Empreendedorismo
Objetivos
Esta unidade curricular visa sensibilizar os estudantes para a importância da atitude empreendedora, de inovação, e de experimentação, bem como o desenvolvimento de competências sociais e técnicas de empreendedorismo para projetos inovadorese tecnológicos. A UC propõe-se motivar e preparar os estudantes para empreender projetos inovadores nas empresas ou desenvolver startups de base tecnológica.
Caracterização geral
Código
10380
Créditos
3.0
Professor responsável
António Carlos Bárbara Grilo
Horas
Semanais - 3
Totais - 48
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
Livros:
Paul Burns, (2010), "Entrepreneurship and Small Business: Start-up, Growth and Maturity", Palgrave Macmillan, 3rd Ed.
Shriberg, A. & Shriberg (2010), "Practicing Leadership: Principles and Applications", John Wiley & Sons, 4th Ed., USA.
Spinelli, S. & Rob Adams (2012). “New Venture Creation: Entrepreneurship for the 21st Century”. McGraw-Hill Higher Education; 9 Ed.
Thomas H. Byers, Richard C. Dorf, Andrew Nelson (2010) “Technology Ventures: From Idea to Enterprise”, 3rd Ed., McGraw-Hill Higher Education
Serão disponibilizados aos estudantesmaterial de apoio, como sejam, links, blogs, videos, sobre as várias matérias apresentadas.
Método de ensino
Considerando o tempo disponível (5 semanas), a metodologia de ensino preconiza que em cada semana sejam discutidos e trabalhados (em grupo) os temas apresentados, os quais tinham sido definidos nos objetivos de aprendizagem. Na 1ª semana os temas a abordar estão relacionados com os aspetos estratégicos do empreendedorismo, a geração de ideias, a liderança e a gestão de equipas; como resultado os alunos deverão constituir e organizar as suas equipas para poderem definir o problema que se pretende resolver. Na 2ª semana, os temas apresentados permitirão que o aluno possa evoluir no seu projeto acrescentando opções de soluções ao problema identificado na semana anterior e proceder à seleção de uma delas. Na 3ª semana, a abordagem ao mercado e às condições de comercialização viabilizarão a concretização do plano de marketing. Na 4ª semana, abordar-se-ão os aspetos relacionados com a viabilidade financeira do projeto, possibilitando a realização do respetivo plano de negócio e do seu financiamento. Na última semana, abordar-se-á o processo de exposição da ideia aos potenciais interessados, tendo os alunos que realizar a apresentação e defesa do seu projeto num elevator pitch, perante um júri.
Neste sentido, a metodologia privilegia
1) a apresentação de casos práticos e de sucesso;
2) a promoção de competências nos domínios comportamentais, nomeadamente, no que respeita ao desenvolvimento do sentido crítico, à defesa de ideias e argumentos baseados em dados técnico-científicos, à tolerância e capacidade de gestão de conflitos em situações adversas e stressantes.
3) a participação dos alunos nos trabalhos colocadas ao longo da unidade curricular e a sua apresentação.
Método de avaliação
Este curso será ministrado a alunos dos 4º ou 5º anos dos programas de "Mestrado integrado" e de 2º ciclo (mestrado).
O programa é dimensionado para decorrer entre o 1º e o 2º semestre (Janeiro-Fevereiro), num período de 5 semanas, e exigindo um esforço global da ordem de 3 ECTS.
As aulas presenciais baseiam-se na exposição dos conteúdos do programa. Os estudantes serão solicitados a aplicar as competências adquiridas através da criação e desenvolvimento de uma ideia (produto ou negócio).
Assente nos princípios da multidisciplinaridade, as aulas integrarão alunos provenientes de diversos cursos com vista a promover a integração de conhecimento derivado de várias áreas científicas e envolverão professores e "mentores" com background diverso nos domínios da engenharia, da ciência, da gestão e dos negócios.
A avaliação compreende a apresentação e defesa da ideia num elevator pitch e do respetivo relatório (realizado em grupo de 4-5 elementos). A apresentação contribuirá com 50% e o relatório com 50% para a nota final.
Será utilizada a metodologia do “banco de valores” para atribuição da nota individual, de acordo com a seguinte formula:
( C x N ) + N / 2
em que C será a classificação do júri e N o nº de elementos do grupo
Conteúdo
1. O começo: necessidades, oportunidades e desafios;
2. Definição da ideia e desenvolvimento da solução;
3. Proposta de Valor e Modelo de Negócio;
4. Análise Mercado e Plano de Marketing;
5. Elevator-pitch;
6. Estudo dos Fluxos Financeiro;
7. Plano de desenvolvimento;
8. Implementação e financiamento.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Engenharia de Big Data
- Atuariado, Estatística e Investigação Operacional
- Bioenergia
- Bioquímica
- Bioquímica para a Saúde
- Biotecnologia
- Engenharia Biomédica
- Engenharia Civil (Estruturas e Geotecnia)
- Engenharia Civil (Reabilitação de Edifícios)
- Engenharia de Energias Renováveis
- Engenharia de Materiais
- Engenharia de Micro e Nanotecnologias
- Engenharia e Gestão Industrial
- Engenharia Electrotécnica e de Computadores
- Engenharia Física
- Engenharia Geológica
- Engenharia Informática
- Engenharia Mecânica
- Engenharia Química e Bioquímica
- Especialidade em Ciências da Conservação
- Especialidade em Teoria, História e Técnicas
- Genética Molecular e Biomedicina
- Matemática Financeira
- Matemática Pura
- Materiais Avançados e Reciclagem Inovadora
- Perfil de Construção
- Perfil de Engenharia de Sistemas Ambientais
- Perfil de Engenharia Sanitária
- Perfil de Estruturas
- Perfil de Geotecnia
- Química Bioorgânica
- Tecnologia e Segurança Alimentar
- Tecnologias de Produção e Transformação Agro-Industrial