Bioética
Objetivos
A disciplina tem por objectivo:
1. Conduzir os alunos a interrogarem-se sobre a natureza e a extensão das relações entre a tecnociência, a bioética e a sociedade no mundo actual;
2. Catalisar a reflexão crítica dos alunos sobre a sua futura experiência profissional, desenvolvendo uma cidadania activa;
3. Aumentar a capacidade de decisão e adaptação dos alunos a um mundo dinâmico, em constante mudança.
Pretende-se assim, no âmbito da aquisição de conhecimentos, que os alunos sejam capazes de:
- Dominar conceitos fundamentais para a análise das inter-relações entre ciência, tecnologia e sociedade, numa perspectiva bioética.
- Compreender a posição da bioética com o tecido social e cultural, enquadrando diferentes modelos de decisão adaptados a cada contexto;
E no contexto da aquisição de competências, que consigam:
- Compreender a dinâmica das relações estabelecidas entre a bioética, a tecnociência e o todo-social, em diferentes contextos geográficos e geopolíticos à escala mundial
- Desenvolver o sentido de responsabilidade ética na tomada de decisões
Relacionar a prática profissional com a cidania informada e activa.
Caracterização geral
Código
10828
Créditos
3.0
Professor responsável
Isabel Maria da Silva Pereira Amaral
Horas
Semanais - 2
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
• John D. Arras & Elizabeth Fenton (2018), The Routledge Companion to bioethics (Routledge PhilisophyCompanions).
• Allen Buchanan (2017), BetterthanHuman: the promise and perils of biomedical enhancement(philosophy in action), Oxford University Press.
• Padma Mambisan (2017), An Introduction to Ethical, Safety and Intellectual Property Rights Issues in Biotechnology , Academic Press.
• Helga Kruse & Udo Schuklenk, (2015), Bioethics: an anthology, Blackwell Publishing, USA.
• Pedro Galvão (2015), Ética com razões, Fundação Francisco Manuel dos Santos. • Cristina Beckert(2012), Ética. Lisboa: CFUL.
• Donna Dickwenson (2012), All that Matters, McGraw Hill, London.
• Ben Mepham, (2008), Bioethics, an introduction for the biosciences, Oxford University Press, Oxford.
Método de ensino
A disponibilizar brevemente
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
1. Introdução à bioética: natureza e história
- A vida: formas, origem e sentido
2. O estado de arte em bioética global – (a bioética aplicada à biotecnologia e à medicina)
3. Os grandes paradigmas da bioética ocidental (modelo teleológico, deontológico e utilitarista)
4. Códigos de investigação científica e normas de conduta no contexto internacional – a utilização de populações-alvo na investigação biológica, clínica e terapêutica
- Código de Nuremberg
- Declaração de Helsinquia e seguintes
- Relatório Belmont
- Comissões de Bioética e Direitos Humanos no contexto internacional (UNESCO, ONU, OMS e CICOM)
- Implementação local das directrizes internacionais – o caso português
5.O debate sobre o principio e o fim da vida humana (interrupção voluntária da gravidez e eutanásia) numa perspectiva interdisciplinar
6. A utilização dos animais em experiências laboratoriais – bioética animal
7. O lugar da bioética nos diferentes rostos da humanidade – “biologia da pobreza” e sustentabilidade
8. É possível utilizar a biotecnologia e tudo o que ela pode oferecer para progresso da humanidade?
- Patentes de genes, determinismo biológico e eugenia
9. Debates contemporâneos – estudos de caso:
- Sexualidade e procriação humana (infertilidade e “barrigas de aluguer”)
- Manipulação e selecção genética (diagnóstico pré-natal, tecnologias de melhoramento da espécie humana, terapia genética)
- Investigação em embriões humanos (Fertilização in vitro, clonagem e investigação em células estaminais embrionárias)
- Organismos geneticamente modificados e agricultura biotecnológica
- Transplante de órgãos
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: