Programa de Introdução à Prática Profissional em Engenharia Informática

Objectivos

Programa de Introdução à Prática Profissional (PIPP) visa promover a participação de estudantes, desde cedo na sua formação académica, em atividades em ambiente empresarial.
Através do programa, o estudante que dele participe terá contacto com trabalhos de engenharia, no dia a dia, numa empresa. Tomará conhecimento do modo de funcionamento de projetos de engenharia em ambiente empresarial. Desenvolverá competências transversais de trabalho em grupo, de comunicação escrita e oral, e aprendizagem em autonomia.
Deverá ainda adquirir conhecimentos e, eventualmente, aptidões técnicas específicas na área concreta do trabalho que o estudante desenvolve na empresa.

Caracterização geral

Código

10602

Créditos

3.0

Professor responsável

João Ricardo Viegas da Costa Seco, Pedro Abílio Duarte de Medeiros

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 83

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A UC é feita em conjunto com Atividade (Prática) de Desenvolvimento Curricular. Para ser aceite neste conjunto de UC o estudante recisa de ter ter 84 créditos na área científica de Informática.

Bibliografia

A bibliografia depende do projeto concreto escolhido pelo estudante no programa.

Método de ensino

A comissão científica do curso mantém uma lista de ofertas de participação em projetos em ambiente empresarial, no âmbito do PIPP. Cada entrada na lista apresenta o nome da empresa, o projeto em que é enquadrado, um plano de trabalhos sumário, o período em que as atividades são desenvolvidas, e os orientadores na empresa e científico.
O estudante escolhe um dos projetos da lista. Havendo vários interessados numa mesma participação, cabe ao orientador na empresa escolher o estudante a participar.
O estudante cumpre o plano de trabalho com orientação tutorial, no período designado, devendo esse período, em princípio,coincidir com o período entre o final dos exames e o início do semestre seguinte. A avaliação é feita por relatório onde o estudante descreve as atividades desenvolvidas, podendo ser
complementada com informação dos orientadores colhida no decurso do trabalho.

Método de avaliação

A avaliação é feita de forma contínua por acompanhamento regular das atividades do estudante. A avaliação final entra em consideração com uma apresentação feita pelo estudante e pela opinião do supervisor da empresa.

Conteúdo

Os conteúdos programáticos específicos dependem do projeto concreto escolhido pelo estudante no
programa.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: