Mecânica das Rochas

Objectivos

Aprender conceitos básicos relacionados com a mecânica das rochas necessários a aplicações no âmbito das engenharias civil e mineira, nomeadamente no que respeita ao estudo do estado de tensão, resistência e deformabilidade de rochas intactas versus maciços rochosos (MR), a relevância das descontinuidades e os métodos de caracterização daquelas características no campo e em laboratório; acrescem ainda aspectos relativos à problemática da representatividade da amostragem e do efeito de escala no estudo de MR, passando pelos critérios de rotura e introdução aos aspectos de modelação.

Caracterização geral

Código

10739

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Paula Fernandes da Silva

Horas

Semanais - 5

Totais - 80

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não são colocados requisitos de frequência, mas é aconselhável o domínio dos conceitos básicos de Geologia de engenharia.

Bibliografia

Anon., Desenvolvimentos recentes no domínio da mecânica das rochas. LNEC, Lisboa, 1983.

Comité Français de Mécanique des Roches, Manuel de mécanique des roches.  École des Mines, Paris, Tome 1(2000) e Tome 2 (2003). 

Goodman R., Introduction to rock mechanics. John Wiley & Sons (2nd ed), New York, 1988. 

Hudson J., Rock mechanics - principles in engineering practice. J. A. Butterworths, London, 1989.

Rocha M., Mecânica das rochas; LNEC, Lisboa, 1981.

Vallejo L. I. González de, & Ferrer M., Geological Engineering. CRC Press Balkema Group, 2011.

Método de ensino

Aulas teóricas com recurso a meios multimédia e ao programa Moodle. Aulas de laboratório, seminários com especialistas na área, análise e discussão de resultados de ensaios de laboratório e ‘in situ’; complementadas pela resolução de problemas diversos.

Método de avaliação

Avaliação contínua com dois testes e um trabalho - apresentação e discussão de um caso real de aplicação da Mecânica das Rochas num estudo de engenharia civil ou mineira.

Classificação final: média ponderada das classificações obtidas nos testes (80%) e no trabalho (20%).

Conteúdo

Mecânica Rochas: âmbito. Rocha intacta, descontinuidades e maciço rochoso (MR). Propriedades índice rochas intactas. Estado tensão: tensor, casos particulares; tensões principais, sua relação. Tensões e deformações. Tensões ‘in situ’: no mundo; ensaios ISRM; efeito de escala, anisotropia. Resistência e deformação da rocha. Modos rotura; curva tensão-deformação; factores que a afectam. Solicitações triaxiais. Comportamentos reológicos. Ensaios ‘in situ’/laboratório. Descontinuidades: influência no comportamento do MR; efeito de escala, amostragem e representatividade. Resistência ao deslizamento, em laboratório/‘in situ’. Resistência e deformabilidade de MR: contributo métodos empíricos; correlações. Critérios de rotura. CHILE vs DIANE. Comportamento hidromecânico de MR; determinação de k, modelação. Métodos numéricos em MR; aplicações.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: