Física de Polímeros

Objectivos

A disponibilizar brevemente

Caracterização geral

Código

1491

Créditos

6.0

Professor responsável

João Paulo Miranda Ribeiro Borges, Maria Helena Figueiredo Godinho

Horas

Semanais - 5

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

J.B.Ferreira, "Física dos Polímeros", FCT/UNL, 2004

P.J.Flory, "Principles of Polymer Chemistry", Cornell Univ. Press, 1978

R.J.Young, "Introduction to Polymers", Chapman and Hall, London, 1981

L. R. G. Treloar, "The Physics of Rubber Elasticity", Clarendon Press, Oxford, 1975

E. Hecht, "Óptica", Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2012

Método de ensino

O ensino  da unidade engloba três aspectos: uma  formação teórica nas matérias do  programa, que  é o  objectivo das aulas teóricas e teórico-práticas, trabalho experimental, de grupo,  em  Laboratório, e uma  ou  duas visitas guiadas a empresas industriais trabalhando  com polímeros. Dá-se ênfase à compreensão das matérias. Nas  aulas teórico-práticas incentiva-se a discussão  em  grupo  dos problemas propostos, com  a ajuda  do  professor.

Método de avaliação

A unidade tem uma componente prática, que conduz a uma nota prática NP, e uma componente teórico-prática, que conduz a uma nota NT, ambas compreendidas entre 0 e 20 valores. Para aprovação na disciplina, cada uma destas notas tem de ser pelo menos 10 valores, e a nota final N é dada por              

N = 0,3 NP + 0,7 NT.

NP é a nota média obtida na avaliação dos trabalhos de laboratório (com avaliação por questionário ou relatório, cuja realização é obrigatória, caso contrário o estudante não obtém frequência à UC, ficando automaticamente excluído) e NT pode ser obtida numa avaliação contínua com dois testes escritos, ou em alternativa no exame de recurso. 

Para realizar a UC por avaliação contínua é necessário que a nota do 1º teste não seja inferior a 7,0 valores. Caso contrário, o aluno está admitido a exame, desde que tenha frequência à UC. 

Conteúdo

Conformação e modelos estruturais das cadeias poliméricas. Estatística da cadeia ideal, distância entre extremos e sua distribuição estatística, raio de giração. Equação de estado de uma cadeia isolada. Cadeias poliméricas reais em soluções diluídas. Diluição: método para isolamento das cadeias. Viscosidade intrínseca. Efeitos do volume excluído. Bons e maus solventes. Entrelaçamentos. Conformação das cadeias nos sólidos e fundidos isótropos. Termodinâmica das soluções poliméricas. Teoria de Flory-Huggins. Soluções poliméricas diluídas. Transição sol-gel. Vulcanização da borracha. Elasticidade da borracha.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: