Empreendedorismo

Objetivos

Esta unidade curricular visa sensibilizar os estudantes para a importância da atitude empreendedora, de inovaçãoe de experimentação, bem como o desenvolvimento de competências sociais e técnicas de empreendedorismo para projetos inovadorese tecnológicos. A UC propõe-se motivar e preparar os estudantes  para empreender projetos inovadores nas empresas ou desenvolver startups de base tecnológica.

Caracterização geral

Código

10380

Créditos

3.0

Professor responsável

António Carlos Bárbara Grilo

Horas

Semanais - 3

Totais - 48

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

Livros:

Paul Burns, (2010), "Entrepreneurship and Small Business: Start-up, Growth and Maturity", Palgrave Macmillan, 3rd Ed.

Shriberg, A. & Shriberg (2010), "Practicing Leadership: Principles and Applications", John Wiley & Sons, 4th Ed., USA.

Spinelli, S. & Rob Adams (2012). “New Venture Creation: Entrepreneurship for the 21st Century”. McGraw-Hill Higher Education; 9 Ed.

Thomas H. Byers, Richard C. Dorf, Andrew Nelson (2010) “Technology Ventures: From Idea to Enterprise”, 3rd Ed., McGraw-Hill Higher Education

Serão disponibilizados aos estudantesmaterial de apoio, como sejam, links, blogs, videos, sobre as várias matérias apresentadas.

Método de ensino

Considerando o tempo disponível (5 semanas), a metodologia de ensino preconiza que em cada semana sejam discutidos e trabalhados (em grupo) os temas apresentados, os quais tinham sido definidos nos objetivos de aprendizagem. Na 1ª semana os temas a abordar estão relacionados com os aspetos estratégicos do empreendedorismo, a geração de ideias, a liderança e a gestão de equipas; como resultado os alunos deverão constituir e organizar as suas equipas para poderem definir o problema que se pretende resolver. Na 2ª semana, os temas apresentados permitirão que o aluno possa evoluir no seu projeto acrescentando opções de soluções ao problema identificado na semana anterior e proceder à seleção de uma delas. Na 3ª semana, a abordagem ao mercado e às condições de comercialização viabilizarão a concretização do plano de marketing. Na 4ª semana, abordar-se-ão os aspetos relacionados com a viabilidade financeira do projeto, possibilitando a realização do respetivo plano de negócio e do seu financiamento. Na última semana, abordar-se-á o processo de exposição da ideia aos potenciais interessados, tendo os alunos que realizar a apresentação e defesa do seu projeto num elevator pitch, perante um júri.

Neste sentido, a metodologia privilegia

1) a apresentação de casos práticos e de sucesso;

2) a promoção de competências nos domínios comportamentais, nomeadamente, no que respeita ao desenvolvimento do sentido crítico, à defesa de ideias e argumentos baseados em dados técnico-científicos, à tolerância e capacidade de gestão de conflitos em situações adversas e stressantes.

3) a participação dos alunos nos trabalhos colocadas ao longo da unidade curricular e a sua apresentação.

Método de avaliação

Este curso será ministrado a alunos dos 4º ou 5º anos dos programas de "Mestrado integrado" e de 2º ciclo (mestrado).

O programa é dimensionado para decorrer entre o 1º e o 2º semestre (Janeiro-Fevereiro), num período de 5 semanas, e exigindo um esforço global da ordem de 3 ECTS.

As aulas presenciais baseiam-se na exposição dos conteúdos do programa. Os estudantes serão solicitados a aplicar as competências adquiridas através da criação e desenvolvimento de uma ideia (produto ou negócio).

Assente nos princípios da multidisciplinaridade, as aulas integrarão alunos provenientes de diversos cursos com vista a promover a integração de conhecimento derivado de várias áreas científicas e envolverão professores e "mentores" com background diverso nos domínios da engenharia, da ciência, da gestão e dos negócios.

A avaliação compreende a apresentação e defesa da ideia num elevator pitch e do respetivo relatório (realizado em grupo de 4-5 elementos). A apresentação contribuirá com 50% e o relatório com 50% para a nota final.

Será utilizada a metodologia do “banco de valores” para atribuição da nota individual, de acordo com a seguinte formula:

(  C x N  ) + N / 2

em que C será a classificação do júri e N o nº de elementos do grupo

Conteúdo

1. O começo: necessidades, oportunidades e desafios;

2. Definição da ideia e desenvolvimento da solução;

3. Proposta de Valor e Modelo de Negócio;

4. Análise Mercado e Plano de Marketing;

5. Elevator-pitch;

6. Estudo dos Fluxos Financeiro;

7. Plano de desenvolvimento;

8. Implementação e financiamento.