Práticas Laboratoriais Integradas I

Objectivos

Esta unidade curricular tem por objectivo dotar os alunos de um vasto conhecimento nas técnicas experimentais utilizadas em diferentes áreas da Bioquímica. Os alunos terão a oportunidade de contactar com diversas técnicas, integrando trabalhos experimentais a desenvolver em laboratórios no Departamento de Química da FCT e no ITQB.

Pretende-se que os alunos aprofundem os seus conhecimentos das técnicas experimentais seleccionadas, nas vertentes teórica e prática, e que desenvolvam uma abordagem crítica na análise e interpretação de resultados experimentais.

Caracterização geral

Código

11178

Créditos

6.0

Professor responsável

Margarida Archer Baltazar Pereira da Silva, Maria Teresa Nunes Mangas Catarino

Horas

Semanais - 5

Totais - 60

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não existem requisitos para frequentar esta unidade curricular.

Bibliografia

Livros de Bioquímica Geral :

LEHNINGER PRINCIPLES OF BIOCHEMISTRY
Nelson, D.L., & Cox, M.M.
W.H. Freeman and Company, San Francisco, 5th ed. 2008

PRINCIPLES OF BIOCHEMISTRY
Voet, D., Voet, J.G. & Pratt, C.W.
John Wiley & Sons, Inc., New York, 3rd ed. 2008

BIOCHEMISTRY
Lubert Stryer
W. H. Freeman and Company, San Francisco. 6th Ed. 2007

BIOANALYTICAL CHEMISTRY

Andear Manz, Nicole Pamme and Dimitri Iossifidis

Imperial College Press, 2004

 

Livros mais especializados, artigos de revisão e/ou artigos originais serão selecionados de acordo com as técnicas experimentais abordadas. 

Método de ensino

Os estudantes serão organizados em grupos com um máximo de 4 elementos. Em grupo fazem uma preparação prévia do trabalho experimental a realizar em cada semana, incluindo por vezes a elaboração de parte do protocolo experimental. Após a realização do trabalho é apresentado um relatório que deverá incluir a análise e discussão dos resultados e o seu enquadramento teórico e as conclusões.   

Método de avaliação

A avaliação será contínua e terá em conta o desempenho do aluno na preparação e realização dos trabalhos experimentais e ainda na sua capacidade crítica de análise e interpretação dos resultados obtidos, assim como da sua apresentação escrita e oral.

A nota final será atribuída de acordo com a seguinte ponderação:

30% componente laboratorial + 40% relatório + 30% apresentação e discussão do relatório

Conteúdo

Os estudantes terão a oportunidade de executar trabalho experimental em diferentes áreas da Bioquímica, desde a Biologia Molecular à Biofísica. Serão aplicadas técnicas utilizadas na produção e purificação de biomoléculas e sua caracterização a nível bioquímico e biofísico, cinético, espectroscópico e estrutural. No caso de proteínas recombinantes, o trabalho prático poderá também incluir técnicas de amplificação de genes, clonagem e expressão. Será também feita a caracterização cinética de uma enzima presente num tecido biológico. Os trabalhos a realizar serão articulados com o conteúdo das restantes UCs do 1º semestre deste Mestrado.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: