Projeto de Dissertação

Objectivos

Preparação do aluno para o seu trabalho de dissertação de mestrado proporcionando:

- uma visão generalizada das bases científicas e/ou tecnológicas necessaries para o tema de dissertação através do acompanhamento com os possíveis orientadores futuros (temáticas escolhidas pelo aluno em função das disponibilizadas pelo departamento)

- seminários temáticos leccionados por especialistas sobre técnicas laboratoriais ainda não leccionadas durante o Mestrado Integrado e que poderão ser mais valia para a prosecussão dos trabalhos do aluno.

- frequencia de sessões de formação que decorrem pela biblioteca ou em caso de númereo muito grande de alunos, especialmente efectuadas para a licenciatura pelos colegas formadores da biblioteca (Mendeley, Scopus, BOn, Web of Science e outros).

 

Caracterização geral

Código

11507

Créditos

3.0

Professor responsável

João Pedro Botelho Veiga

Horas

Semanais - 2

Totais - 118

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

O aluno deve estar no percurso do seu ensino no quinto ano, embora não seja obrigatório. Esta UC preferencialmente deve ser frequentada por alunos que no semestre seguinte vão elaborar a dissertação de mestrado.

Bibliografia

Não é aplicável uma bilbiografia recomendada ao estudante uma vez que cada aluno vai procurar artigos científicos, livros ou outras IGNOREes para o trabalho individual de cada um, nas temáticas escolhidas individualmente.

 

Método de ensino

Seminários sobre técnicas laboratoriais com as quais os alunos ainda não tiveram contacto, orientados para os temas de dissertação dos alunos. 

Seminários promovidos pela biblioteca para a pesquisa, organização e gestão bibliográfica científica, tendo como objectivo a elaboração de um documento escrito sob a forma de artigo científico. 

Pesquisa bibliográfica (orientada pelo supervisor de cada dissertação se já estiver definido).

Iniciação ao trabalho de investigação relativa ao tema de dissertação (sob orientação do supervisor de cada dissertação se já definido).

Os alunos apresentam no final do semstre

- documento escrito sobre a forma de artigo científico onde sintetizam a revisão bibliográfica efectuada (correspondente ao estado da arte na dissertação de mestrado a apresentar no semestre seguinte)

- Apresentação oral pública seguida de discussão sobre o documento escrito que efectuaram, incluindo a apresentação de um plano de trabalho de dissertação de mestrado (a realizar durante o 2º semestre).

Método de avaliação


O cálculo da clasificação da Unidade Curricular será dado pela avaliação do documento escrito, defendido por uma apresentação oral obrigatória.

 

 Critérios para as apresentações de Projecto de Dissertação:
- a cada apresentação estará destinado um tempo total máximo de 10 minutos (apresentação pelo aluno com a duração de 5 minutos, seguida de discussão com um máximo de 5 minutos);
- a apresentação estará limitada ao trabalho de projecto / estágio desenvolvido (revisão bibliográfica, preparação do plano de tese, eventual realização de ensaios preliminares);

 

 


 

Conteúdo

Realização de trabalho de pesquisa bibliográfica para a elaboração de um documento escrito que corresponde ao primeiro capítulo da dissertação de mesterado sobre o estado da arte da temática escolhida individualmente (com acompanhamento do orientador se já estiver definido qual vai ser no próximo semestre).

Seminários sobre trabalho de investigação em temáticas variadas: Fluorescência de raios X utilziando aparelhos portáteis; utilização de radiação gama na caracterização de materiais; RMN em ciência dos materiais.

Frequencia em sessões de formação sobre: Mendeley; Scopus; BOn; Web of Science; Latex.

Apresentação oral do trabalho realizado até à data, no final do semestre.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: