Sistemas de Computação Móvel e Ubíqua

Objectivos

No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:

Conhecer e compreender:

  • as características dos ambientes de computação móvel e ubíqua,suas arquiteturas, modelos e técnicas de programação
  • noções fundamentais de redes móveis e técnicas de localização, e análise dos problemas  e soluções particulares para aplicações móveis
  • os problemas e as técnicas de sistemas de sensoriamento

Ser capaz de:

  • desenhar e implementar um sistema de computação móvel
 e ubíqua
  • implementar e avaliar soluções particulares para aspetos específicos relacionados com a mobilidade

 

Caracterização geral

Código

8299

Créditos

6.0

Professor responsável

Carmen Pires Morgado, Nuno Manuel Ribeiro Preguiça

Horas

Semanais - 4

Totais - 56

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Como pré-requisito, os estudantes devem possuir conhecimentos de programação e sistemas distribuídos.

Bibliografia

Os conteúdos programáticos são apresentados ao longo do semestre através de um conjunto de slides que realçam os conceitos principais, bem como um conjunto de artigos actualizado anualmente, que traduzem o estado da arte nos diferentes domínios, incluindo as soluções e tecnologias mais recentes.

Algumas referências:

  • Fundamentals of Wireless Sensor Networks: Theory and Practice (Wireless Communications and Mobile Computing), Waltenegus Dargie, Christian Poellabauer, 2010.
  • Computer Networks: A Top-Down Approach, J. Kurose, K. Ross, Addison-Wesley, 6th edition, 2013. 

Método de ensino

A componente teórica com aulas semanais de exposição da materia onde são apresentados e discutidos os temas desta UC.

Um componente prático com algumas aulas reservadas para apresentar algumas das tecnologias necessárias ao projeto e, finalmente a implementação de um projeto integrado que é parcialmente realizado nas aulas de laboratório, com o objetivo de consolidar os conhecimentos adquiridos.

Método de avaliação

A avaliação tem duas componentes, uma teórica (com um peso de 2/3 na nota final) e uma prática (com um peso de 1/3).

A avaliação teórica consiste em dois testes individuais ou exame.

A avaliação consiste num projeto de programação realizado em grupo.

Conteúdo

  1. Introdução, exemplos e desafios
  2. Introdução à computação ubíqua
    1. Dispositivos
    2. Modelos a arquitecturas
  3. Sistemas de sensoriamento
    1. Redes de sensores
    2. IoT systems
    3. Sensoriamento participativo
  4. Localização
    1. Conceitos de localização
    2. Técnicas de localização
  5. Programação de sistemas móveis
    1. Modelos e arquitecturas
    2. Frameworks nativos
    3. Soluções baseadas na web
  6. Redes sem fios
    1. Redes sem fios
    2. Mobilidade
  7. Aspectos específicos da computação móvel
    1. Interfaces
    2. Gestão de dados
    3. Adaptação ao contexto

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: