Organização Funcional da Célula

Objectivos

  1. Adquirir conhecimentos sobre a organização e dinâmica funcional de proteínas, membranas e organitos na célula eucariótica, mais especificamente, no endereçamento e processamento de proteínas, transporte vesicular, organização e dinâmica do citosqueleto, ciclo celular, interacções entre células e com o seu ambiente.
  2. Ter a capacidade de caracterizar vários tipos de células específicas, por exemplo, células cancerosas e células neurais.
  3. Adquirir conhecimentos sobre mecanismos moleculares e celulares que se encontram desregulados em doenças, tais como cancro e doenças neurodegenerativas.
  4. Realizar pesquisa bibliográfica e desenvolver análise crítica de literatura científica a fim de adquirir conhecimentos sobre um tema específico.

Caracterização geral

Código

11185

Créditos

3.0

Professor responsável

Júlia Carvalho Costa, Rita Sobral Moutinho Abranches

Horas

Semanais - 2

Totais - 24

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Os estudantes devem ter conhecimentos básicos de Biologia.

Bibliografia

Alberts, B., Bray, D., Hopkin, K., Johnson, A., Lewis, J., Raff, M., Roberts, K., Walter, P. (2018) Essential Cell Biology. 5th Edition. Ed. Garland Science, Taylor & Francis Group, New York, USA. ISBN-13: 978-0393680386.

Alberts, B., Johnson, A., Lewis, J., Raff, M., Roberts, K., Walter, P. (2015) Molecular Biology of the Cell. 6th Edition. Ed. Garland Science, Taylor & Francis Group, New York, USA. ISBN 978-0-8153-4464-3.

Lodish, H., Berk, A., Kaiser, C.A., Krieger, M., Bretscher, A., Ploegh, H., Amon, A., Scott, M.P. (2013) Molecular Cell Biology. 6th Edition. Ed.W. H. Freeman. ISBN-1-4641-0981-8. 

Siegel, G.J., Agranoff, B.W., Albers, R.W., Fisher, S.K., Uhler, M.D. (1999) Basic Neurochemistry. Molecular, cellular and medical aspects. 6th Ed. Lippincott Williams &Wilkins. ISBN 0-397-51820.

 Artigos científicos publicados em revistas científicas internacionais de impacto elevado.

Método de ensino

A unidade curricular é constituida por uma componente teórica e uma componente tutorial.

A componente teórica consiste em aulas teóricas sobre os temas do currículo.

A componente tutorial consiste num trabalho realizado pelos estudantes com uma componente escrita sobre um tema específico (por exemplo, resumo de um artigo científico), o qual é apresentado oralmente e discutido com o docente e os colegas. O tema é seleccionado de um conjunto de temas fornecido pelo docente com base nas aulas teóricas.

A avaliação consiste num exame final sobre a componente teórica (60%) e na realização de um trabalho escrito com respectiva apresentação oral e discussão (40%).

Método de avaliação

A avaliação inclui um teste final sobre a componente teórica e um  trabalho de grupo sobre um tema ou artigo com apresentação oral e discussão (componente tutorial), os quais representam 60 e 40% da avaliação final, respetivamente. Os trabalhos de grupo são apresentados semanalmente durante o decorrer da unidade curricular.

Conteúdo

  1. Endereçamento e processamento de proteínas na célula eucariótica: mecanismos de transporte vesicular; vias de secreção; “folding” e glicosilação de proteínas; vias de endocitose; desregulação em doenças humanas.
  2. Organização e dinâmica do citosqueleto: filamentos intermédios; microtúbulos; filamentos de actina.
  3. O ciclo celular: descrição geral; mecanismos de controlo do ciclo celular; fase S; fase M; mitose.
  4.  Interacções entre células e com o exterior: junções celulares; adesão celular; matriz extracelular.
  5. Cancro: características de células cancerosas.
  6. Sistema nervoso: componentes celulares do sistema nervoso e suas características; neuroregeneração.
  7. Mecanismos desregulados em doenças neurodegenerativas: “misfolding” de proteínas; degradação de proteínas; transporte axonal; disfunção  mitocondrial; apoptose; excitoxicidade.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: