Química Orgânica Geral B

Objetivos

Aquisição de conhecimentos básicos em Química Orgânica, necessários à formação de um futuro Engenheiro de Materiais ou Nanotecnologia:

 

1. Nomenclatura – Aplicação das regras IUPAC na denominação dos compostos e no desenho das estruturas de compostos orgânicos, indicando, quando apropriado, a estereoquímica. Utilização dos nomes comuns, em caso de existência.

2. Ligação química – Descrição da estrutura e propriedades das moléculas orgânicas utilizando os princípios da ligação química e hibridação.

3. Mecanismos – Caracterização das reacções e mecanismos envolvendo compostos orgânicos. 4. Espectroscopia – Utilização (básica) das mais comuns técnicas espectroscópicas (NMR, IR, UV/Vis, MS) na determinação da estrutura molecular de compostos orgânicos.
5. Segurança no Laboratório – Trabalhar no Laboratório Químico fazendo uso dos procedimentos devidos de modo a que a rotina inclua as práticas e as técnicas de segurança no manuseamento dos compostos químicos, material de vidro e equipamento de laboratório. Aplicação de cuidados especiais no caso de utilização de compostos de maior precaução e/ ou toxicidade.
6. Caderno de Laboratório (Notebook) – Registo adequado de dados da segurança, propriedades químicas e resultados laboratoriais num caderno de laboratório científico; interpretação dos resultados de modo descritivo utilizando as notações e bases de conhecimento científico adequadas.

7. Aplicação da matemática na resolução de problemas quantitativos
8. Utilização e manutenção do Caderno de Laboratório de acordo com as normas científicas.

9. Aplicação dos princípios da ética científica e integridade académica.

Caracterização geral

Código

11195

Créditos

6.0

Professor responsável

Elvira Maria Sardão Monteiro Gaspar

Horas

Semanais - 4

Totais - 60

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de Física e Química ao nível do ensino secundário. 

Bibliografia

Livro recomendado:

  • Organic Chemistry (5th edition) by Paula Yurkanis Bruice
  • Organic Chemistry with Biological Applications 2e by John E. McMurry


Bibl. complementar:

  • Streitwieser, A.; Heathcock, C.; Kosower, E. “Introduction to Organic Chemistry”, MacMillan, 4ª Ed., 1992
  • Volhardt, K.; Schore, N.E. “Organic Chemistry”, W.H. Freeman & Co., 3ª Ed., 1999

  Aulas P e TP:

  •  Gaspar, E. "Guia de Laboratório de Química Orgânica Geral B ", Fevereiro, 2019
  •  Gaspar, E  "Folhas de Problemas e Problemas resolvidos" (a fornecer antecipadamente em relação às aulas, durante o semestre)  

Método de ensino

O ensino é realizado através de aulas teóricas, aulas teórico-práticas 
(resolução de problemas) e práticas (laboratório). A fim de estimular a curiosidade 
intelectual dos alunos, que por sua vez leva à melhoria da aprendizagem, independentemente 
de suas escolhas de curso, combino o uso da explicação em quadro-negro com datashow, usando o powerpoint e vídeos
 (que disponibilizo no Plataforma Clip) para tornar essa unidade de crédito (UC) mais viva, real e útil para os alunos; 
sendo estudantes millenium, são aprendizes audiovisuais devido ao mundo digital centrado na imagem em que vêm crescendo.
 De fato, os alunos entendem melhor os conceitos se puderem imaginá-los. Tento ilustrar até os conceitos mais abstratos, usando exemplos ou analogias. 
Também  correlaciono com exemplos da química do dia-a-dia e / ou de meus tópicos de investigação,
 para que os alunos entendam a sua utilidade e continuem motivados.
 
 Nas aulas teórico-práticas, os alunos resolvem exercícios usando os conceitos introduzidos nas aulas teóricas. 
 
Na componente prática da UC, os alunos realizam experiências laboratoriais que incorporam conceitos teóricos e estão de acordo com os interesses e expectativas dos cursos que escolheram. Os trabalhos são relativamente simples, seguros e agradáveis ​​de executar, com a preocupação de um alto componente pedagógico. 
 
No que diz respeito à avaliação, inclui a parte teórica (70%) e a parte laboratorial (30%), a parte teórica é avaliada por 2 testes e / ou exame final, incluindo também o parâmetro de auto-avaliação (10% da nota teórica) . O componente experimental é avaliado pela preparação das aulas, pelo desempenho dos alunos no laboratório e pelo empenho colocado no caderno de laboratório; 
a avaliação pelos colegas numa apresentação laboratorial final também é um parâmetro da avaliação prática (10% da pontuação prática). 
 
Para concluir esta UC com sucesso, os alunos devem fazer o seguinte: 
 
• Estudar pelo o livro e estar presente nas aulas teóricas; 
• Preparar os exercícios quinzenais relativos às aulas de TP;
 • Efectuar a apresentação laboratorial final;
 • Efectuar os dois testes ou o exame final 
• Participar nas aulas TP e ser participante activo nas aulas laboratoriais e na apresentação final.

Método de avaliação

O ensino é efectuado através de aulas teóricas, teórico-práticas (resolução de problemas) e práticas (laboratoriais).


A classificação final de cada aluno na parte laboratorial (P) desta disciplina resultará de uma ponderação dos seguintes factores:

  • Preparação do trabalho (informação (individual) registada no Caderno de Laboratório): A1
  • Desempenho experimental (avaliação do trabalho no laboratório): A2
  • Avaliação do Caderno de Laboratório: A3
  • Avaliação prática efectuada pelos colegas, através de uma apresentação final: B.
  • Serão efectuados 2 mini-testes práticos: C

 

Cada um destes factores será considerado para a classificação final A = (A1 + A2 + A3) / 3.

Cada componente tem de ser igual ou superior a 9,5 valores (escala de 20).

                A classificação final resultará então da seguinte expressão:

Classificação final da parte prática da disciplina = A x 0,30 + B x 0,1 + C x 0,60.

 

 

A avaliação inclui a parte teórica (70%) e a laboratorial (30%).

 

A parte teórica é avaliada por dois testes e/ou exame final, estando incluído também o parâmetro de auto-avaliação.

A auto-avaliação contribui (5%)  para a componente teórica.

Os testes tem factor de ponderação de 30% para o 1º Teste e 70% para o 2º Teste. A média dos testes terá de ser igual ou superior a 9,5 valores (escala de 20 valores).

 

Os alunos para terem frequência à Unidade de Crédito QOG B necessitam de:

1- Frequentar (presença) 2/3 das aulas TP efectivas.

2- Executar os 2 Trabalhos práticos dos Protocolos (componente prática).

Conteúdo

1. Introdução. Estrutura dos compostos orgânicos. Ligações covalentes. Hibridação. Ressonância e aromaticidade. Grupos funcionais. Propriedades físicas.

2. Reactividade em Química Orgânica. Cinética e Termodinâmica. Mecanismos reaccionais. Acidez e basicidade.

3. Hidrocarbonetos saturados. Isomeria. Análise conformacional. Reacções radicalares.

4. Estereoquímica.

5. Reacções de substituição nucleofílica alifática e de eliminação. Mecanismos e reactividade.

6. Algumas reacções radicalares. Mecanismo e reactividade.

7. Hidrocarbonetos insaturados.   Compostos aromáticos.

8. Grupo Carbonilo.

9. Polímeros.

10. Noções básicas de espectroscopia (NMR, IR, UV/Vis, MS)