Educação Ambiental e Sustentabilidade I

Objectivos

Esta unidade curricular tem como objetivo fornecer conteúdos teóricos e práticos sobre a dinâmica e funcionamento dos ecossistemas, a importância da biodiversidade, os desafios e oportunidades associados às cidades, a contextualização da influência humana num território em constante mudança onde a responsabilidade social e ética são relevantes para proporcionarem uma maior qualidade de vida num quadro de desenvolvimento sustentável.

No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:

- Compreender e conhecer os principais conceitos, desafios, oportunidades e indicadores relacionados com o funcionamento dos sistemas naturais e humanizados;

- Ser capaz de contribuir para discutir a relevância da biodiversidade e conservação da natureza para o planeta, da importância das cidades e do planeamento e gestão do território numa perspetiva de responsabilidade individual e coletiva.

Caracterização geral

Código

11400

Créditos

9.0

Professor responsável

Francisco Manuel Freire Cardoso Ferreira

Horas

Semanais - 2

Totais - 140

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem.

Bibliografia

- Miller, G. and Sppolman, S., 2014. Living in the Environment, 18th Edition, Wadsworth Publishing Company, Belmont, 816 pp.

- Begon M, Colin R, Towsend J, Harper L. 2005. Ecology: From Individuals to Ecosystems. 4th Edition, 752 pp. Wiley-Blackwell

*Gaston, K.J., Spicer J. I. 2004. Biodiversity – An Introduction. Blackwell Pub. Co. ISBN 1-4051-1857

* Odum, E.P. e G.W. Barrett. 2005. Fundamentals of Ecology, 5th ed. Brooks/Cole, Belmont (Chapter 3 only): “Princípios e Conceitos Fundamentais Relacionados com a Energia”]

- The Sustainable Urban Development; Ed. Wheeler, S. and Beatley, T.; Urban Reader Series, Routledge, New York, 2004.

- Dobson, A. (2003) Citizenship and the Environment. Oxford University Press. Oxford, 132.

Método de ensino

O método de ensino é suportado em aulas teórico-práticas. As aulas práticas incidem na análise e discussão de instrumentos de avaliação e gestão. O método de ensino é orientado para: a) capacidade individual e/ou de grupo para produzir, desenvolver ou utilizar as técnicas estudadas; b) capacidade de argumentação e raciocínio coerente na exposição de temas estudados individualmente ou em grupo. As horas não presenciais são orientadas em regime tutorial com recurso ao sistema e-learning.

Método de avaliação

A avaliação de conhecimentos é realizada através de três componentes: o trabalho individual (30%), o trabalho de grupo escrito com apresentação oral (40%) e a participação activa do aluno nas aulas e na realização dos exercícios de aplicação (30%).

Conteúdo

Conceitos base, características e funcionamento dos ecossistemas terrestres e marinhos. A importância da biodiversidade e os mecanismos de salvaguarda do património natural à escala nacional, europeia e mundial. Pressões, impactes e degradação dos sistemas naturais. Os ciclos de nutrientes, da água e da energia.

As cidades como IGNOREe de problemas mas também de soluções, a gestão do território e a qualidade de vida das populações.

Democracia e cidadania. Enquadramento normativo e novas exigências. Cidadania ativa. Situação atual e conceitos chave. Técnicas e metodologias. Contextos multigeracionais promotores de cidadania ativa em prol da sustentabilidade.

As responsabilidades sociais e éticas no quadro de um desenvolvimento sustentável.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: