Projeto de Hidráulica Urbana
Objetivos
Esta unidade curricular tem por objetivo proporcionar aos alunos conhecimentos e competências no domínio da engenharia do saneamento básico e a capacidade de conceber, dimensionar:
i) Sistemas de captação, adução, armazenamento e distribuição de água;
ii) Sistemas de drenagem de águas residuais;
iii) Sistemas de drenagem de águas pluviais em meio urbano.
Visa, também, desenvolver competências técnicas e analíticas com o objetivo de que cada aluno seja capaz de elaborar um projeto de abastecimento de água e drenagem de águas residuais, utilizando a metodologia adequada para o efeito.
Caracterização geral
Código
10404
Créditos
6.0
Professor responsável
António Pedro de Nobre Carmona Rodrigues, António Pedro Macedo Coimbra Mano
Horas
Semanais - 5
Totais - 70
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Os alunos devem apresentar conhecimentos nas áreas da hidráulica dos escoamentos, quer em superfície livre quer em pressão. Devem, ainda, possuir conhecimentos básicos na utilização de programas de desenho gráfico (AutoCad), processamento de texto (Word) e de folhas de cálculo (Excel).
Bibliografia
- Regulamento Geral de Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição de Água e Drenagem de Águas Residuais. Ministério das Obras Públicas, Transporte e Comunicações, Decreto Regulamentar nº 23/95; |
- Apontamentos da unidade curricular disponíveis nas plataformas CLIP e/ou MOODLE.
- Marques, J.A.; Sousa, J.J., 2011. Hidráulica Urbana. Imprensa da Universidade de Coimbra
Método de ensino
O método de ensino inclui uma aula teórico-prática (TP) semanal, com a duração de 5 horas, onde os alunos revêm a matéria já parcialmente desenvolvida na UC de “Hidráulica Urbana”, e adicionam novos conceitos. É dada ênfase às rotinas próprias do meio profissional e à vertente prática A informação chega através de meios audiovisuais e exposição oral. São formados grupos de trabalho de 2 elementos e que interagem internamente e com o docente.
Método de avaliação
Serão realizadas cinco trabalhos práticos e uma discussão única da totalidade dos trabalhos e um teste. É igualmente obrigatória a frequência de dois terços das aulas.
A Classificação final na unidade curricular é calculada de acordo com a seguinte fórmula:
CF = 0.15 x T + 0.85 x (TP1*0.1 + TP2*0.3 + TP3*0.15+ T4*0.15+T5*0.3)
em que T representa a classifcação obtida no teste e TP1, TP2, TP3, TP4 e TP5 representam as classificações obtidas nos trabalhos práticos 1 a 5, respectivamente.
Conteúdo
1 - Âmbito e objetivos da elaboração de projetos: conceitos fundamentais e importância na comunicação à obra, cumprimento de prazos e otimização económica. Planeamento e organização do projeto.
2 – Revisão sobre os conceitos de sistemas de abastecimento de água: Obras de captação e adução; esyações elevatórias; Reservatórios; Redes gerais de distribuição de água; Materiais a aplicar.
3 - Revisão sobre os conceitos de sistemas de drenagem de águas residuais e pluviais: Origem, quantificação e natureza das águas residuais; Conceção e dimensionamento de redes gerais de drenagem de águas residuais; Órgãos das redes gerais de drenagem; Estações elevatórias; Materiais a aplicar.
4 – Estratégias para definição de bases de dimensionamento e consulta de elementos de partida (censos populacionais, registos de perdas e consumos, etc.).
5 – Legislação (normalização e regulamentação) aplicada ao tipo de projetos em foco.
6 – Desenvolvimento do projeto: Conceção de sistemas de abastecimento de água e drenagem de águas residuais (domésticas e pluviais).
7 – Visitas de estudo.
8 – Apresentação e defesa dos trabalhos.