Cristais Líquidos e Aplicações
Objetivos
No aspecto formativo esta unidade curricular (UC) visa fornecer aos alunos conhecimentos científicos e tecnológicos sobre os novos materiais mesomorfos, familiarizá-los com novos conceitos em vários ramos do conhecimento, desenvolver a sua capacidade de raciocínio e relacionamento interdisciplinar e despertar aptidões para a criação científica e a inovação tecnológica. No aspecto informativo a UC visa dar a conhecer aos alunos as múltiplas potencialidades de aplicação dos cristais líquidos e colocá-los a par dos progressos científicos e tecnológicos mais recentes, e das perspectivas futuras, neste ramo da ciência dos materiais.
Caracterização geral
Código
10201
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Helena Figueiredo Godinho
Horas
Semanais - 5
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
A.F. Martins, Os Cristais Líquidos, Fundação Calouste Gulbenkian, Colóquio "Ciências", 7, 253, 1991.
P.J. Collings and M. Hird, Introduction to Liquid Crystals, Taylor & Francis, 1997.
P.G. de Gennes and J. Prost, The Physics of Liquid Crystals, Osford University Press (UK), 2nd, 1993.
P. Oswald, P. Pieranski, Nematic and Cholesteric Liquid Crystals: Concepts and Physical Properties illustrated by Experiments (Liquid Crystals Book Series), Taylor & Francis, 2005.
Método de ensino
Consideram-se dois tipos de aulas: teórico-práticas e de laboratório. As aulas teórico-práticas serão dadas com recurso ao quadro preto e giz assim como a “data show” e os estudantes têm acesso a cópia das mesmas na página da disciplina do CLIP. Será igualmente efectuado o estudo de casos, recorrendo à análise de artigos científicos. Os trabalhos de laboratório serão realizados pelos próprios estudantes, sob a orientação do docente e focam os diferentes aspectos dos cristais líquidos.
Frequência na unidade curricular: obtida pela realização dos trabalhos de laboratório, de testes sobre os trabalhos realizados e apresentação de um dos trabahos realizados.
Avaliação: realização de dois testes ou de exame final.
A nota final obtida corresponde a 60% da nota teórica (exame ou média dos testes) e 40% da nota prática (nota de frequência).
Método de avaliação
Avaliação: realização de dois testes ou de exame final.
A nota final obtida corresponde a 60% da nota teórica (exame ou média dos testes) e 40% da nota prática (nota de frequência).
Conteúdo
1. Introdução. Importância tecnológica e biológica dos cristais líquidos e polímeros líquido-cristalinos.
2. Classificação, organização molecular e propriedades ópticas. Grau de ordem. Texturas e defeitos de orientação (disclinações).
3. Elasticidade de curvatura. Energia livre de deformação. Equações de equilíbrio.
4. Orientação molecular na interface sólido-nemático. Efeitos da rugosidade superficial.
5. Introdução à nematodinâmica. Resposta do director a campos aplicados.
6. Efeitos electro-ópticos nos nemáticos. Mostradores alfanuméricos e de imagem a cristal líquido (LCD). Mostradores flexíveis. Papel digital.
7. Compósitos de cristais líquidos e polímeros (PDLC, PSLC). Janelas de transparência regulável.
8. Aplicações dos polímeros líquido-cristalinos em materiais estruturais. Outras aplicações tecnológicas dos cristais líquidos e polímeros líquido-cristalinos.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: