Metodologias de Investigação em Energia e Bioenergia

Objectivos

O objectivo da unidade curricular é proporcionar aos estudantes a aprendizagem das metodologias adequadas para um conhecimento actualizado da literatura da área científica, dos formatos de financiamento e de disseminação científica, para seleccionar um tema de investigação e formular estratégias de investigação. Permite ainda realizar trabalho em autonomia e em equipas multidisciplinares e adquirir consciência da responsabilidade profissional, social e ética num contexto de mercado global.

Caracterização geral

Código

9564

Créditos

3.0

Professor responsável

Ana Luísa Almaça da Cruz Fernando, Maria Margarida Boavida Pontes Gonçalves

Horas

Semanais - 1

Totais - 28

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

Michael Alley (2009) The Craft of Scientific Presentations: Critical Steps to Succeed and Critical Errors to Avoid by , Springer (Ed.), 264 pp (ISBN-10: 0387955550). 

Michael Jay Katz (2009) From Research to Manuscript: A Guide to Scientific Writing, Springer (2nd ed.), 210 pp (ISBN-13: 978-1402094668) 

Robert A. Day (2006) How to Write and Publish a Scientific Paper, Greenwood Press (Ed.), 6 edi., 320 pp (ISBN-10: 0313330409) 

Andrew J. Friedland (2000) Writing Successful Science Proposals, Yale University Press (Ed), 190 pp (ISBN-13: 978-0300081411)

Método de ensino

As metodologiasde ensino incluem sessões com uma exposição oral de temas e a sua discussão e análise crítica, no decurso ou final da exposição, com a participação proactiva dos estudantes. Os estudantes desenvolvem trabalhos individuais de aplicação das diferentes metodologias de investigação, supervisionado pelo docente.

Método de avaliação

A avaliação é constituída pela elaboração, apresentação e discussão de um trabalho individual, de preparação de uma proposta de projecto de trabalho de investigação. A aprovação na unidade curricular requer uma classificação mínima de 9,5 valores (escala de 20 valores).

Conteúdo

1. Definição do objectivo da investigação. Pesquisa e revisão da literatura científica. Bases de dados. Formulação de hipóteses. Estratégias de investigação. Amostragem, modelos, validação de metodologias, aplicação de estatística. Cronograma.

2. Organização, escrita e apresentação de trabalhos científicos. Formatos de comunicação de divulgação científica.

3. Formas de financiamento institucional público e privado, nacional e comunitário, empresarial e outros dos projectos de investigação.

4. Impacto da actividade científica na promoção e desenvolvimento cultural, social, económico das sociedades. Importância dos valores sociais e éticos associados à produção científica e tecnológica.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: