tecnologias de Informação Geográfica

Objetivos

No final da disciplina de TTIG, os alunos devem: 

- Compreender e saber aplicar os princípios da representação e convenções cartográficas;

- Saber como e onde obter dados cartográficos;

- Obter informações métricas da cartografia disponível;

- Conhecer a forma como é manuseado o equipamento em trabalho de campo e como é realizado o sequente trabalho de gabinete;

- estar familiarizados com os fundamentos da Ciência da Informação Geográfica ;

- estar treinados em abordagens de análise espacial em problemas de Engenharia do Ambiente (ter desenvolvido a sua literacia espacial e tecnológica);

- ser capazes de lidar com um SIG para resolver um problema prático de Engenharia do Ambiente;

- ser capazes de compreender o mercado das tecnologias da informação geográfica;

- possuir espírito crítico para encomendar trabalho de topografia e para controlar a qualidade do trabalho encomendado a topógrafos ou empresas especializadas.

- acreditar na sua criatividade, e ter iniciativa individual, ambição e auto-confiança.

 

Caracterização geral

Código

10355

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Júlia Fonseca de Seixas

Horas

Semanais - 5

Totais - 65

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Casaca, J., Matos, J., Baio, M. (2005) Topografia Geral, Lidel

Gaspar, J. A. (2000) Cartas e Projecções Cartográficas, Lidel

Gonçalves, J. A., Madeira, S., Sousa, J.J. (2008) Topografia – Conceitos e Aplicações, Lidel

Principles of Geographical Information Systems (Spatial Information Systems), Peter A. Burrough, Rachael A. McDonnell 356 pages, Oxford University Press, USA; 2 edition (April 1, 1998) ISBN: 0198233663
Geographic Information Systems and Science, Paul A. Longley, Michael F. Goodchild, David J. Maguire, David W. Rhind 536 pages, John Wiley & Sons; 2 edition (April 5, 2005) ISBN: 047087001X
Environmental Modeling with GIS, Eds.Michael F. Goodchild, Bradley O. Parks, Louis T. Steyaert, Oxford University Press, USA (December 14, 2005), ISBN: 0195080076.
GIS, Spatial Analysis, and Modeling, Eds. by Michael Batty, David Maguire, Michael Goodchild, Esri Press (August 1, 2005), ISBN: 1589481305.

Método de ensino

O método de ensino suporta-se principalmente em três formatos de aprendizagem:

(1) aulas teóricas ministradas semanalmente pelo docente, e que precedem sempre as aulas teórico-práticas, onde se apresentam e discutem em sala conceitos, procedimentos, algoritmos e práticas de resolução de problemas, sobre topografia e informação geográfica. Salienta-se sempre o carácter de aplicação em Engenharia do Ambiente.

(2) Aulas teorico-práticas, que focam as matérias apresentadas na aula teórica dada no início da semana, onde se desenvolvem capacidades de raciocínio, práticas de engenharia, e competências práticas de software de sistemas de informação geográfica. Os alunos elaboram, definem e resolvem problemas do âmbito da Engenharia do Ambiente, suportados por informação espacial.

(3) Auto-aprendizagem, e inicitiva individual, no âmbito de um trabalho específico que exige (i) a selecção de um problema/tema da engenharia do ambiente que se suporte em Tecnologias de Informação Geográfica, (ii) a busca de informação, nomeadamente em bases de dados bibliográficas, que caracterize o problem escolhido, (iii) a estruturação e escrita de um artigo técnico de acordo com as regras da escrita técnica e científica. Esta peça de avaliação é corrigida e discutida com cada grupo, havendo na grande maioria dos casos a necessidade de resubmissão do artigo, num processo de peer-reviewing.

Ao longo do semestre, os alunos usam com muita frequência o forum da disciplina (no Moodle) para discutir aspectos práticos de problemas e tirar duvidas, de forma continuada durante o período de aprendizagem.

Método de avaliação

A avaliação da UC TTIG é contínua e suporta-se em: (1) Avaliação contínua, através de resolução de questões propostas nas aulas teórico-práticas,  e de questões de auto-avaliação, permitindo aos alunos aferir continuamente o grau dos conhecimentos adquiridos; (2) 2 TPCs para sedimentar a componente prática da aprendizagem, tendo um deles o propósito de treinar as competências de escrita técnica; (3) 2 testes, um focando a componete de Topografia, e outro a componente de Tecnologias de Informação Geográfica. 

A UC TTIG tem frequência para haver aprovação à disciplina e pondera 50% da nota final (memso no caso em que o aluno terá de ir exame), sendo obtida da seguinte forma:

1 - Necessidade de presença em pelo menos 2/3 das aulas práticas (exceto se trabalhador-estudante, se já tem frequência obtida noutro ano ou se aluno de ano mais avançado do Mestrado) 

E

9,5 valores ou nota superior na média do TOTAL dos trabalhos de casa efectuados

Para a obtenção da nota Final, os Testes/Exame ponderam 50%.

O Exame de recurso:

- é feito sempre com TODA a matéria

- é feito por quem não efectuou os testes ou teve menos de 9,5 valores na sua média ou quem quer efectuar melhoria à componente de testes/exame.

Em síntese:

Nota final = [0,5*(4 trabalhos) ]+[ 0,5*(2 Testes ou Exame recurso)]

Cada parcela deve ter nota mínima de 9,5 valores.

 

Conteúdo

Parte I: TOPOGRAFIA

Cartografia e Geodesia; Sistemas de Coordenadas; Sistemas de Medidas; Projecções Cartográficas; Sistemas de referência nacionais; Aplicações da topografia.

Revisões de Matemática (Unidades de medida, trigonometria plana, relações métricas, triângulo / rectângulo, etc…). Projecções cartográficas (Azimutais; Cónicas; Cilíndricas). Transformação de coordenadas.

Cartografia Nacional (Tipos; Escalas; …); Rede Geodésica; Determinação de áreas (Métodos analíticos e geométricos); Determinação de distâncias; Triangulação.

Levantamento Topográfico: Noções Gerais (medição de distâncias, ângulos horizontais e verticais, determinação de rumos e azimutes; Equipamentos Topográficos; Medições de ângulos e distâncias; Determinação de Coordenadas.

Nivelamento: Noções de altimetria; Tipos de nivelamento

Representação Topográfica: Planimetria; Altimetria; Curvas de nível; Pontos cotados; Modelos digitais de terreno (MDT)

Parte II: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA

Ciência e Sistemas de Informação Geográfica: conceitos, estrutura, evolução tecnológica, domínios de aplicação, mercado. Infraestruturas de informação geográfica. Modelos de dados geográficos.

Análise espacial: operadores de álgebra de mapas.

Métodos de interpolação: análise de tendências, polígonos de Thiessen, modelos de regressão linear.

Métodos de interpolação geoestatística. Análise de variogramas. Kriging.

Análise de alterações temporais em informação geográfica.

Acesso público a informação espacial. Infraestruturas de informação geográfica. Bibliotecas Digitais. Introdução à Detecção Remota em Ambiente.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: