Gestão e Qualidade da Água

Objetivos

Permitir uma formação moderna, abrangente e versátil no domínio da gestão e qualidade da água, mantendo presentes os objectivos primordiais de preservação e proteção.

Consistindo:

1) na aquisição de competências científicas, técnicas, ambientais, económicas e sociais para interpretação e elaboraçao de planos de gestão de recursos hídricos, de monitorização e de remediação.

Caracterização geral

Código

10745

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Manuela Malhado Simões Ribeiro

Horas

Semanais - 4

Totais - 82

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica.

Bibliografia

Gestão estratégica: Conceitos, modelos e instrumentos by António J. Robalo Santos. Escolar Editora, 2008

Sustainable Water Quality Management Policy. The Role of Trading: The U.S. Experience by C. Pharino, Springer, 2007

Modern Groundwater Exploration, Discovering New Water Resources in Consolidated Rocks Using Innovative Hydrogeologic Concepts, Exploration, Drilling, Aquifer Testing, and Management Methods by R. A. Bisson & J. H. Lehr. John Wiley & Sons, 2004

Groundwater Geochemistry: A practical guide to modeling of natural and contaminated aquatic systems by Broder J. Merkel & Britta Planer-Friedrich and edited by Darrel Kirk Nosdstrom. Springer, 2005

Método de ensino

Aulas teórico-práticas, aulas práticas de laboratório e visitas de estudo.

Nas sessões experimentais, os alunos são motivados para o uso de metodologias analíticas avançadas para análise laboratorial da composição da água. São utilizadas técnicas de potenciometria, cromatografia (HPLC) e ião seletivo para quantificação iónica da composição da água. Elaboração de projeto de gestão e planeamento de recursos hídricos, incluindo pesquisa científica. Visitas de estudo a unidades de tratamento de águas residuais urbanas ou industriais e unidades públicas ou privadas de gestão e distribuição de água potável.

Método de avaliação

Frequência

É requerida frequência à disciplina através da presença em 2/3 das aulas TP. Esta é sujeita a avaliação quantitativa, representando 10% na ponderação para cálculo da nota final.

 A não obtenção de frequência impede a aprovação na Unidade Curricular por avaliação contínua e exclui os alunos da realização de qualquer forma de avaliação em exame de recurso, época especial e época extraordinária.

 Avaliação

Avaliação contínua com 2 elementos de avaliação, consistindo em 2 testes, 1 trabalho de síntese bibliográfica sobre tema a designar no início do ano letivo e desempenho do aluno na Unidade Curricular. 

Condições para aprovação e classificação final

Obtenção de frequência + nota final igual ou superior a 10 valores obtida pela média ponderada dos resultados obtidos no conjunto dos elementos de avaliação (nos 2 testes e no trabalho) com a seguinte ponderação: 1º teste - 30%, 2º teste - 30%, trabalho - 30% e 10% para o desempenho do aluno na Unidade Curricular.

É exigida obtenção de nota mínima, igual a 8 valores, nos testes e no trabalho.

Exame de Recurso/Exame de Época Especial/Exame Extraordinário/Melhoria de nota

Qualquer um destes modos de avaliação só é possível para a componente de avaliação teórico-prática, cujo resultado obtido entrará na nota final com a ponderação prevista na avaliação contínua (60%).

Conteúdo

Introdução aos conceitos básicos de gestão. Gestão da água. Usos e escassez. Valor económico, social e ambiental da água superficial e subterrânea. Métodos e tecnologias para uso sustentável da água. Políticas públicas e privadas no uso e gestão da água. Leis e enquadramento legal. Unidades de gestão (bacia hidrográfica e sistemas aquíferos). Qualidade da água para suporte de atividades humanas (municípios, agricultura, industria e minas). Indicadores físicos, químicos, radioativos e bacteriológicos de qualidade. Fontes naturais e artificiais de água. Reciclagem e reutilização da água em sistemas urbanos, industriais e agroindustriais. Proteção e preservação da qualidade. Poluentes e sistemas de tratamento.