Dissertação em Bioenergia
Objetivos
O objectivo da unidade curricular é a realização de um trabalho de índole científica ou tecnológica, executado com autonomia pelos estudantes. Os estudantes aprendem a fazer o estado da arte num tema tecnológico/científico, com uma síntese crítica das várias abordagens e propostas técnico/científicas. Adquirem as capacidades de aplicação das metodologias de investigação e desenvolvimento adequadas á realização do trabalho de Dissertação e as competências necessárias para a elaboração da Dissertação. A disseminação dos resultados é incentivada, nomeadamente a sua publicação em revistas ou conferências com revisão prévia, nacionais ou internacionais.
Caracterização geral
Código
11501
Créditos
42.0
Professor responsável
Maria Margarida Boavida Pontes Gonçalves
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 32
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
Artigos científicos e técnicos e obras de referência na área científica ou áreas afins, em que se situa o trabalho de Dissertação.
Método de ensino
As metodologias de ensino incluem sessões individuais do estudante com o orientador do trabalho, para discussão e acompanhamento das actividades bem como do cumprimento dos requisitos necessários à elaboração da Dissertação. Pode incluir a participação em seminários específicos.
Método de avaliação
Elaboração, apresentação e discussão pública do trabalho de dissertação.
Critérios de avaliação: 1. Qualidade técnica e/ou científica do trabalho escrito de dissertação (50%); 2. Apresentação oral (15%); 3. Discussão do trabalho (20%); 4. Trabalho apresentado em reuniões técnicas/científicas (comunição oral ou painel), ou em revistas de divulgação técnica, ou de relevância/aplicação empresarial e industrial (5%) ou 5. Trabalho publicado ou aceite para publicação em revista científica (15%).
Aprovação com classificação mínima de 10 valores (escala de 20 valores).
Conteúdo
Elaboração do trabalho de Dissertação, incluindo o planeamento das actividades a desenvolver, a elaboração escrita da Dissertação e a sua apresentação e discussão pública. A disseminação e validação dos resultados pela comunidade científica é fortemente incentivada.