Informática para Ciências e Engenharias A

Objectivos

Saber

Os componentes fundamentais de um computador.

As ferramentas de um ambiente de desenvolvimento de software.

As construções essenciais de uma linguagem de programação imperativa.

Algumas noções fundamentais de bases de dados relacionais.

Alguns conceitos básicos relacionados com a World Wide Web.

Saber Fazer

Decompor um problema em problemas mais simples.

Conceber um algoritmo para resolver um problema simples.

Escrever um programa, utilizando corretamente as construções básicas de uma linguagem de programação imperativa.

Testar um programa num determinado ambiente de programação.

Formular uma interrogação muito simples em SQL.

Aceder a recursos disponíveis na rede dentro de um programa.

Soft-Skills

Capacidade de concretização.

Capacidade de gestão do tempo e cumprimento dos prazos.

Caracterização geral

Código

11073

Créditos

6.0

Professor responsável

Nuno Miguel Cavalheiro Marques, Pedro Abílio Duarte de Medeiros

Horas

Semanais - 5

Totais - 60

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Esta disciplina não tem pré-requisitos de acesso.

Bibliografia

Livro (principal) aconselhado

 

Livros alternativos

  • Allen B. Downey. Think Python: How to Think Like a Computer Scientist (version 2.0.17). Versão PDF disponível em http://greenteapress.com/wp/think-python-2e/
  • Ernesto Costa. Programação em Python - Fundamentos e Resolução de Problemas, FCA, 2015

Método de ensino

Há duas horas de aulas teóricas e três horas de aulas práticas por semana.

As aulas teóricas são orientadas para a resolução de problemas. Começa-se com o enunciado de um problema muito concreto, que motiva a apresentação de um tópico dos sistemas de computadores, de um tipo de dados ou de uma construção da linguagem de programação, e termina-se com o código IGNOREe completo de um programa que o resolve.

Nas aulas práticas, os alunos concebem, implementam e testam programas que resolvem problemas simples das áreas das Ciências e Engenharias.

Método de avaliação

Componentes da Avaliação

A avaliação é constituída por duas componentes: a componente laboratorial e a componente teórico-prática.

Componente Laboratorial e Frequência

A componente laboratorial é composta por dois mini-trabalhos e um trabalho final. Os mini-trabalhos e o trabalho final são realizados em grupo (de dois alunos).

Cada mini-trabalho é um pequeno exercício realizado durante uma aula prática e tem de ser entregue até ao fim do dia dessa aula. Por isso, todos os alunos (que não estejam dispensados de obter frequência) têm de estar inscritos num turno prático.

Embora haja duas aulas práticas dedicadas ao trabalho final, este trabalho também deve ser realizado fora do período de aulas.

Os dois mini-trabalhos serão avaliados individualmente durante o 1º teste, que incluirá perguntas sobre o trabalho e cuja avaliação será condicionante da nota final atribuída aos exercícios (mas não da nota do teste). A avaliação do trabalho final será semelhante mas durante o 2º teste. A nota de cada elemento do grupo depende do trabalho entregue (realizado em grupo) e do desempenho (individual) desse elemento na resposta às perguntas sobre o trabalho. Consequentemente, a nota dos dois elementos do grupo pode ser diferente.

A nota da componente laboratorial (CompL) é a média pesada das notas dos dois mini-trabalhos (M1, M2) e do trabalho final (TF):

CompL = 0.15 M1 + 0.15 M2  + 0.7 TF.

Para obter frequência, é necessário que:

CompL >= 8.0 .

Componente Teórico-Prática

A componente teórico-prática é composta por dois testes (no período de aulas) ou por um exame (na Época de Recurso). As três provas são individuais, escritas e sem consulta.

A nota da componente teórico-prática (CompTP) é a média pesada das notas dos testes (T1 e T2) ou a nota do exame (Ex):

CompTP = 0.4 T1 + 0.6 T2   ou   CompTP = Ex.

Para obter aprovação, é necessário que:

CompTP >= 8.0 .

Nota Final

A nota final (F) dos alunos com frequência é:

  • F = CompTP,   se CompTP < 8.0;
  • F = 0.4 CompL + 0.6 CompTP,   se CompTP >= 8.0 .

Todas as notas (M1, M2, TF, T1, T2, Ex, CompL e CompTP) são arredondadas às décimas, exceto a nota final (F) que é arredondada às unidades.

Classificações Obtidas em Anos Anteriores

Os alunos que obtiveram frequência em 2018/19 têm automaticamente frequência. Sejam:

  • CompL-Anterior a média das notas dos trabalhos realizados anteriormente (que permitiram obter frequência);
  • CompL-2017/18 a média das notas dos trabalhos realizados este ano letivo (que é zero, se nenhum trabalho for entregue).

No cálculo da nota final, a nota da componente laboratorial é o máximo entre CompL-Anterior e CompL-2018/19.

Os alunos que obtiveram pelo menos 8.5 na nota da componente teórico-prática em 2018/19 ou em 2017/18 estão dispensados de realizar os testes e o exame. Sejam:

  • CompTP-Anterior a nota da componente teórico-prática obtida anteriormente (que tem de ser superior ou igual a 8.5);
  • CompTP-2017/18 a nota da componente teórico-prática obtida este ano letivo (que é zero, se nenhuma prova for entregue).

No cálculo da nota final, a nota da componente teórico-prática é o máximo entre CompTP-Anterior e CompTP-2018/19

Conteúdo

Introdução: Problemas, algoritmos, programas e computadores. Objetivos e componentes de um sistema computacional. Execução de programas. O interpretador.

Conceitos Fundamentais da Programação: Constantes, variáveis e expressões. Números e strings. Funções pré-definidas. Atribuição e sequência de instruções. Níveis de abstração na resolução de um problema. Funções. Ficheiros com código IGNOREe. Ciclo de vida de um programa. Tipos de erros. Testes unitários. Ciclos FOR. Vetores. Instrução IF. Operadores relacionais e lógicos. Matrizes. Gráficos. Ciclos WHILE. Sistema de ficheiros. Ficheiros em binário e em ASCII. Estruturas. Vetores de estruturas.

Redes e protocolos de comunicação. A WWW.

Introdução às bases de dados: modelo relacional, relações, algumas instruções básicas de SQL.

Simulação de modelos contínuos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: