Teoria de Jogos Computacional
Objetivos
Os objetivos da UC são:
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Caracterização geral
Código
11564
Créditos
6.0
Professor responsável
João Alexandre Carvalho Pinheiro Leite
Horas
Semanais - 4
Totais - 52
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Programação em JAVA
Bibliografia
Yoav Shoham and Kevin Leyton-Brown , Essentials of Game Theory: A Concise Multidisciplinary Introduction, Synthesis Lectures on Artificial Intelligence and Machine Learning, Morgan & Claypool Publishers, 2008.
Yoav Shoham and Kevin Leyton-Brown, Multiagent Systems: Algorithmic, Game-Theoretic, and Logical Foundations, Cambridge University Press, 2009.
Noam Nisan, Tim Roughgarden, Eva Tardos and Vijay V. Vazirani (Eds.), Algorithmic Game Theory, Cambridge University Press, 2007.
Método de ensino
A disponibilizar brevemente
Método de avaliação
A unidade curricular tem duas formas de avaliação: por avaliação contínua ou por exame final. As duas formas incluem uma componente de avaliação teórico-prática (70%) e uma componente de avaliação prática (30%).
Quaisquer dúvidas na interpretação das seguintes regras devem ser colocadas atempadamente ao responsável/regente da cadeira.
Componente de Avaliação Sumativa
A componente de avaliação sumativa consiste na avaliação, numa escala inteira de 0-20 valores, da participação dos alunos nas aulas práticas, incluindo a) assiduidade, b) participação, dedicação e resultados obtidos nas diversas atividades das aulas práticas, c) resposta a quizes.
Obtém frequência quem tiver uma classificação igual ou superior a 10 valores na componente de avaliação sumativa. É requisito necessário (mas não suficiente) para obter 10 valores na componente de avaliação sumativa - logo para obter frequência - estar presente em pelo menos 8 aulas práticas.
Componente de Avaliação Teórico-Prática
A componente de avaliação Teórico-Prática pode ser obtida através da realização de dois testes (avaliação contínua) ou do exame final (avaliação de recurso).
As datas dos testes e do exame serão afixadas no CLIP.
Aprovação e Cálculo da Nota Final
É aprovado na cadeira quem obtiver frequência e uma nota maior ou igual a 9,5 na componente Teórico-Prática.
A nota final é dada pela média ponderada da componente de avaliação teórico-prática (70%) e da componente de avaliação sumativa (30%), arredondada ao inteiro mais próximo.
Melhoria de Nota
O cálculo da nota de melhoria é efectuado como descrito anteriormente, podendo o aluno optar por melhorar a componente teórica-prática e/ou a componente prática (esta última apenas para alunos de edições anteriores) regendo-se pelas mesmas regras e prazos da edição corrente. A nota final é calculada levando sempre em conta as componentes teórica-prática e prática.
Conteúdo
Game Theory
Utility Theory, Games in Normal-Form, Pareto optimality, Best response and Nash equilibrium, Mixed Strategies, Maxmin and Minmax, Correlated Equilibrium, Perfect-Information Extensive-Form Games, Subgame Perfection, Backward Induction, Imperfect-Information Extensive-Form Games, Perfect Recall, Repeated Games, Infinitely Repeated Games, Bayesian Games.
Mechanism Design
Social Choice, Voting, Voting Paradoxes, Arrow''''''''''''''''''''''''''''''''s Theorem, Muller-Satterthwaite Theorem, Mechanisms with money, VCG mechanism, Auctions, Mechanisms without Money.