Algoritmos e Estruturas de Dados
Objetivos
Saber: Técnicas básicas para a resolução de problemas: tipos abstractos de dados fundamentais (lista, conjunto, pilha, fila, dicionário, dicionário ordenado) e do domínio do problema; técnicas básicas de desenho de algoritmos: estruturas de dados fundamentais (vector, lista ligada simples e dupla, tabela de dispersão, árvores binárias); técnicas básicas para análise de algoritmos: complexidade espacial e temporal.
Saber Fazer: modelar programas usando tipos abstractos de dados; definir e implementar tipos abstractos de dados no domínio do problema; calcular a complexidade espacial e temporal de algoritmos; implementar os tipos abstractos de dados fundamentais, utilizando as estruturas de dados mais adequadas; conceber e implementar soluções eficientes para problemas concretos.
Soft-skills: Capacidade para avaliar soluções, capacidade para seleccionar as técnicas apropriadas a um problema; capacidade de comunicação escrita: relatórios de projetos da disciplina.
Caracterização geral
Código
3742
Créditos
6.0
Professor responsável
Carmen Pires Morgado, Luís Manuel Marques da Costa Caires
Horas
Semanais - 5
Totais - 84
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Precedência obrigatória:
- Programação de Microprocessadores (MIEEC)
Bibliografia
Mark Allen Weiss.
Data Structures and Algorithm Analysis in C (second edition).
Addison-Wesley, 1997.
ISBN 0-201-49840-5 (Hard cover)
Linguagem de Programação C
Brian Kernighan and Dennis Ritchie
The C Programming Language (second edition).
Prentice-Hall, 1988.
ISBN 0-13-110362-8 (Paperback)
Pedro Guerreiro.
Elementos de Programação com C (3ª edição).
FCA - Editora de Informática, 2005.
Luis Damas.
Linguagem C (12ª edição).
FCA - Editora de Informática, 2005.
Método de ensino
O ensino consiste na exposição da matéria em aulas teóricas e na resolução de problemas em aulas práticas de laboratório.
Nas aulas teóricas, todos os conteúdos programáticos são apresentados utilizando exemplos práticos concretos.
Para a maturação dos conteúdos, é realizado um conjunto de exercícios nas aulas práticas onde os alunos desenham, analisam e implementam programas para problemas concretos, aplicando os conhecimentos adquiridos.
Os alunos vão sendo avaliados ao longo do semestre através do desenvolvimento de trabalhos práticos de pequena dimensão e de testes.
Método de avaliação
A avaliação do aluno é composta por uma componente teórico-prática e uma componente laboratorial realizadas ao longo do semestre.
A componente teórico-prática é composta por 2 provas individuais (2 testes escritos), e a componente laboratorial por 1 prova em grupo (trabalho prático).
Todas as provas de avaliação (testes, trabalhos e exame) são classificadas na escala de 0 a 20 valores.
Componente Laboratorial
Durante o período de aulas, os alunos devem realizar 1 trabalho prático (tp) com peso de 40% na nota final. O trabalho prático tp será realizado em grupo de 2 alunos. Este trabalho é composto por 2 fases (F1 e F2), com peso de 25% e 15%, respetivamente, na nota final da cadeira.
A nota da componente laboratorial (NCL) será atribuída segundo a seguinte fórmula:
NCL = 0.25 * F1 + 0.15 * F2.
Frequência
Para obter frequência na cadeira a nota da 1ª fase do trabalho deve ser superior ou igual a 9.5 valores em 20 valores.
Componente Teórico-Prática
Os alunos devem realizar 2 testes individuais (t1 e t2) no período de aulas, ou um exame (ex) na época de recurso.
Avaliação contínua: O teste t1 terá um peso de 15%, e o teste t2 terá um peso de 45% na nota final. A nota da componente teórico-prática (NCT) será atribuída segundo a seguinte fórmula:
NCT = 0.15 * t1 + 0.45 * t2.
Recurso: O exame ex terá um peso de 60% na nota final. Para realizar o exame de recurso, o aluno deve ter obtido frequência na cadeira. A nota da componente teórico-prática (NCT) será atribuída segundo a seguinte fórmula:
NCT = 0.6 * ex.
Nota Final de Avaliação
- A nota final (NF) será atribuída segundo a seguinte fórmula, arredondando à unidade:
NF =NCL + NCT.
Conteúdo
- Estruturação dum programa em tipos abstractos de dados.
- Método para análise e concepção da solução
- Definição e implementação de tipos abstractos de dados no domínio do problema
- Introdução à análise de algoritmos.
- Especificação formal de tipos de dados abstractos:
- Fila
- Pilha
- Sequência (Lista)
- Conjunto
- Dicionário
- Dicionário Ordenado
- Estudo das principais estruturas de dados, sempre acompanhado da análise da complexidade das primitivas suportadas, no melhor caso, no pior caso e no caso esperado.
- Vectores circulares.
- Listas simplesmente e duplamente ligadas.
- Tabelas de dispersão. Funções de dispersão. Dispersão aberta. Dispersão fechada.
- Árvores binárias. Árvores de pesquisa.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: