Seminários em Micro e Nanotecnologias

Objectivos

Dar a conhecer aos alunos o atual estado da arte, em áreas nucleares do saber, tais como Nanotecnologias, Materiais Avançados e Biotecnologia, Microelectrónica e Optoelectrónica, Fotónica, Tecnologias de Fabrico, Ciências da vida, entre outras, através das experiencias de especialistas convidados ou alunos de doutoramento a trabalharem nessas áreas. Para além disso, existirão seminários dedicados à formação generalista, que envolvem tópicos económicos, empregabilidade, comportamentais e de cidadania. Isto a disciplina tem mais um caracter informativo e de formação generalista. A todos os palestrantes ser-lhes-á solicitado que as palestras a proferirem não sejam de elevada complexidade cientifica, mas sim de abertura e ligação do conhecimento ao mundo real, realçando-se a componente da aplicação.

Os temas são anualmente definidos e escolhidos pelo coordenador da disciplina, ouvida a comissão cientifica do mestrado integrado.

Caracterização geral

Código

10422

Créditos

3.0

Professor responsável

Daniela da Silva Nunes Gomes, Rodrigo Ferrão de Paiva Martins

Horas

Semanais - 2

Totais - 44

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não existem precedências obrigatórias. No entanto assume-se que os alunos possuem conhecimentos gerais básicos de matemática, física  química que lhes permitam compreender os tópicos científicos e técnicos apresentados

Bibliografia

Diapositivos das apresentações disponíveis no CLIP.

Método de ensino

Promover um conjunto de seminários dados por especialistas (nacionais e estrangeiros) em diferentes áreas do conhecimento: Nanotecnologias; Materiais Avançados; Biotecnologias; Fabrico; Economia; Ciências da Vida, entre outras. A duração de cada seminário será de 45 minutos, servindo a segunda hora para debate. Poderão co-existir 2 seminários proferidos por diferentes palestrantes na mesma sessão. Neste caso os alunos terãode responder a um conjunto de questões, sobre a forma tutorial das palestras em causa. 

Os seminários são dados com recurso a  Datashow, com a  eventual apresentação de demonstradors, sempre que possível, seguindo-se debate e resposta a um conjunto de questões associadas com o seminário apresentado

Disponibilização de um website com material de estudo (pdf das apresentações) e seu envio, antes da realização dos mesmos

A meio e no final, existem programados semiários debates sobre aspetos formativos e informativos, onde se discutirão os resultados dos seminários até então proferidos.

Método de avaliação

Os alunos são avaliados através da sua participação nos seminários e discussões de meio termo(15%) e pela apresentação das respostas aos questionários associados a cada uma das apresentações/seminários efetuadas (85%) (conjunto de pelo menos 12 questionários, com duração máxima de resposta de 30 minutos, que normalmente se efetuam durante o tempo letivo da disciplina).

Conteúdo

O programa tem em conta o conjunto de áreas abrangentes de que se pretende dar conhecimento aos alunos, variando de ano para ano, em função dos perfis dos palestrantes convidados para o efeito. De forma abrangente o programa pretende dar a conhecer aos alunos a importância e relevância da investigação e inovação para a sociedade, como forma de gerar riqueza e promover o emprego. Para além disso, pretende promover os conceitos de trabalho em equipa, empreendedorismo, gestão e comunicação da informação. Assim, os tópicos a serem debatidos incluem áreas das ciências tecnologias (Nanotecnologias; Materiais Avançados; Biotecnologias; Ciências e Tecnologias de Informação; Ciências da Vida; Manufaturação; Energia); Cidadania; Economia; Sociologia do Trabalho; Qualidade.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: