Betão Armado II

Objectivos

A disciplina tem como objetivo a formação dos alunos na análise, dimensionamento e pormenorização de lajes vigadas, de lajes fungiformes, de zonas de descontinuidade geométrica em peças de betão armado, e ainda, na introdução dos conceitos básicos relativos a estruturas em betão armado pré-esforçado.

Caracterização geral

Código

10759

Créditos

6.0

Professor responsável

António Manuel Pinho Ramos, Valter José da Guia Lúcio

Horas

Semanais - 10

Totais - 76

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Para frequentar esta disciplina, recomenda-se que os alunos tenham conhecimentos sólidos em Resistência de Materiais, Estruturas de Betão Armado I, assim como de análise estrutural de lajes.

Bibliografia

- NP-ENV1991-1:1994 - Eurocódigo 1 – Bases de projecto e acções em estruturas.

- NP-ENV1992-1-1:1991 - Eurocódigo 2 - Projecto de estruturas de betão

- REBAP - Regulamento de estruturas de betão armado e pré-esforçado, 1983.

- RSA - Regulamento de segurança e acções em estruturas de edifício e pontes, 1983.

- Tabelas Técnicas, J.S. Brasão Farinha e A.C. dos Reis, P.O.B, Setúbal, 1993.

- Apresentações das Aulas Teóricas.

Método de ensino

A unidade curricular é composta, semanalmente, por duas aulas teóricas com uma duração de 1:30h cada e uma prática com a duração de 2h.

Durante as aulas teóricas serão expostas as matérias, proporcionando se aos alunos os conhecimentos fundamentais e suas aplicações. São usados como elemento de apoio apresentações em PowerPoint.

As aulas práticas têm como objetivo a consolidação e aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas. Pretende-se que sejam os alunos a resolver os problemas. O docente acompanhará a resolução dos problemas propostos, esclarecendo as dúvidas que forem surgindo.

Método de avaliação

AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS DE ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO II – 2013-2014

A avaliação de conhecimentos terá, essencialmente, duas componentes: a avaliação contínua, realizada ao longo do semestre nas aulas teóricas e aulas práticas, e provas escritas (dois testes na Época Normal ou um Exame de Época de Recurso).

1. Época Normal

2 Testes: NE = (1ºT + 2ºT)/2 ≥ 7.5         Classificação: de 0 a 20 valores

2. Época de Recurso

Exame de Recurso: NE ≥ 7.5                            Classificação: de 0 a 20 valores

3. Avaliação contínua

Avaliação das aulas práticas Ac(P) e das aulas Teóricas Ac(T)

Ac = Ac(P) x Ac(T) ≥ 7.5 valores  Ac(P) = 0 a 20 valores  Ac(T) = 0% a 100%

4. Classificação Final

NFinal = 0.8xNE + 0.2xAc ≥ 9.5

Os alunos "trabalhador-estudante" poderão ser dispensados da avaliação contínua se o solicitarem por escrito ao Regente da disciplina. Nesse caso NFinal = NE.

Os alunos com classificação final superior a 16 valores terão de efetuar uma prova oral. Caso não compareçam, a nota final será 16 valores.

5. Observações

Nas aulas práticas serão efetuados Trabalhos em grupo, dos quais serão escolhidos aleatoriamente alguns para a avaliação contínua.

A avaliação contínua das aulas práticas Ac(P) será composta pela classificação dos Trabalhos em grupos de dois alunos, pela assiduidade dos alunos e pela apreciação do docente.

A avaliação contínua das aulas teóricas Ac(T) será composta pela assiduidade dos alunos e pela apreciação do docente.

Nos Mini-testes da Época Normal e no Exame da Época de Recurso é permitida apenas a consulta das Normas, de tabelas e de um formulário a fornecer pelos docentes.

Conteúdo

1.             LAJES

1.1.       Introdução

1.2.       Teoria das lajes

1.3.       Lajes vigadas

1.4.       Lajes fungiformes

2.             MÉTODO DAS ESCORAS E TIRANTES

2.1.       Introdução

2.2.       Vigas parede

2.3.       Zonas de ancoragens de pré-esforço

2.4.       Consolas curtas

2.5.       Fundações

3.             PRÉ-ESFORÇO

3.1.       Introdução

3.2.       Sistemas de pré-esforço

3.3.       Dimensionamento do pré-esforço

3.4.       Perdas de pré-esforço

3.5.       Estados limites últimos

3.6.       Estados limites de utilização

3.7.       Estruturas hiperstáticas

3.8.       Pormenorização