Energia e Sustentabilidade Ambiental

Objectivos

Objectivos específicos (a) Efectuar balanços energéticos e balanços de massa aos sistemas de produção de energia convencionais e aos sistemas de produção de energia a partir da biomassa; (b) Identificar as melhores tecnologias disponíveis e os melhores cenários para a valorização de recursos energéticos renováveis; (c) Compreender, identificar e quantificar os efeitos ambientais dos sistemas convencionais de produção de energia e dos sistemas de produção de energia a partir da biomassa; (d) Dominar e saber implementar as tecnologias de mitigação dos impactes dos sistemas energéticos no ambiente; (e) Saber monitorizar os impactes dos sistemas energéticos no ambiente. 

Conhecimentos, capacidades e competências específicas: (1) Ser capaz de analisar sistemas de produção de energia, na sua globalidade (desde a origem da matéria-prima até à utilização do produto energético); (2) Ser capaz de efectuar balanços de massa e energia aos sistemas energéticos, na sua globalidade; (3) Ser capaz de utilizar software de balanços de materiais; (4) Ser capaz de identificar, monitorizar e mitigar impactes no ambiente resultantes dos sistemas energéticos; (5) Ser capaz de efectuar Análise de Ciclo de Vida (ACV/LCA) aos produtos energéticos resultantes de sistemas convencionais e sistemas com base em matérias renováveis.

Caracterização geral

Código

9621

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Luísa Almaça da Cruz Fernando, Nuno Carlos Lapa dos Santos Nunes

Horas

Semanais - 2

Totais - 42

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Wengenmayr R,  Buhrke T (2008) Renewable Energy: Sustainable Energy Concepts for the Future,  Wiley-VCH, 120 p (ISBN 978-3527408047)

Sims REH (2002) The brilliance of bioenergy: in business and in practice. James & James (Science Publishers) Ltd, 316 pp. (ISBN: 1 902916 28 X) 

Hinrichs R,  Kleinbach M (2006) Energy: its use and the Environment. Thomson, 4th ed, 595 p. 

Centi G, van Santen  RA(2007) Catalysis for renewables: from feedstock to energy production, Wiley-VCH, Weinheim, 423 pp

Método de ensino

Sessões teóricas e teórico-práticas (análise crítica de casos de estudo).

Método de avaliação

Elaboração, apresentação e discussão de um trabalho num tópico específico.

A aprovação requer uma classificação mínima de 9,5  valores (escala de 20 valores).

Conteúdo

1. Disponibilidades de recursos energéticos fósseis e renováveis. 2. Usos da energia: sistemas com diferentes eficiências. 3. Visão global dos sistemas de produção de energia a partir da biomassa: desde as matérias-primas aos produtos energéticos. 4. Efeitos no ambiente dos sistemas energéticos. Mitigação de impactes. 5. Balanços materiais a sistemas de produção de energia. 6. Ferramentas informáticas para a realização de balanços materiais. 7. Análise de Ciclo de Vida (ACV/LCA) em sistemas de produção de energia. 8. Ferramentas informáticas para a realização de balanços materiais. 9. Cenários de valorização energética sustentável: análise ambiental e sócio-económica.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: