Aquicultura Sustentável

Objectivos

No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:

-        Compreender a importância do papel da aquicultura sustentável, na segurança alimentar, nutrição e desenvolvimento económico do país e minimizando os impactes ambientais gerados por uma indústria desta natureza.

-        Ser capaz de, no futuro, tomar decisões a todos os níveis para assegurar que os produtos produzidos num quadro sustentável promovam a equidade e que sejam resilientes à mudança climática e a outros factores de pressão externos.

Conhecer os diferentes locais e regimes de produção, as espécies, os parâmetros de qualidade bem como a legislação que fomente uma produção aquícola sustentável.

Caracterização geral

Código

11377

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Fernanda Guedes Pessoa

Horas

Semanais - 4

Totais - 56

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de biologia, ambiente e/ou química.

Bibliografia

Bunting, S.W. (2013). Principles of Sustainable Aquaculture: Promoting Social, Economic and Environmental Resilience. Routledge. [ISBN13: 978-0-203-12743-8].

FAO (2010). Aquaculture Planning - Policy Formulation and Implementation for Sustainable  Development. FAO Fisheries and Aquaculture Technical Papers. [ISBN-13: 978-9251065716].

Little, D.C. e A. Shinn (eds) (2013). Sustainable Aquaculture. Routledge. [ISBN-13: 978-1849711111].

Romanowski, N. (2006). Sustainable Freshwater Aquaculture: The Complete Guide from Backyard to Investor. Ebook. [ISBN13- 9780868408354].

Método de ensino

T E TP serão em sala com data-show e/ou por e-learning (recurso a Moodle). Haverá nálise e interpretação de casos de estudo e resolução de exercícios. Haverá visitas guiadas a empresas. Av. contínua, baseada nas componentes T e TP. A aprovação com nota mínima de 9,5 (escala de 20 valores). Haverá exame para quem não obtiver aprovação na avaliação contínua: CF=0,6*notaexame+0,4OT. Aprovação com nota mínima de 9,5 (escala 20 valores).

Projectos/trabalhos - exercícios nas sessões TP de pesquisa sobre os assuntos a abordar e ainda de preparação de relatórios dos trabalhos desenvolvidos. Haverá acesso a toda a bibliografia sobre os assuntos e a materiais necessários à execução dos trabalhos solicitados. Complementa-se a formação com atenção personalizada (aulas tutoriais), para esclarecer dúvidas e orientar o aluno na aprendizagem.

Método de avaliação

Avaliação contínua nas 2 componentes: Teórica e Teórico-prática.

Teórica (2 Mini-Testes individuais - cada com 30% na classificação final);

Teórica-prática: Realização e apresentação de um projecto de investigação, com base em bibliografia e apoio técnico em indústrias do sector alimentar - 40% classificação final.

Classificação final: (0,30*Mini-Teste1) + (0,30*Mini-Teste2) + (0,40* Trabalho de pesquisa). Aprovação requer nota mínima de 9,5 valores (escala de 20 valores) em cada componente (teórica e teórica-prática)

Os alunos sem aprovação na avaliação contínua poderão ir a exame. Classificação igual a: 0,6*classificação do exame+0,4*classificação da componente teórica-prática. Aprovação com classificação mínima de 9,5 valores.

Conteúdo

A aquicultura: conceitos gerais. Evolução da aquicultura. Produção aquícola mundial. A água como elemento de cultura. Tipos de aquicultura. Regimes de produção. Etapas do sistema de cultivo. Critérios de selecção das principais espécies produzidas. Alimentação. Patologia e profilaxia. Factores que contribuíram para o desenvolvimento da aquacultura. Impactes ambientais. Noção e práticas de Sustentabilidade. Aquacultura sustentável costeira e marinha. Aquacultura integrada nos sistemas rurais. Normas higio-sanitárias. Boas práticas. Conceito de Aquicultura biológica. Legislação.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: