Química Orgânica Geral B
Objetivos
Aquisição de conhecimentos básicos em Química Orgânica, necessários à formação de um futuro Engenheiro de Materiais ou Nanotecnologia:
1. Nomenclatura – Aplicação das regras IUPAC na denominação dos compostos e no desenho das estruturas de compostos orgânicos, indicando, quando apropriado, a estereoquímica. Utilização dos nomes comuns, em caso de existência.
2. Ligação química – Descrição da estrutura e propriedades das moléculas orgânicas utilizando os princípios da ligação química e hibridação.
3. Mecanismos – Caracterização das reacções e mecanismos envolvendo compostos orgânicos. 4. Espectroscopia – Utilização (básica) das mais comuns técnicas espectroscópicas (NMR, IR, UV/Vis, MS) na determinação da estrutura molecular de compostos orgânicos.
5. Segurança no Laboratório – Trabalhar no Laboratório Químico fazendo uso dos procedimentos devidos de modo a que a rotina inclua as práticas e as técnicas de segurança no manuseamento dos compostos químicos, material de vidro e equipamento de laboratório. Aplicação de cuidados especiais no caso de utilização de compostos de maior precaução e/ ou toxicidade.
6. Caderno de Laboratório (Notebook) – Registo adequado de dados da segurança, propriedades químicas e resultados laboratoriais num caderno de laboratório científico; interpretação dos resultados de modo descritivo utilizando as notações e bases de conhecimento científico adequadas.
7. Aplicação da matemática na resolução de problemas quantitativos
8. Utilização e manutenção do Caderno de Laboratório de acordo com as normas científicas.
9. Aplicação dos princípios da ética científica e integridade académica.
Caracterização geral
Código
11195
Créditos
6.0
Professor responsável
Elvira Maria Sardão Monteiro Gaspar
Horas
Semanais - 4
Totais - 60
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de Física e Química ao nível do ensino secundário.
Bibliografia
Livro recomendado:
- Organic Chemistry (5th edition) by Paula Yurkanis Bruice
- Organic Chemistry with Biological Applications 2e by John E. McMurry
Bibl. complementar:
- Streitwieser, A.; Heathcock, C.; Kosower, E. “Introduction to Organic Chemistry”, MacMillan, 4ª Ed., 1992
- Volhardt, K.; Schore, N.E. “Organic Chemistry”, W.H. Freeman & Co., 3ª Ed., 1999
Aulas P e TP:
- Gaspar, E. "Guia de Laboratório de Química Orgânica Geral B ", Fevereiro, 2019
- Gaspar, E "Folhas de Problemas e Problemas resolvidos" (a fornecer antecipadamente em relação às aulas, durante o semestre)
Método de ensino
O ensino é realizado através de aulas teóricas, aulas teórico-práticas
(resolução de problemas) e práticas (laboratório). A fim de estimular a curiosidade
intelectual dos alunos, que por sua vez leva à melhoria da aprendizagem, independentemente
de suas escolhas de curso, combino o uso da explicação em quadro-negro com datashow, usando o powerpoint e vídeos
(que disponibilizo no Plataforma Clip) para tornar essa unidade de crédito (UC) mais viva, real e útil para os alunos;
sendo estudantes millenium, são aprendizes audiovisuais devido ao mundo digital centrado na imagem em que vêm crescendo.
De fato, os alunos entendem melhor os conceitos se puderem imaginá-los. Tento ilustrar até os conceitos mais abstratos, usando exemplos ou analogias.
Também correlaciono com exemplos da química do dia-a-dia e / ou de meus tópicos de investigação,
para que os alunos entendam a sua utilidade e continuem motivados.
Nas aulas teórico-práticas, os alunos resolvem exercícios usando os conceitos introduzidos nas aulas teóricas.
Na componente prática da UC, os alunos realizam experiências laboratoriais que incorporam conceitos teóricos e estão de acordo com os interesses e expectativas dos cursos que escolheram. Os trabalhos são relativamente simples, seguros e agradáveis de executar, com a preocupação de um alto componente pedagógico.
No que diz respeito à avaliação, inclui a parte teórica (70%) e a parte laboratorial (30%), a parte teórica é avaliada por 2 testes e / ou exame final, incluindo também o parâmetro de auto-avaliação (10% da nota teórica) . O componente experimental é avaliado pela preparação das aulas, pelo desempenho dos alunos no laboratório e pelo empenho colocado no caderno de laboratório;
a avaliação pelos colegas numa apresentação laboratorial final também é um parâmetro da avaliação prática (10% da pontuação prática).
Para concluir esta UC com sucesso, os alunos devem fazer o seguinte:
• Estudar pelo o livro e estar presente nas aulas teóricas;
• Preparar os exercícios quinzenais relativos às aulas de TP;
• Efectuar a apresentação laboratorial final;
• Efectuar os dois testes ou o exame final
• Participar nas aulas TP e ser participante activo nas aulas laboratoriais e na apresentação final.
Método de avaliação
O ensino é efectuado através de aulas teóricas, teórico-práticas (resolução de problemas) e práticas (laboratoriais).
A classificação final de cada aluno na parte laboratorial (P) desta disciplina resultará de uma ponderação dos seguintes factores:
- Preparação do trabalho (informação (individual) registada no Caderno de Laboratório): A1
- Desempenho experimental (avaliação do trabalho no laboratório): A2
- Avaliação do Caderno de Laboratório: A3
- Avaliação prática efectuada pelos colegas, através de uma apresentação final: B.
- Serão efectuados 2 mini-testes práticos: C
Cada um destes factores será considerado para a classificação final A = (A1 + A2 + A3) / 3.
Cada componente tem de ser igual ou superior a 9,5 valores (escala de 20).
A classificação final resultará então da seguinte expressão:
Classificação final da parte prática da disciplina = A x 0,30 + B x 0,1 + C x 0,60.
A avaliação inclui a parte teórica (70%) e a laboratorial (30%).
A parte teórica é avaliada por dois testes e/ou exame final, estando incluído também o parâmetro de auto-avaliação.
A auto-avaliação contribui (5%) para a componente teórica.
Os testes tem factor de ponderação de 30% para o 1º Teste e 70% para o 2º Teste. A média dos testes terá de ser igual ou superior a 9,5 valores (escala de 20 valores).
Os alunos para terem frequência à Unidade de Crédito QOG B necessitam de:
1- Frequentar (presença) 2/3 das aulas TP efectivas.
2- Executar os 2 Trabalhos práticos dos Protocolos (componente prática).
Conteúdo
1. Introdução. Estrutura dos compostos orgânicos. Ligações covalentes. Hibridação. Ressonância e aromaticidade. Grupos funcionais. Propriedades físicas.
2. Reactividade em Química Orgânica. Cinética e Termodinâmica. Mecanismos reaccionais. Acidez e basicidade.
3. Hidrocarbonetos saturados. Isomeria. Análise conformacional. Reacções radicalares.
4. Estereoquímica.
5. Reacções de substituição nucleofílica alifática e de eliminação. Mecanismos e reactividade.
6. Algumas reacções radicalares. Mecanismo e reactividade.
7. Hidrocarbonetos insaturados. Compostos aromáticos.
8. Grupo Carbonilo.
9. Polímeros.
10. Noções básicas de espectroscopia (NMR, IR, UV/Vis, MS)
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: