Análise e Métodos Socio-Ambientais
Objetivos
O principal objectivo desta disciplina é fornecer aos alunos da licenciatura os conceitos fundamentais das ciências sociais, bem como os métodos e técnicas de pesquisa social, necessários para a compreensão e análise integrada dos sistemas ambientais. A disciplina está estruturada em 4 módulos: Módulo 1 - Métodos e técnicas de pesquisa social; Módulo 2 - Sociologia aplicada ao ambiente ; Módulo 3 - Psicologia social aplicada ao ambiente; Módulo 4 - Processos de Decisão e Participação Pública.
Caracterização geral
Código
7155
Créditos
3.0
Professor responsável
Lia Maldonado Teles de Vasconcelos, Maria da Graça Madeira Martinho
Horas
Semanais - 2
Totais - 28
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Nenhum em especial
Bibliografia
I.
Bell, Judith (2000) Doing Your Research Project. Open Univ Press
Coffey, A; Atkinson, P (1996) Making sense of qualitative analysis. Sage Publications
Gillham, B. (2000). Case Study Research Method. Bill Gillham
Hill, M M; Hill, A (2005). Investigação por Questionário 2ª Edição, Edições Sílabo
II.
ALMEIDA, J Ferreira de (org) (2004) Os Portugueses e o Ambiente I & II Inquérito Nacional às Representações e Práticas dos Portugueses sobre o Ambiente, Oeiras, Celta Editora
BECK, U. (1992) Risk Society. Towards a New Modernity, Londres, Sage
LIMA, A Valadas de e SCHMIDT, L (1996). Questões ambientais: conhecimentos, preocupações e sensibilidades, Análise Social, ICS-UL,135, 205-227
SCHMIDT, L (2000) Sociologia do ambiente-genealogia de uma dupla emergência, Análise Social, ICS-UL,150, 175-210
Método de ensino
Lingua de ensino: Português
A cadeira encontra-se organizada em 4 módulos. Em cada módulo são transmitidos os conceitos básicos seguidos de apresentação e análise de casos de estudo.
Embora o ensino seja feito em formato expositório, recorre-se frequentemente a materiais audiovisuais para facilitar a compreensão do estudante de situações da vida real e os elementos teóricos, além de servirem de base para fomentarem o debate nas aulas. Os Respigadores e o Retrato Social de Portugal, são dois dos documentários utilizados durante a disciplina. Durante as aulas desenvolve-se frequentemente trabalhos de grupo para aplicação de conhecimentos favorecendo uma postura de "hands on".
Método de avaliação
1) Frequência
A Frequência à disciplina, para estudantes de 1ª inscrição, é obtida pela:
i) Presença em 2/3 das aulas, e
ii) Realização de um trabalho, individual ou em grupo, com nota igual ou superior a 9.5
A Frequência é válida por 2 anos.
2) Avaliação Contínua
A avaliação é contínua e integra as seguintes componentes:
- Três mini-testes, previamente marcados no CLIP, com uma duração de cerca de 20 min cada, com igual peso na nota da componente teórica-prática, em que a média respectiva terá que ser igual ou superior a 9.5; não há nota mínima em nenhum dos mini-testes.
- Um trabalho cuja nota terá, também, que ser igual ou superior a 9.5.
3) Exame de Recurso
Esta UC não tem exame de recurso.
4) Nota Final da UC
60% mini-testes + 40% trabalho de grupo
5) Disposições Gerais
Os 3 mini-testes serão realizados online, na faculdade e em tempo real, com a presença do(s) docente(s). Assim, é necessário trazerem, para esses dias, um portátil ou um “tablet” que permita aceder ao Moodle para responder às perguntas.
O arredondamento da Nota Final é feito, uma única vez, na última operação aritmética.
Conteúdo
Módulo 1. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social
Docentes: Lia Vasconcelos, Graça Martinho, / DCEA - Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente
1. Pesquisa social; 1.1. Princípios fundamentais da pesquisa científica; 1.2. Fases de uma pesquisa social
2. Métodos quantitativos; 2.1. Técnicas de amostragem. Desenho da amostragem. Condições e elementos das amostras; 2.2. Fontes de informação. Fontes documentais e estatísticas; 2.3. Técnicas de inquérito. Inquérito por questionário; 2.4. Análise e interpretação dos dados: Operações preliminares da análise de dados. Análise de conteúdo e análise estatística.
3. Métodos qualitativos; 3.1 Modelos de análise/abordagem. O modelo racional e o modelo fenomenológico. Análise interpretativa. Escolha e adequação da metodologia seleccionada. A observação participante; 3.2. Processos de Grupo; 3.3. A entrevista (intensiva, semi-etruturada e estruturada); 3.4. Narrativas e histórias; 3.5. Análise de conteúdo.
Módulo 2. - Sociologia Aplicada ao Ambiente
Docente: Paula Urze. / DCSA - Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
1. Objecto de estudo e quadro conceptual; 1.1. A Sociologia no contexto das outras ciências sociais; 1.2. Sociologia e ambiente.2. Sociedade, tecnologia e ambiente; 2.1. Mudança social e mudança tecnológica; 2.2. Ambiente e natureza: valores e representações na população portuguesa; 2.3. Ambiente e sociedade de risco.
Módulo 3. Psicologia social aplicada ao ambiente
Docente: Graça Martinho / DCEA - Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente
1. Introdução à psicologia social; 1.1. Campo da psicologia social e sua aplicação à Engenharia do Ambiente. 2. Dilemas sociais; 2.1. Teoria dos dilemas sociais. “A Tragédia dos Comuns”; 2.2. Cooperação versus Competição. 3. Atitudes e comportamentos ambientais; 3.1. Conceito e formação das atitudes. As funções da atitude.; 3.2. Medição e escalas de atitudes; 3.3. Relação atitude-comportamento ambiental.4. Percepção de risco. 5. Educação ambiental; 5.1. Conceito. História. Educação formal e não formal; 5.2 Educação ambiental e educação para a sustentabilidade.
Módulo 4. Processos de decisão e participação pública
Docente: Lia Vasconcelos / DCEA - Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente
1. Novos contextos sociais e suas dinâmicas. Caracterização da sociedade actual e dos seus contextos. Implicações resultantes da complexidade actual e da incerteza. Democracia representativa vs democracia deliberativa. 2. PROCESSOS DE DECISÃO. Facetas do poder e comportamento político. Conflito e negociação. Processos de tomada de decisão. Dificuldades de resposta dos processos de decisão tradicionais aos desafios actuais. Razões que contribuem para as controvérsias na decisão ambiental. Actores chave, interesses e valores. Novas formas de cidadania. Formas colaborativas de decisão. 3. MÉTODOS PARTICIPATIVOS. Aspectos dominantes que distinguem os métodos de terceira geração dos tradicionais. Problemas complexos e a necessidade de decidir para além dos aspectos meramente técnicos. Novas abordagens a integração e articulação de informação/conhecimento.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: