Aquicultura Sustentável
Objetivos
No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:
- Compreender a importância do papel da aquicultura sustentável, na segurança alimentar, nutrição e desenvolvimento económico do país e minimizando os impactes ambientais gerados por uma indústria desta natureza.
- Ser capaz de, no futuro, tomar decisões a todos os níveis para assegurar que os produtos produzidos num quadro sustentável promovam a equidade e que sejam resilientes à mudança climática e a outros factores de pressão externos.
Conhecer os diferentes locais e regimes de produção, as espécies, os parâmetros de qualidade bem como a legislação que fomente uma produção aquícola sustentável.
Caracterização geral
Código
11377
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Fernanda Guedes Pessoa
Horas
Semanais - 4
Totais - 56
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de biologia, ambiente e/ou química.
Bibliografia
Bunting, S.W. (2013). Principles of Sustainable Aquaculture: Promoting Social, Economic and Environmental Resilience. Routledge. [ISBN13: 978-0-203-12743-8].
FAO (2010). Aquaculture Planning - Policy Formulation and Implementation for Sustainable Development. FAO Fisheries and Aquaculture Technical Papers. [ISBN-13: 978-9251065716].
Little, D.C. e A. Shinn (eds) (2013). Sustainable Aquaculture. Routledge. [ISBN-13: 978-1849711111].
Romanowski, N. (2006). Sustainable Freshwater Aquaculture: The Complete Guide from Backyard to Investor. Ebook. [ISBN13- 9780868408354].
Método de ensino
T E TP serão em sala com data-show e/ou por e-learning (recurso a Moodle). Haverá nálise e interpretação de casos de estudo e resolução de exercícios. Haverá visitas guiadas a empresas. Av. contínua, baseada nas componentes T e TP. A aprovação com nota mínima de 9,5 (escala de 20 valores). Haverá exame para quem não obtiver aprovação na avaliação contínua: CF=0,6*notaexame+0,4OT. Aprovação com nota mínima de 9,5 (escala 20 valores).
Projectos/trabalhos - exercícios nas sessões TP de pesquisa sobre os assuntos a abordar e ainda de preparação de relatórios dos trabalhos desenvolvidos. Haverá acesso a toda a bibliografia sobre os assuntos e a materiais necessários à execução dos trabalhos solicitados. Complementa-se a formação com atenção personalizada (aulas tutoriais), para esclarecer dúvidas e orientar o aluno na aprendizagem.
Método de avaliação
Avaliação contínua nas 2 componentes: Teórica e Teórico-prática.
Teórica (2 Mini-Testes individuais - cada com 30% na classificação final);
Teórica-prática: Realização e apresentação de um projecto de investigação, com base em bibliografia e apoio técnico em indústrias do sector alimentar - 40% classificação final.
Classificação final: (0,30*Mini-Teste1) + (0,30*Mini-Teste2) + (0,40* Trabalho de pesquisa). Aprovação requer nota mínima de 9,5 valores (escala de 20 valores) em cada componente (teórica e teórica-prática)
Os alunos sem aprovação na avaliação contínua poderão ir a exame. Classificação igual a: 0,6*classificação do exame+0,4*classificação da componente teórica-prática. Aprovação com classificação mínima de 9,5 valores.
Conteúdo
A aquicultura: conceitos gerais. Evolução da aquicultura. Produção aquícola mundial. A água como elemento de cultura. Tipos de aquicultura. Regimes de produção. Etapas do sistema de cultivo. Critérios de selecção das principais espécies produzidas. Alimentação. Patologia e profilaxia. Factores que contribuíram para o desenvolvimento da aquacultura. Impactes ambientais. Noção e práticas de Sustentabilidade. Aquacultura sustentável costeira e marinha. Aquacultura integrada nos sistemas rurais. Normas higio-sanitárias. Boas práticas. Conceito de Aquicultura biológica. Legislação.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: