Alimentos Funcionais em Nutrição Humana

Objectivos

No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:

1-Desenvolver a capacidade de interpretação e análise de problemas alimentares, para efectuar cálculos com bases conceptuais ligadas a uma definição de necessidades casuísticas em nutrientes energéticos e reguladores, a par de uma integração do metabolismo do azoto.

2-Conhecer aspectos nutricionais de forma a articular processos ligados à manutenção da saúde, destacando-se a integração de problemas alimentares crónicos.

3-Caracterizar componentes e propriedades dos alimentos funcionais, dominando conceitos fundamentais e metodologias relacionados com a respectiva aplicabilidade para benefícios na saúde.

4-Estudar e aplicar as metodologias para desenvolvimento de alimentos funcionais a nível industrial, descrevendo e interpretando limitações e alternativas metodológicas.

Caracterização geral

Código

11375

Créditos

6.0

Professor responsável

Fernando José Cebola Lidon

Horas

Semanais - 6

Totais - 84

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A Unidade curricular requer conhecimentos básicos na área da química, biologia e bioquímica.

Bibliografia

- Lidon, F., Silvestre, M. M. (2010). Princípios de Alimentação e Nutrição Humana. Escolar Editora. ISBN: 978-972-592-270-5

- Gropper, S. S., Smith, J. L. (2012).Advanced Nutrition and Human Metabolism. Cengage Learning; 6 edition. ISBN: 13: 978-1133104056

- Stipanuk, M. H., Caudill, M. A. (2012).Biochemical, Physiological, and Molecular Aspects of Human Nutrition. Saunders; 3 edition. ISBN: 13: 978-1437709599

- Aluko, R. E. (2012).Functional Foods and Nutraceuticals (Food Science Text Series). Springer Verlag. ISBN: 13: 978-1461434795

- Hasler, C. M. (2005). Regulation of Functional Foods and Nutraceuticals: A Global Perspective. Wiley-Blackwell; 1 edition. ISBN: 13: 978-0813811772.

- Smith, J. Charter, E. (2010).Functional Food Product Development. Wiley-Blackwell; 1 edition. 13: 978-1405178761.

Método de ensino

O ensino, apoiado na utilização de projecções multimédia e a métodos de e-learning (recurso ao programa Moodle), incluirá aulas teóricas e práticas alicerçada no ensino dos conceitos teóricos e na aplicação dos conceitos abordados.

Método de avaliação

Avaliação contínua nas 2 componentes: teórica (2 Mini-Testes individuais - cada um com 30% na classificação final) e teórica-prática: (realização e apresentação oral de um projecto de desenvolvimento de um alimento funcional, com base em bibliografia e apoio técnico em indústrias do sector alimentar - 40% classificação final).

Classificação final: (0,30*Mini-Teste1) + (0,30*Mini-Teste2) + (0,40*Trabalho de pesquisa). Aprovação requer nota mínima de 9,5 valores (escala de 20 valores) em cada componente (teórica e teórica-prática)

Os alunos sem aprovação na avaliação contínua poderão ir a exame. Classificação igual a: 0,6*classificação do exame+0,4*classificação da componente teórica-prática. Aprovação com um mínimo de 9,5 valores (escala de 20 valores).

Conteúdo

Problemas alimentares contemporâneos. Padronização nutricional: nutrientes energéticos e reguladores; equilíbrio azotado e exigências hídricas. Processamento alimentar: ingestão, digestão, absorção, acumulação e eliminação.

Nutrição e saúde: intolerância aos glícidos; alergias alimentares; diabetes; doenças cardiovasculares; cancro.

Doenças transmitidas por alimentos: micotoxinas e micropoluentes.

Dieta e estados fisiológicos: senescências sexual (menopausa e andropausa), óssea e da memória.

Alimentos funcionais: definição; produtos de origem animal e vegetal; mecanismos fisiológicos de actuação e benefícios para a saúde (desenvolvimento inicial e crescimento de crianças; dieta da mãe, crianças e adolescentes; saúde gastrointestinal, mental, óssea e cardiovascular; diabetes mellitus; doenças músculo-esqueléticas; envelhecimento e desempenho físico; obesidade; perfil lipídico). Investigação e desenvolvimento de alimentos funcionais a nível industrial (sistemas piloto e factores de escala).

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: