Computação Multimédia
Objectivos
Saber
- As características principais dos diferentes tipos de informação.
- Algoritmos de análise e processamento de imagem, áudio e vídeo.
Fazer
- Escolher o formato mais apropriado para um determinado tipo de informação.
- Definir a estrutura subjacente a uma aplicação multimédia.
- Programar bibliotecas para análise, processamento e visualização.
- Programar algoritmos de processamento.
- Programar aplicações multimédia.
Soft-Skills
- Entender o carácter multidisciplinar da disciplina e a relação com outras áreas.
- Capacidade para gerir e desenvolver parcialmente um projecto multimédia.
Caracterização geral
Código
1205
Créditos
6.0
Professor responsável
Nuno Manuel Robalo Correia
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
- Multimédia e Tecnologias Interactivas, Nuno Ribeiro, FCA, 2004 (2ª Edição, 2006).
- Tecnologias de Compressão Multimédia, Nuno Ribeiro e José Torres, FCA, 2009.
- Fundamentals of Multimedia, Ze-Niam Li, Mark S. Drew, Pearson, Prentice Hall, 2004.
- Computer Vision: Algorithms and Applications, Rick Szeliski, Springer, 2010.
- Fundamentals of hearing, William Yost, AP, 2013 (5ª Edição).
- Fontes adicionais serão fornecidas durante as aulas e através do site da UC (incluindo slides das aulas).
Método de ensino
A disponibilizar brevemente
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
Informação estática e informação dinâmica
Texto, imagens, áudio, vídeo
Formatos e normas de representação, compressão e transmissão
Perceção e informação.
Análise, processamento e visualização de informação
Histogramas e operações sobre histogramas.
Convolução. Exemplos.
Operações morfológicas
Características globais: cor, textura, histogramas de contornos.
Características locais: matching, alinhamento de imagens, cantos, SIFT.
Deteção de faces.
Análise e processamento de áudio.
Perspetivas futuras em computação multimédia