Fisiologia

Objectivos

Nesta unidade curricular os alunos deverão ganhar um conhecimento integrado sobre os diversos mecanismos de funcionamento do corpo humano. Deverão ter compreendido que os mecanismos de regulação das várias funções corporais têm como objectivo a manutenção da homeostase de variáveis fisiológicas importantes, como a temperatura corporal, a pressão arterial, a água e a concentração de iões inorgânicos, o pH e a concentração de glucose no sangue. Os alunos deverão também adquirir noções básicas sobre os diferentes tipos de células e a forma como se organizam em tecidos e órgãos e como os órgãos se organizam em sistemas, que cumprem funções definidas e estão sujeitos a um controlo superior por parte do sistema nervoso e do sistema endócrino. Serão abordados exemplos de patologias associadas a alguns dos sistemas. Neste contexto, os alunos farão trabalho de pesquisa para relacionar as patologias com os sintomas e os resultados de exames médicos. 

Caracterização geral

Código

10661

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Teresa Nunes Mangas Catarino

Horas

Semanais - 4

Totais - 59

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Vander''s HUMAN PHYSIOLOGY: The Mechanisms of Body Function

15th Edition (2019) 

Widmaier, Raff, Strang

Editora Mc Graw Hill

Método de ensino

Esta unidade curricular está organizada em aulas teóricas e aulas teórico-práticas. Nas aulas teóricas será feita a exposição dos conteúdos programáticos pelo docente, recorrendo a slides em powerpoint. As aulas teórico-práticas serão de dois tipos: i)  aulas de resolução de problemas, ii) aulas de casos clínicos. Nas aulas teórico-práticas os alunos trabalham em grupo com acesso à Internet. O docente dá apoio aos grupos na resolução dos problemas e dos casos clínicos, orientando as pesquisas, esclarecendo dúvidas, ou mesmo resolvendo problemas no quadro. No fim de algumas aulas TP serão entregues fichas para avaliação em grupo.

O objectivo das aulas TP é tornar os alunos mais autónomos na pesquisa e selecção de informação e incentivar a compreensão e integração dos assuntos abordados nas aulas teóricas, contribuindo para a consolidação dos conhecimentos.

Método de avaliação

1. Só serão avaliados os alunos que obtiverem frequência à disciplina.

2. Terão frequência os alunos que assistirem a um mínimo de 14 aulas (T+TP).

3. Nota final = 85 % nota teórica + 15 % nota TP

4. Nota teórica: média das notas obtidas em 5 testes feitos ao longo do semestre. Não há nota mínima em cada teste, mas a aprovação à disciplina implica a obtenção de uma nota igual ou superior a 9.5 valores na componente teórica. Os alunos que reprovarem ou desistirem da avaliação contínua poderão realizar um exame final.

5. Nota TP: a nota TP é dada com base no trabalho realizado durante as aulas TP (apresentações e questionários).

6. Avaliação em exame final:  nota final = 85% exame + 15% nota TP 

7. As notas são dadas com 2 casas decimais e o arredondamento é feito pelo excel na nota final.

Conteúdo

1. Homeostase. Transporte Biológico.

2. Sistema Nervoso. Potencial de acção e sua propagação. Transmissão sináptica. Organização do sistema nervoso central e do sistema nervoso periférico. 

3. Sistema Endócrino. Princípios dos sistemas de controlo hormonal. O hipotálamo e a hipófise. Glândula tiróide, glândulas supra-renais, controle endócrino do crescimento.

4. Músculo. Estrutura do músculo e mecanismos moleculares da contração muscular. Músculo esquelético, músculo liso e músculo cardíaco.

5. Fisiologia cardiovascular. Desenho geral do sistema circulatório. O coração. O sistema vascular. Regulação da pressão arterial. Sangue e hemostase.

6. Fisiologia respiratória. Organização do sistema respiratório. Transporte de O2, CO2 e H+ entre os pulmões e os tecidos.

7. Fisiologia renal. Os rins e a regulação de água e iões. Princípios básicos da fisiologia renal. Balanço de sódio, água e potássio. Regulação do cálcio. Regulação do pH.

8. Digestão e absorção de alimentos. Organização do sistema gastrointestinal. Fígado e pâncreas. Regulação dos processos gastrointestinais.

9. Regulação do metabolismo. Controlo e integração do metabolismo dos açúcares, proteínas e gorduras. Eventos das fases absortiva e pós-absortiva. Controlo endócrino e neuronal. 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: