Programa de Introdução à Investigação Científica em Engenharia Informática
Objetivos
Esta unidade curricular permite aos estudantes terem um primeiro contacto com a prática da investigação científica. O seu principal objetivo é dar-lhes a oportunidade de aplicarem os conhecimentos previamente adquiridos à solução de problemas concretos, e por esta via aprenderem através da realização.
Caracterização geral
Código
10603
Créditos
3.0
Professor responsável
José Augusto Legatheaux Martins, Pedro Abílio Duarte de Medeiros
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Os estudantes têm de ter uma média geral anterior ≥ 14,5 valores.
Bibliografia
Esta está dependente da proposta de investigação selecionada pelo estudante.
Método de ensino
A solução do problema concreto de investigação, sob a supervisão do proponente do tema, permitirá aos estudantes serem expostos a problemas de investigação, assim como um contacto preliminar com os métodos de investigação da área.
O problema concreto e os métodos a aplicar são os indicados na proposta de investigação realizada pelo supervisor do tema selecionado pelo estudante.
Método de avaliação
Regras gerais
O orientador do projeto de investigação, dois orientadores de outros projetos, assim como o coordenador da unidade curricular, avaliam o trabalho, os resultados e o relatório, com base nos seguintes critérios, que terão um peso idêntico cada:
- Qualidade do trabalho e nível da contribuição científica
- Maturidade e independência na solução de problemas
- Conhecimentos prévios e capacidade de os aplicar no caso concreto
- Grau de realização dos objetivos propostos (após eventual revisão)
- Qualidade do realtório: qualidade da escrita, captura da essência dos problemas e das soluções a um nível de abstração adequada.
A avaliação compreende uma avaliação intermédia e uma avaliação final
Avaliação intermédia
Esta avaliação baseia-se na avaliação de um relatório preliminar. O resultado desta avaliação pode ser um dos seguintes: o estudante não pode continuar e não é aprovado na unidade curricular, ou o estudante pode continuar com o trabalho.
A estrutura do relatório intermédio é a seguinte:
- Apresentação do problema
- Apresentação do estado da arte
- Ferramentas e métodos a usar na solução do problema
- Plano de trabalhos
Este relatório não deve ultrapassar 5 páginas no: "INForum symposium paper format".
A comissão de avaliação será composta pelo orientador (se forem vários apenas terão direito a um voto) e por dois orientadores de outros projetos.
Avaliação final
O resultado da avaliação é baseado no relatório final e, opcionalmente, pela apresentação de um poster. As notas de 18 a 20 devem ser defendidas numa discussão oral.
A comissão de avaliação será composta pelo orientador (se forem vários apenas terão direito a um voto), por dois orientadores de outros projetos e pelo coordenador da unidade curricular.
Resultados possíveis: 0 a 20.
O relatório deve ter de 8 a 16 páginas no: "INForum symposium paper format". A comissão ignora qualquer página escrita para além de 16. Se o estudante ultrapassar as 16 páginas, isso penalizará a sua nota final. No entanto, o estudante pode incluir anexos, mas o júri não está obrigado a tomá-los em consideração.
A avaliação é realizada com os critérios enunciados acima. Se o resultado desta avaliação for de 0 a 17, essa avaliação constituí o resultado final.
Qualquer dia de entrega com atraso implica um penalização de 0,5 valores até um máximo de 4 dias de atraso. Se o estudante se atrasar mais do que 4 dias na entrega do relatório final, reprovará na unidade curricular.
As apresentações e eventuais posters estão reservadas aos estudanets candidatos a uma nota de 18 a 20. Se o estudante candidato a esta nota faltar a esta apresentação, a sua nota final não pode ser maior do que 17 valores.
As apresentações durarão 30 minutos: 15 minutos para apresentação pelo estudante, e 15 minutos para questões.
Conteúdo
O programa concreto está subordinado à proposta de investigação selecionada pelo estudante.