Neurobiologia

Objectivos

 O objectivo fundamental desta disciplina é a aquisição de conhecimentos sólidos no que diz respeito aos processos celulares e moleculares envolvidos na transmissão sináptica.

 

Espera-se nesta disciplina que os alunos atinjam as seguintes competências gerais: i) entender a organização funcional do sistema nervoso central e periférico; ii) caracterizar do ponto de vista estrutural e funcional neurónios e células da glia; iii) expor os mecanismos envolvidos numa sinapse activa e a forma de modular farmacologicamente essa actividade; iv) identificar mecanismos celulares envolvidos na pasticidade sináptica em modelos clássicos de estudos de memória e aprendizagem; v) identificar mecanismos celulares patológicos na origem de diversas doenças neurodegenerativas; vi) conhecer e compreender abordagens laboratoriais aplicadas no estudo da neurobiologia celular e molecular.

 

Por último, pretende-se o aluno adquira competências de pesquisa de literatura recente sobre temas leccionados e consiga fazer uma exposição e discussão crítica de trabalhos científicos. Pretende-se fundamentalmente que os alunos sedimentem os conhecimentos adquiridos na componente teórica da disciplina e adquiram a capacidade de interpretar dados obtidos experimentalmente.

Caracterização geral

Código

7633

Créditos

6.0

Professor responsável

Margarida Casal Ribeiro Castro Caldas Braga

Horas

Semanais - 4

Totais - 68

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Sem requisistos

Bibliografia

D Purves, Augustine GJ, Fitzpatrick D, Hall WC, LaMantia AS, McNamara JO, Williams SM. Neuroscience. Sinauer Associates Inc Publishers, Sunderland, Massachusetts USA. 4th Ed.

Siegel GJ, Agranoff BW, Albers RW, Fisher SK, Uhler M. Basic Neurochemistry. Molecular, cellular and medical aspects. Lippincott Williams & Wilkins. 6th Ed. 

Kandel ER, Schwartz JH, Jessel TM (2000) Principles of Neural Science. McGraw-Hill. ISBN: 0838577016 

Squire LR e Kandel ER (2000) Memória. Da mente às moléculas. Porto Editora, Portugal. ISBN: 9720451343 

Artigos científicos (disponíveis na página moodle da disciplina

Método de ensino

As aulas teóricas são baseadas em livros de texto e artigos recentes da literatura cientifica. As aulas são na generalidade do tipo expositivo, com recurso a data show. É fomentada a participação dos alunos durante as aulas.

As aulas práticas incluem experiências laboratoriais e envolvem a análise crítica e discussão dos resultados.

Método de avaliação

I)Frequência da disciplina Neurobiologia:

1. Para a obtenção da  frequência à disciplina é necessária a participação em 2/3 das aulas TP/P leccionadas.

2. A participação nas aulas TP/P é registada em folhas de presença.

3. Os alunos que estiverem na aula prática mas não assinarem a folha, têm falta de presença.

4. Atrasos após 10 min. da hora de início da aula prática (10h40m), são considerados faltas de atraso, no entanto o aluno poderá optar por assistir à aula. Duas faltas de atraso são convertidas numa falta efectiva.

5. Faltas em dias de avaliação não implicam a realização da avaliação noutro dia.

6. Atestados médicos ou outra justificação de faltas só serão aceites até uma semana após o dia da falta

7. Os trabalhadores estudantes e outros casos excepcionais que não frequentem as aulas TP/P devem realizar uma avaliação (a combinar com a docente) para a obtenção da frequência à disciplina

 II) Avaliação:

 A classificação final da disciplina (0-20 val) resulta da soma das classificações obtidas em 3 componentes:

 1. componente de avaliação teórica/prática: (2 testes ou exame recurso; 70% da classificação final, 14 val); nota mínima 7/14 val;

Nota final desta componente resulta da média ponderada dos 2 testes arredondada até à décima.

2. componente de avalição prática: : trabalho escrito em grupo sob (semi-questionário) com dados relativos às 2 primeiras aulas P (anatomia SNC e células do SN) (5% da classificação final, 1 val). A entregar até ao dia 3.10.2019.

 3. componente de avalição de projecto : trabalho escrito em grupo sob forma de mini-artigo com os resultados obtidos nas aulas P (25% da classificação final, 5 val). A entregar até ao dia 6.12.2019; discussão a 12.12.2019

 Para aprovação, a soma das notas das 3 componentes tem de ser igual ou superior a 9,5 val.

 

Data limite de entrega dos trabalho submetidos no moodle:

 

 Questionário: Até ao dia 3 Outubro, por upload no moodle. Não serão aceites passado este prazo.

 

 Mini-artigo: Até ao dia 6 Dezembro, por upload no moodle. Trabalhos entregues fora deste prazo serão penalizados em 50% da nota, se entregues nos 2 dias úteis seguintes ao prazo estipulado. Não serão aceites passado este prazo. Discussão no dia 12 Dezembro.

 

 Os trabalhos escritos serão submetidos a verificação de plágio com o programa disponível na FCT (moodle). Análise dos "relatórios de similaridade" enviados após analise dos documentos submetidos – aceite apenas se  < 30% de similaridade (casos verificados individualmente).

 

 Faltas em dias de avaliação ou de trabalhos P:

 

. A data dos testes, e dos trabalhos é divulgada no início das aulas e não há data(s) alternativa(s), nem repetição de nenhum dos momentos de avaliação.

 

 . Faltas não justificadas em dias em que se estão produzir resultados para incluir num trabalho implicam que o aluno terá 0 val nesse trabalho; no caso de faltas justificáveis, a situação será analisada com o grupo e o aluno caso a caso.

 

Penalizações –avaliação contínua (1 val):

 

Penalizações que incidem sobre a nota de avaliação prática; consiste numa avaliação contínua individual ao longo do semestre baseada na participação/empenho e desempenho laboratorial nas aulas práticas. Poderão ser punidos em cada aula os seguintes comportamentos, (0.1 a 0.2 val; até ao máximo de 1 val): Faltas de presença não justificadas, faltas de atraso, faltas de material (bata, protocolo ou outro material previamente indicado), perturbação da aula, não realização dos exercícios propostos, falta de cuidado com o material das aulas e falta de arrumação da bancada no final da aula.

III) Detalhes sobre a avaliação em documento anexo nesta página de CLIP

Conteúdo

1. Organização do sistema nervoso: Sistema nervoso central e periférico.

2. Caracterização de neurónio e as células da glia.

3. Sinapses eléctricas e químicas.

4. Impulso eléctrico e potencial de acção.

5. Transporte axonal.

6. Conceito de neurotransmissor. Neurotransmissores clássicos (Acetilcolina, Aminoácidos excitatórios e inibitórios, Catecolaminas, Serotonina) e neuropeptídeos: metabolismo, exocitose, efeitos celulares no neurónio pós-sináptico e efeitos fisiológicos. 

7. Modulação farmacológica do funcionamento de sinapses; potenciais alvos terapêuticos.

8. Efeitos de drogas licítas e elícitas no funcionamento de sinapses específicas.

9. Memória e aprendizagem.

10. Sensação de tacto.